Buscar

Atlas Hematológico

Prévia do material em texto

Atlas Hematológico
Hemácias
Normocítica
O termo "normocítica" indica que o glóbulo vermelho (hemácia) tem um tamanho normal.
Microcítica
São eritrócitos menores do que os normais, medindo de 4 a 6 micra de diâmetro. São em geral hipocrômicos
Macrocítica
É quando os eritrócitos têm o diâmetro aumentado, ou seja, células maiores que o normal.
Leucócitos
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias. Essas células são responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Neutrófilo
Os neutrófilos, são as células de defesa que estão em maior quantidade no sangue, são granulócitos polimorfo- nucleares e responsáveis pela fagocitose de bactérias e fungos. .
	
Eosinófilo
São os responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares, são granulócitos e possuem núcleo geralmente bilobulado e apresenta cromatina condensada.
Basófilo
São leucócitos cujos núcleos são volumosos, retorcidos e irregulares. São granulócitos, e atuam na liberação de histamina.
Monócito
Os monócitos apresentam um núcleo com uma forma semelhante a um rim. Têm a capacidade de migrar para os tecidos, por diapedese, e diferenciam-se em macrófagos. Os macrófagos são células fagocitárias de grandes dimensões que conseguem fagocitar dezenas de células através da emissão de filamentos decitoplasma.
.
Linfócito
São células que possuem um núcleo esférico que ocupa quase toda a célula. Os linfócitos podem ser de três tipos: linfócitos B, linfócitos T ou células NK (Natural Killer), ficando responsáveis por funções especificas no organismo.
Linfócitos B- Os linfócitos B amadurecem na medula óssea e são responsáveis pela produção de anticorpos.
Linfócitos T- Os linfócitos T maturam no timo, órgão do sistema imunitário situado atrás do externo. Estes linfócitos são responsáveis pela destruição de células infetadas por vírus, fungos e algumas bactérias.
Células Natural Killer- As células NK têm como principal objetivo detectar e destruir células tumorais e alguns micróbios. Estes linfócitos libertam enzimas para o interior das células afetadas, levando-as à apoptose celular, impedindo que se multipliquem.
O que causa
Neutrofilia 
É quando a quantidade de neutrófilos está alta no sangue.Muitas condições diferentes podem causar neutrofilia, desde variações normais que acontecem em certas épocas da vida do indivíduo até infecções, inflamações, sangra men-tos, alguns tipos de câncer e o uso de algumas medicações .
Neutropenia
É uma diminuição do número de neutrófilos sanguíneos. As causas da neutropenia estão relacionadas com defeitos na produção dos neutrófilos ou aumento da destruição dessas células, o que pode acontecer devido a problemas genéticos ou como consequência do uso de medicamentos, infecções, doenças, entre outras causas. 
Eosinofilia 
É o aumento da concentração de eosinófilos (valores superiores a 500 por microlitro de sangue).As causas mais comuns são doenças alérgicas ou atópicas (tipicamente respiratórias ou dermatológicas),infecções (típica men- te parasíticas) e certos tumores (he- ma tológicos ou sólidos, benignos ou malignos). 
Eosinopenia
É a designação dada à baixa concentração de eosinófilos (valores inferiores a 50 por microlitro), uma indicação de que a imunidade do indivíduo está comprometida. tem como principais causas o uso de medicamentos corticoides, estresse e processos inflamatórios ou infecciosos agudos.
Linfocitose
Forma de leucocitose em que ocorre grande aumento do número de linfócitos no sangue. Pode ser evidência de uma das seguintes condições:infeção (bacteriana, viral ou outra),cancro do sangue ou do sistema linfático , distúrbio autoimune que causa inflamação (crónica).As causas específicas incluem:Leucemia linfocítica aguda, Leucemia linfocítica crónica,Linfomas,Infeção por citomegalovírus (CMV) – vírus da mesma família do herpes,Mononucleose infeciosa (ou doença do beijo, é uma doença contagiosa muito prevalente e em geral benigna causada pelo vírus Epstein-Barr),HIV/SIDA,Gripe e outras infeções virais.
Linfopenia
é uma diminuição transitória ou per- manente da concentração de células sanguíneas linfocíticas no volume total de sangue circulante, inferior a 1000 em 1 μl. Causas como Fármacos (corticoides),Radioterapia,Infecções (SIDA. hepatite, tuberculose),Doenças autoimunes sistémicas (LES; Sjögren),Sarcoidose , Doenças linfopro liferativas,Doença renal
 Monocitose
É o aumento dos monócitos no sague, acima de 1000/mm3. As causas de são: Vários tipos de câncer (Leucemia, Mielodisplasia, Mieloma, Doença de Hodgkin; Doenças infecciosas (Tuber-culose, Endocardite, Salmonelose; Sífilis; Infecções fúngicas; Recuperação de infecções agudas; Varicela; Malária;Leishmaniose; Doenças gastro intestinais, entre outras.
 
Monocitopenia
Consiste numa redução significativa do número de monócitos presentes no sangue . Casos de infecções no sangue, tratamentos de quimioterapia e problemas na medula óssea, como anemia aplástica e leucemia. Além disso, casos de infecções na pele, uso de corticoides e infecção pelo HPV também podem causar diminuição do número de monócitos.
Basofilia 
Caracteriza-se pelo aumento do número de granulócitos basófilos presentes no sangue. Causas como: Reações alérgicas (asma; rinite); Sinusite crónica;Anemia hemolítica crónica; Varíola; Varicela; Doença de Hodgkin;Leucemia Mieloide Crônica.
Basopenia 
Consiste na diminuição do número de granulócitos basófilos presentes no sangue, como acontece em determinadas doenças endócrinas (síndrome de Cushing, hipertiroidismo) e também ao longo do tratamento com medicamentos antitiróideos e determinados anticoagulantes (heparina).

Continue navegando