Buscar

Exercícios - Fisiologia Humana - Células

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703381786)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma cirurgia do tipo cesárea, o médico indicou uma anestesia raquidiana. Nesse tipo de anestesia, o anestésico é introduzido por meio de uma agulha no espaço entre as vértebras lombares L2-L3, L3-L4 ou L4-L5. Nesses espaços, há a presença de um líquido, chamado líquido cefalorraquidiano ou líquor, cuja a sua produção é feita:
		
	
	Pelas células de Schwan
	 
	Pelas células ependimárias
	
	Pelos oligodendrócitos
	
	Pelos astrócitos
	
	Pelas micróglias
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703180085)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um artigo publicado em dezembro de 2015 na revista ¿Cell Metabolism¿, revelou que uma proteína recém-descoberta, a amilina, atua no controle da fome no Sistema Nervoso Central (SNC), de maneira sinérgica a ação do hormônio Leptina, provocando sensação de saciedade. As novas descobertas publicadas neste trabalho ampliam o entendimento sobre o controle neurológico da fome e saciedade e possibilitam o desenvolvimento de estratégias farmacológicas e fisiológicas para o controle da obesidade. Sabemos que o controle da fome está intrinsicamente associado à disponibilidade fisiológica de nutrientes, um parâmetro central de Homeostase. Com base nisso, escolha a alternativa que representa a região do SNC que tem papel como principal centro de controle de Homeostase.
		
	
	Cerebelo
	
	Tálamo
	 
	Hipotálamo
	
	Telencéfalo
	
	Tronco Encefálico
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703467004)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	
A partir das discussões realizadas em sala acerca dos tipos de sinapses ilustrados na imagem acima, assinale a ÚNICA que descreve corretamente as características respectivas a cada uma delas.  Observe que essas características estão separadas por barras (/).
		
	
	Os mediadores químicos são englobados por meio dos canais iônicos controlados por voltagem, digeridos e exorcitados na fenda sináptica/A solução eletrolítica sofre difusão simples entre as membranas pré e pós-sinápticas
	
	Os íons diluídos em solução atravessam a fenda sináptica em direção à membrana pós-sináptica com auxílio das proteínas transmembranas/É necessário ocorrer a despolarização da membrana pré-sináptica de modo a fusionar a vesícula que armazena os mediadores químicos em direção à membrana pós-sináptica
	 
	Mediadores são sintetizados pela rota secretória da célula, portanto, sua liberação demora para ser efetivada/Passagem de solução eletrolítica, que atua como mediador ocorre por meio de proteínas canal que interligam citoplasmas das células pré para a pós-sináptica
	
	Ambas ocorrem na dependência da estimulação ambiental para fusionar suas respectivas vesículas à membrana pré-sináptica, para enfim liberar os mediadores na fenda sináptica
	
	Os íons usados como mediadores são encontrados dentro das vesículas que se fusionam na membrana pós-sináptica até que sejam liberados para a membrana pré-sináptica/Os compostos químicos atravessam a fenda sináptica por meio da difusão facilitada realizada por proteínas carreadoras
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702986535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabendo-se que as células gliais apresentam diferentes funções no Sistema Nervoso, marque a opção que corresponde ao tipo de glia que é responsável pela formação da barreira hematoencefálica no SNC.
		
	
	Macrófagos
	 
	Astrócitos
	
	Micróglia
	
	Oligodendrócitos
	
	Células de Schwan
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703046045)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O potencial de ação (PA) é caracterizado como um evento elétrico que ocorre em células excitáveis. Este processo desencadeia uma inversão na variação do potencial de membrana da célula. Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o PA, como, por exemplo, os neurônios, as células musculares e células secretoras. O Potencial de Ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, Repolarização e Repouso. Marque a resposta abaixo que caracteriza a Etapa de Repouso:
 
		
	
	É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita despolarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana negativo que está presente.
	
	É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita repolarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana positivo que está presente.
	 
	 É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita como polarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana negativo que está presente.
	
	É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita polarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana positivo que está presente.
	
	É o potencial de membrana em repouso antes que ocorra o potencial de ação. A membrana é dita despolarizada durante essa etapa, devido ao grande potencial de membrana positivo que está presente.

Continue navegando

Outros materiais