Buscar

AvaliandoAprendizado saúde mental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408107898)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O relacionamento terapêutico é uma tecnologia do cuidado necessária no desenvolvimento do atendimento por equipe multidisciplinar, sobretudo pela possibilidade de entendimento das experiências de vida do portador de sofrimento mental. Sobre esta temática, é possível afirmar, EXCETO:
		
	
	(D) O relacionamento terapêutico fornece a possibilidade para troca de experiências, saberes e saneamento de dúvidas relativas ao tratamento.
	
	a enfermeira deverá chamar o médico assistente para administrar medicação SOS
	 
	(C) O relacionamento terapêutico é um instrumento exclusivo de cuidado das necessidades psicossociais do portador de sofrimento mental.
	
	(A) Relacionamento terapêutico é um instrumento de ajuda e de entendimento do outro.
	
	(B) O relacionamento terapêutico deve propiciar o reconhecimento de limitações pessoais e potencialidades.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408108115)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em 1989 o Deputado Paulo Delgado apresentou o projeto de lei n°3.657/89, que propunha:
		
	 
	(C) A extinção progressiva dos manicômios, substituindo esses por recursos extra-hospitalares.
	
	(D) A pesquisa direcionada especificamente à psiquiatria, criando assim melhores condições de tratamento aos usuários.
	
	(E) Todas as anteriores estão incorretas.
	
	(A) E extinção imediata dos hospitais psiquiátricos, passando a responsabilidade para com os pacientes para suas famílias.
	
	(B) A criação de mais leitos dentro de hospitais para suprir as necessidades do recém criado SUS.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408108105)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a Entrevista Psiquiátrica (Anamnese), é indicado a avaliação de funções cognitivas, dentre os diversos critérios utilizados, assinale a alternativa correta:
		
	
	pegar um papel quadrado, dibrá-lo ao meio e escrever o nome com olhos fechados
	
	todas as alternativas estão corretas
	 
	orientação temporal e espacial
	
	redação de texto e memorização
	
	cálculo e leitura de texto
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408107875)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São registrados várias denuncias quanto a política brasileira de saúde mental em relação à política privatizante da assistência psiquiátrica por parte da previdência social, quanto às condições de atendimento psiquiátrico a população. Marque o ano certo em que se deu essa denuncia.
		
	
	1996
	
	1990
	
	1989
	 
	1970
	
	1982
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408108132)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A atenção à saúde mental no Brasil, desde a década de 80 do século XX, passou por importantes transformações em decorrência do processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da aprovação da Lei Federal n.º 10.216, de 06 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Com base nessa afirmação e considerando o portador de transtorno mental, analise as afirmativas abaixo. I - A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. II - A pessoa portadora de transtorno mental tem direito a ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela internação prolongada em hospitais psiquiátricos. III - O tratamento visa, como finalidade permanente e prioritária, apenas a cura do transtorno mental. IV - É assegurado como direito da pessoa portadora de transtorno mental ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis, visando a sua reinserção social. Estão corretas as afirmativas .
		
	
	[B] II e IV, apenas.
	 
	[D] I e IV, apenas
	
	Carbonato de Lítio e Fenobarbital
	
	[A] I, III e IV, apenas. .
	
	[C] I, II e III, apenas
	1a Questão (Ref.:201408107757)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O carbonato de lítio é uma medicação bastante utilizada no tratamento do transtorno afetivo bipolar (TAB). Porém, sua dosagem sérica terapêutica está muito próxima da dosagem tóxica. A dosagem sérica terapêutica do lítio é:
		
	 
	1,2 mEq/l;
	
	Transtorno bipolar.
	
	2,5 mEq/l;
	
	2,1 mEq/l.
	
	1,5 mEq/l;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408108066)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Enfermeiro ¿ 2014. Prefeitura Municipal de Nhandeara/RJ ¿ CONRIO. O projeto terapêutico singular, pode ser dividido em quatro momentos, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Definição das metas.
	 
	Centralização de responsabilidade no principal envolvido.
	
	Reavaliação.
	
	Construção
	
	Diagnóstico.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408107938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os distúrbios das funções psíquicas nos leva ao entendimento da formação das patologias psiquiátricas. Relacionado a este tema responda: A alucinação é um distúrbio qualitativo de qual função psíquica?
		
	
	Linguagem
	 
	Sensopercepção
	
	Consciência
	
	Orientação
	
	Pensamento
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408107758)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	São drogas utilizadas para o tratamento das psicoses agudas e crônicas, eficazes nos quadros de agitação psicomotora e na eliminação dos sintomas produtivos (delíros e alucinações). São drogas pertencentes ao grupo de medicamentos descritos acima com exceção de:
		
	
	Risperidona 2mg;
	 
	Fluxetina 20mg;
	 
	Haloperidal 5mg;
	
	Clorpromazina 25mg.
	
	Transtorno bipolar.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408107738)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os benzodiazepínicos exercem os efeitos ansiolíticos através da potencialização do neurotransmissor gaba. É indicado para: I. Distúrbio do sono II. Relaxamento neuroesquelético III. Distúrbios convulsivos
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Só as afirmativas I e III estão corretas
	 
	Só as afirmativas I e II estão corretas
	
	Só as afirmativas II e III estão corretas
	
1a Questão (Ref.:201408108125)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um cliente apresenta pensamentos/ideias que se impõem a ele, mesmo quando não quer e rituais repetitivos como forma de exorcizar as ideias. De acordo com as Diretrizes Diagnósticas da CID -10 (Classificação internacional das doenças), essa é uma das características clínica do transtorno:
		
	 
	Obsessivo compulsivo
	
	Dissociativo
	
	Doloroso somatomorfo persistente
	
	De somatização;
	
	Hipocondríaco
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408107905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O transtorno hiperativo também denominado Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), apresentam algumas características, que devem ser analisadas no contexto familiar/social/escolar. São características, exceto:
		
	
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	Falta de consulta podendo tornar isoladas socialmente e indisciplinares. Podem ter dificuldades com o transtorno da conduta.
	 
	Dificuldade em se manter atento (desatenção) devido humor rebaixado (depressão leve, moderada ).
	
	As meninas apresentam uma proporção maior de TDAH tipo desatento.
	
	Hiperatividade, desatenção e impulsividade é o núcleo da sintomatologia.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408107845)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O processo da desistitucionalização da reforma traz alguns dispositivo na assistência de saúde mental. Assinale V verdadeiro e F falsa. A sequencia correta é: 1 ( ) O programa de volta pra Casa 2.( ) Construção de hospitais psiquiátricos 3.( )Todos os Caps com exeção do Caps III 4.( ) As residências terapêuticas
		
	
	FVVF
	
	VFVF
	 
	VFFV
	
	FFFF
	
	VVVV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408107856)Pontos: 0,1  / 0,1  
	No disturbio de ansiedade é comum ocorrer:
		
	 
	Medo de morrer, sensação de sufocamento e taquicardia.
	
	Medo de morrer ,Embotamento emocional, anedonia .
	
	Medo de morrer, sensação de sufocamento,parestesia e desrealização.
	
	Embotamento emocional,anedonia,culpa e parestesia
	
	Dor muscular,cefaleia,palpitação e parestesia.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408107854)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Reforma Psiquiátrica trás um novo paradigma de atenção em saúde mental. Em relação a essa afirmação assinale a alternativa correta:
		
	 
	Consultórios na Rua, Unidades de Acolhimento (UAA e UAi) e CAPS III
	
	CAPS, Residência Terapêutica, Hospitais psiquiátricos
	
	CAPS II ,Hospitais Psiquiátricos e Ambulatórios e CAPS III
	
	CAPS II ,Hospitais Psiquiátricos e Ambulatórios.
	
	CAPS I, CAPSV, CAPSIII, CAPSAD
	O objetivo geral do Centro de Atenção Psicossocial é:
		
	
	Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, sem realizar o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico geral e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	 
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e comunitários
	
	Oferecer atendimento a população sem área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408107777)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, 23 anos, solteiro, estudante de direito, deu entrada no hospital psiquiátrico apresentando os seguintes sintomas: Ansioso, heteroagressivo, dizendo que seus vizinhos colocaram câmeras em seu quarto e estavam monitorando seu dia-a-dia. João agrediu um dos vizinhos pedindo que ele parasse de vigiá-lo. Tendo como base o exame psíquico, em relação ao conteúdo do pensamento, João apresenta um quadro de:
		
	
	Taquipsiquismo
	
	Ilusão;
	
	Alucinação;
	
	Logorreia.
	 
	Delírio;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408107769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com a Reforma psiquiátrica e o processo de reinserção da pessoa portadora de transtorno mental na vida familiar, a assistência de enfermagem domiciliar vem sendo cada vez mais utilizada. Com exceção de uma, essa assistência domiciliar de enfermagem em saúde mental visa à possibilidade de dar suporte a:
		
	
	Quaisquer destas drogas, uma vez que esta sintomatologia não é específica de nenhum tipo de droga
	
	Egressos de internação que, por problemas clínicos graves requeiram um suporte emocional, entendendo que a saúde mental é essencial em qualquer área de atendimento de enfermagem;
	 
	Pessoas que precisam ser rigorosamente controladas e vigiadas, a fim de que diminuam os riscos que elas representam para sociedade.
	
	Sujeitos em primeiro episódio psicopatológico, evitando a tradicional internação e possibilitando outra trajetória de vida a essas pessoas;
	
	Pessoas que em determinado momento necessitem de um acompanhamento mais sistemático, seja em situação de crise psicopatológica ou familiar;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408107938)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os distúrbios das funções psíquicas nos leva ao entendimento da formação das patologias psiquiátricas. Relacionado a este tema responda: A alucinação é um distúrbio qualitativo de qual função psíquica?
		
	
	Linguagem
	
	Consciência
	
	Orientação
	 
	Sensopercepção
	
	Pensamento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408107715)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Coloque (V) ou (F).
( ) Delírio é alteração do conteúdo do pensamento
( ) Anedonia é a incapacidade total ou parcial de obter e sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.
( ) Fobias são medos proporcionais e compatíveis com as possibilidades de perigo.
( ) Ilusão é alteração da linguagem.
( ) Alucinação são percepções verdadeiras que têm caráter de realidade para o paciente.
		
	 
	V,V,F,F,V
	
	F,F,V,V,F
	
	F,V,F,V,F
	
	V,F,V,F,V
	
	V,V,V,F,F

Continue navegando