Buscar

Prova Química Atmosférica

Prévia do material em texto

Ao final de cada questão colocar as referências utilizadas.
1 – Como a taxa de emissão do CO2 por um país depende de sua população, da sua intensidade de carbono e PIB.
As principais causas do aquecimento terrestre ocorrem com relação á utilização de combustíveis fósseis, o que amplia o efeito estufa. As emissões de dióxido de carbono são estimadas de acordo com a emissão de poluentes provenientes do crescimento econômico e populacional esperado, e das intensidades energética de emissão de dióxido de carbono para cada país, portanto quanto maior o numero da população, maior será o consumo, e consequentemente maior será a exploração de combustíveis fósseis, e consecutivamente maiores serão as emissões de dióxido de carbono. 
Fonte: SANTIN, M. F. C. de L; ALVIM, A. M. IMPACTO DO CRESCIMENTO ECONÔMICO SOBRE O
AQUECIMENTO TERRESTRE: A CONTRIBUÍÇÃO DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, PUC-RS, Porto Alegre, 2007. Disponível em: http://www3.pucrs.br/pucrs/ppgfiles/files/faceppg/ppge/texto_1.pdf
2 – O que significa o termo sequestro de carbono?
E a forma de expressar a retirada de gás carbônico da atmosfera, este e executado naturalmente pela fotossíntese das árvores e das algas marinhas, as quais retiram gás carbônico do ambiente e devolvem gás oxigênio. 
 Fonte: http://www.ibflorestas.org.br/sequestro-de-carbono.html 
3 – Explique a diferença entre as técnicas “oceano ácido” e “oceano neutro” de armazenamento de CO2 nos oceanos.
O CO2 presente na atmosfera passa a se dissolver nas águas, aumentando seu pH, por isso denominado oceano ácido isso porque o CO2 absorvido pela água gera o ácido carbônico, 
http://quimicaeciencias.blogspot.com.br/2009/06/noticiasoceanos-acidos-nova-ameaca.html
4 – Explique por que se espera que os níveis de do mar aumentem com o aumento da temperatura global do ar?
Com o aumento da temperatura há um aumento na velocidade de derretimento do gelo, nos polos norte e sul, consecutivamente a água derretida (gelo/liquido), sai de sua forma sólida e passa para a forma líquida, ocupando maior espaço e ocasionando o aumento do nível dos oceanos, estes por sua vez começam a avançar em direção aos lugares mais baixos (próximos ou abaixo do nível do mar), invadindo matas e cidades.
5 – O que é Protocolo de Kyoto? Qual gás possui limitações de suas emissões sob esse protocolo? O acordo de Kyoto parou o aquecimento global?
E um tratado internacional assinado pelos países desenvolvidos, onde os mesmos afirmam diminuir a emissão dos gases causadores do efeito estufa, principalmente CO2. No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias. A emissão destes poluentes deve ocorrer em vários setores econômicos e ambientais. Os países devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo: aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar); proteção de florestas e outras áreas verdes; otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;
diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico, definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes). Os especialistas em clima e meio ambiente, esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano poderá evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro. Não, apenas diminui a emissão dos gases causadores do efeito estufa em alguns países, pois não foram todos que assinaram o protocolo.
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_240164.shtml
http://www.greenpeace.org.br/clima/pdf/protocolo_kyoto.pdf
6 – O que é imposto de carbono, e quais são os argumentos a seu favor? Por que você acha que muitas pessoas são contrárias a esse imposto?
Cada empresa possui uma cota de emissão de CO2, quando uma empresa atinge sua cota mensal e necessita continuar produzindo (gerando CO2), ela precisa adquirir (comprar), creditos de carbono, ou seja, a empresa e cobrada pela quantidade de CO2 gerada a mais do que sua cota permitida, depois converte-o em um imposto sobre eletricidade, gás natural ou petróleo. Porque o imposto encarece o uso de combustíveis sujos, ele encoraja serviços públicos, empresas e indivíduos a reduzir o consumo e aumentar a eficiência de energia. O imposto de carbono torna a energia alternativa mais competitiva quanto ao custo em relação aos combustíveis poluentes e mais baratos como o carvão, gás natural e petróleo. O principio se baseia na externalidades negativas, são custos que não se pagam. Quando serviços públicos, empresas e indivíduos consomem combustíveis fósseis, eles criam poluição que tem um custo para a sociedade: todos sofrem com os efeitos da poluição. 
Defensores de um imposto de carbono acreditam que o preço dos combustíveis fósseis deve ser contabilizado nesses custos sociais, colocado de forma simples: se você está poluindo em detrimento de todas as outras pessoas, você deve pagar por isso. 
 O dinheiro arrecadado pelo imposto poderia ajudar a subsidiar programas ambientais ou pode ser emitido como desconto. Muitos fãs do imposto de carbono acreditam na transferência progressiva de imposto. Isso significa que parte da carga tributária seria transferida do imposto de renda federal e imposto de venda estadual.
O preço do carbono sob os esquemas de limitar e negociar pode flutuar com as mudanças da economia e do clima. Isso porque os esquemas de limitação e negociação estabelecem um limite definido sobre as emissões, não um preço definido sobre o carbono. O imposto de carbono é estável. Os negócios e serviços públicos saberiam o preço do carbono e onde ele custa mais. Então, eles poderiam investir em energia alternativa e na maior eficiência de energia com base nesse conhecimento. Determinados poluentes teriam um maior preço para sua emissão, o que é prejudicial para o estado a sua utilização em grande escala, acarretando prejuízo. 
Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/carbono-imposto2.htm acessado em 27/11/2014 ás 21:30.
6 – Liste quatro (4) sinais importantes, outros que não o aumento da temperatura média do ar, de que o aquecimento global está acontecendo.
Derretimento das geleiras árticas, e polares, e consecutivamente elevação nos níveis do mar, morte de recifes de corais ocasionado pelo aumento do pH da água dos oceanos, desertificação, tempestades mais intensas, ondas de calor.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/confira-os-10-sinais-de-alerta-do-aquecimento-global,9408cb535a8ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html acessado em 17/10/2014, ás 21:53.
7 – O vapor de água é um gás estufa? Em caso afirmativo, por que ele não está usualmente presente na lista de tais substâncias?
Sim, mas a razão é porque o vapor de água por si só não aumenta a temperatura – ele apenas amplia o aquecimento que já está ocorrendo, ou seja, ele sozinho não é capaz de gerar o efeito estufa, mas combinado com os outros gases, contribui para o aquecimento, não esta presente na lista das substâncias causadoras porque permanece por um curto período na atmosfera e age aprisionando calor. Enquanto o CO2 e os demais gases causadores do efeito estufa podem permanecer na atmosfera durante séculos, o vapor de água só dura por alguns dias antes de se precipitar sob a forma de chuva.
Fonte: http://sustentabilidade.allianz.com.br/clima/ciencia/?626/A-verdade-sobre-o-vapor-de-agua-e-o-aquecimento-global acessado em 17/10/2014, ás 21:59.
8 – Defina o termo energia renovávele liste várias de suas formas. Qual forma está crescendo mais rapidamente?
Fonte natural de energia, que possuem capacidade de regeneração, ou seja, é um conjunto de fontes que podem ser chamadas de não-convencionais, ou seja, aquelas não baseadas nos combustíveis fósseis e grandes hidroelétricas. Devem ser utilizadas com alternativas na produção de energia e calor, no Brasil a energia solar vem crescendo principalmente no nordeste e na Bahia locais com maior incidência de sol, as placas fotovoltaicas vêm necessitado cada dia menos investimento para implementação, o que viabiliza a sua utilização pela maioria da população. Programas governamentais também veem utilizando painéis solares para levar energia elétrica a famílias nordestinas através do programa luz para todos.
São exemplos de energias renováveis: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
Fonte: http://www.ieham.org/html/docs/Conceitos_Energias_renov%C3%A1veis.pdf acessado em 27/11/2014 as 20:00. 
9 – 
a) Cite quatro (4) problemas ambientais/sociais associados com a expansão de energia hidrelétrica.
Destruição de grande área florestal na criação das barragens, causando a destruição da fauna e flora da região, Redução das áreas de florestas, assoreamento do leito dos rios, desmoronamento de barreiras, extinção de algumas espécies de peixes, deslocamento da população ribeirinha.
Fonte: http://www.estudopratico.com.br/energia-hidreletrica-vantagens-e-desvantagens/ acessado em 27/11/2014 ás 15:50. 
b) Liste quatro (4) prós e contras da energia eólica.
Contras: Alto custo, pouca energia produzida, a intermitência, nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária, tornando difícil a integração da sua produção no programa de exploração; Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroeléctrica.
Provoca um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor, a instalação dos parques eólicos, gera uma grande modificação da paisagem; Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração;
Impacto sonoro: o som do vento bate nas pás produzindo um ruído constante (43dB(A)). As habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância.
Prós: Não há geração de resíduos, fonte de energia inesgotável, excelente rentabilidade de investimento, aproveitamento do terreno para a agricultura, só necessita revisão a cada 6 meses.
Fonte: http://www.portal-energia.com/vantagens-desvantagens-da-energia-eolica/#ixzz3KO320OVB acessado em 27/08/2014 ás 16:00.
c) Liste quatro (4) vantagens e quatro desvantagens da energia solar.
Vantagens: não há geração de resíduos, fonte de energia inesgotável, pouca manutenção, geração de energia até mesmo em lugares mais remotos, implementação economicamente viável. 
Desvantagens: Rendimento de apenas 25% dos painéis, armazenamento com pouca eficiência, variação de geração de energia (chuva, noite), lugares com altitude elevada há grande decaimento de produção durante o inverno.
Fonte: http://www.portal-energia.com/vantagens-e-desvantagens-da-energia-solar/ Acessado em 27/11/2014, ás 16:30. 
�
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA
TRABALHO DE QUÍMICA AMBIENTAL - 4º ANO
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA 
PROF.: LUTÉCIA HIERA DA CRUZ 
ACADÊMICO(A):					 DATA: 17 / 10 / 2014

Continue navegando