Buscar

AD1 Informatica Instrumental cederj uerj pedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia UERJ/CEDERJ
Avaliação a Distância 2018/2
Aluna: Camila Cezario Cabral
Matricula: 18212080308
Disciplina: Informática Instrumental 
Mobile Learning: A tecnologia móvel na Educação
Mobile Learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem relativamente recente, que permite a alunos e professores criarem novos ambientes de aprendizagem à distância, utilizando para isso, dispositivos móveis com acesso à Internet.
A tecnologia móvel na Educação
M-Learning ou Mobile Learning não tem uma definição definitiva ou fechada, pois a mesma está dependente da evolução tecnológica e das aplicações educacionais (quer de acesso a conteúdos, quer de interação). De qualquer modo, pode-se definir genericamente m-Learning como sendo uma modalidade de e-Learning, em que a aprendizagem ocorre através de dispositivos electrónicos móveis, de fácil manuseamento (como smarphones e tablets, por exemplo). O principal objetivo desta modalidade é permitir o desenvolvimento de processos aprendizagem em qualquer lugar e em qualquer momento. 
O m-learning possibilita assim a utilização de tecnologias específicas no ensino, quer através do acesso a conteúdos de diversas naturezas, quer através do uso de ferramentas de comunicação e interação, tornando-se assim uma modalidade de ensino flexível e sempre disponível. 
Desde o inicio do século que se tem verificado a implementação de programas educacionais com dispositivos móveis, principalmente na Europa e nos Estados Unidos ou seja, tendo-se espalhado um pouco por todo o lado. O uso dos dispositivos móveis na educação tem vindo a consolidar enquanto campo de investigação, através dos muitos eventos científicos realizados em todo o mundo. 
Esta inclusão do mlearning tem acontecido em ambientes de aprendizagem com alunos de todos os graus de ensino, com o objetivo de apoiar os estudantes na aprendizagem nas mais versas áreas 
disciplinares. 
Em termos de evolução do mlearning podem ser consideradas três fases: 
1) centrada no dispositivo;
2) centrada na aprendizagem fora da sala de aula e
3) centrada na mobilidade do “aluno”. 
A primeira fase teve início a partir de meados da ultima década do século XX, ou seja, anos noventa, e caracterizou-se por se concentrar nos dispositivos, em particular nos PDAs, laptops e telemóveis, que podiam ser usados em contexto educativo para ensino e formação. Nesta primeira utilizou essencialmente as funcionalidades das tecnologias e dispositivos móveis. 
Na segunda fase do mlearning as ações e os desenvolvimentos tiveram como preocupação a aprendizagem fora da sala de aula. Uma das características e qualidades dos dispositivos móveis é a sua omnipresença, portabilidade e multifuncionalidade, por isso, são adequados em aulas de campo, em museus, atualização profissional e microaprendizagem, entre outras possibilidades. 
A terceira fase é caracterizada por centrar as suas ações na mobilidade do aluno, o design ou a apropriação de espaços de aprendizagem e sobre a aprendizagem informal e a aprendizagem ao longo da vida. Pachler,nesta fase, distingue três importantes qualidades, a aprendizagem real mista - mixed reality learning, o contexto especifico de aprendizagem - context-sensitive learning e a aprendizagem contextual e melhorada – “ambient learning” 
	Qualidade
	Descrição 
	Aprendizagem real mista - 
Mixed reality learning. 
	Permite ao aluno a construção de conteúdo e colocá-lo num contexto por intermédio de dispositivos móveis para que outros alunos possam aceder a ele e acrescentá-lo. 
	Aprendizagem sensível em função contexto - 
Context-sensitive learning. 
	é uma área de grande potencial por possibilitar aos alunos o envolvimento no meaning-making mediante práticas interactivas.
	Aprendizagem contextual e melhorada - 
Ambient learning. 
	Faz uso de dispositivos digitais para aumentar o ambiente e permitir a aprendizagem. Quer dizer que estes equipamentos são colocados no mundo real melhorando-o. As ferramentas tecnológicas são usadas para aumentar a actividade do utilizador no contexto. 
Relativamente à adoção de m-learning no ambiente educacional, mais formal, podem ser identificados diversos estudos, que referem um conjunto de pontos chaves a observar neste campo. Em primeiro lugar evidência-se alguma confusão acerca do conceito ou definição acerca de m-Learning, que ainda se encontra muito ligação às atividades de e-learning, mais enraizadas no ensino, onde a novidade se apresenta como possibilitar o acesso a primitivas de e-Learning via dispositivos móveis. Depois verifica-se que muitos dos alunos utilizam largamente os seus dispositivos móveis, num foro mais pessoal, para comunicar e registo de momentos das suas vidas particulares, não estando estas atividades diretamente ligadas ao ensino formal (ainda que possam contribuir para a aprendizagem não formal). A nível das instituições de ensino, as ofertas direcionadas para esta metodologia de ensino não são ainda em grande número. 
A utilização de aplicações, conteúdos e outras tecnologias móveis estão cada mais presentes nos ambientes de ensino, de forma transversal e em diversos graus de ensino. Em Portugal são conhecidos alguns exemplos de iniciativas que promoveram a utilização de dispositivos móveis e conteúdos educacionais (como a iniciativa, com apoio governamental, e-iniciativas, ou o projeto ManEEle: Manuais Escolares Electrónicos) e mesmo até suportaram o desenvolvimento de aplicações móveis específicas, como o Pojeto Uni<Com, promovido pela rede Universia junto das Universidades.
No entanto, a utilização de tecnologia móvel no ensino não está tão generalizada, como se poderia pensar, quando se observa a diversidade e quantidade de dispositivos que os alunos dispõem.
São também referidas questões que se constituem como barreiras para a utilização de m-Learning no ensino, como a literacia digital quer dos alunos quer dos professores, a falta de políticas institucionais que permitam aplicar esta metodologia de ensino a par de outras utilizadas, limitações tecnológicas das instituições, dificuldades na produção de conteúdos específicos para esta modalidade, falta de ofertas externas (mesmo comerciais) direcionadas para os diversos campos do saber, falta de oferta formativa específica e alguma resistência pessoal por parte de alguns membros das comunidades académicas.
No entanto, para além destas barreiras, são também enumerados alguns resultados positivos quanto à utilização de m-Learning em ambientes de ensino, em particular, um número crescente de alunos está a utilizar tecnologias móveis para suporte ao estudo, pode ser um fator motivante para o estudo levando a obtenção de melhores resultados académicos, promove um contato maior e mais constante entre matérias, colegas e professores, permite o estudo deslocalizado (em qualquer lugar), etc. Estes resultados são obtidos também em consequência das potencialidades reconhecidas desta metodologia. 
A segurança da informação passou a ser um item decisivo para os negócios de uma organização. Acontecimentos recentes envolvendo ataques a diversos sistemas e sites só mostrou o quão preocupantes esses ataques podem ser. O sucesso de muitas empresas dependem de seus sistemas de informação, neles podem ser armazenadas informações confidenciais, dados de seus clientes e muitos sistemas devem estar disponíveis vinte e quatro horas por dia, sendo que uma parada de minutos pode comprometer uma empresa inteira. O objetivo desse projeto é realizar um ataque do tipo port scanning em um servidor com o moodle instalado e configurado e verificar quais portas estão abertas e utilizando o NESSUS verificar quais vulnerabilidades o sistema MOODLE possui em sua configuração padrão.
Referências:
	https://www.edools.com/mobile-learning/
	https://pt.wikipedia.org/wiki/M-learning
	http://www.fatecbauru.edu.br/mtg/source/T%C3%A9cnicas%20de%20seguran%C3%A7a%20em%20ambientes%20virtuais%20de%20aprendizagem.pdf
http://www.rightoninteractive.com/solutions/what-is-m-learning/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando