Buscar

atividade aula 1

Prévia do material em texto

At 1 LA 2018-2
Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Obrigatoriamente antes de elaborar suas atividades leia critérios avaliativos para elaborar textos I e II.
1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado “História da Linguística 1” .Se necessário vá `a rede também e pesquise .
 A História da Linguística é a parte do conhecimento mais fortemente debatida no mundo acadêmico, ocupa em estudar as características responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.
 Existem divisões para obter o melhor estudo linguístico como: Linguística Descritiva que é a fala de uma língua ; Linguística Histórica que analisa as mudanças que a língua sofre através do tempo; Linguística Teórica onde estuda como as pessoas usam suas línguas e conseguem se comunicar, quais habilidades precisa ter para essas comunicações ocorrendo de maneira correta; Linguística Aplicada utiliza de conhecimentos para solucionar problemas como ensino correto das línguas e traduções e a Linguística Geral onde engloba as áreas e fornece modelos e conceitos no qual fundamenta a análise das linguagens.
Referencias:
História da Linguística. Disponível em : www.wikepedia.org
Revistauox.paginas.ufsc.br 
 
2- Leia atentamente ao texto em Arquivos “SAUSSURE, OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO SÉCULO XX E A LINGUÍSTICA APLICADA”, e, explique, na citação que segue , o que é a linguagem como prática social .
Máximo 10 linhas. 
“Para a Linguística Aplicada o objeto de investigação é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem de língua materna ou estrangeira, seja em qualquer outro contexto onde surjam questões relevantes sobre o uso da linguagem (MENEZES, 2008).”
Linguagem como Pratica Social.
 Acredita-se que é de total importância a compreensão da linguagem como pratica social. As realizações linguísticas que acontecem no nosso cotidiano construídas por meio de processos que acontecem no nosso cotidiano construídas por meio de socio interacionais, nossa competência na língua se modifica conforme os ciclos de convivência que criamos ao longo da nossa vida.
 Sendo assim a linguagem ocorre desde cedo, ocorrendo o contato da criança com a linguagem, iniciando através dos balbucios repetidas vezes e com estímulos obtidos no seio familiar. Esses estímulos são aprimorados pela criança para se comunicar e se fazer entender por todos que a cercam , ocorrendo assim a linguagem através da fala, conforme as palavras que se absorve ao escutar.
 Referencias.
Revista e educação, linguagem e literatura: www.online.unesc.br
 3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado : “ O preconceito linguístico” ,elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor , que trabalha com alfabetização , em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo ,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.
 Entende-se como preconceito linguístico determinadas variedades, sendo uma atitude prévia que assumimos diante de uma pessoa ou de um grupo social, resultando na comparação endivida entre modelo idealizado de língua que se apresenta nas gramáticas normativas e nos modos de falar das pessoas que vivem em sociedade.
 Mas a principal fonte de preconceito linguístico, no Brasil, está na comparação que as pessoas da classe média urbana fazem no seu modo de falar. A instituição escolar tem sido há séculos a principal agência de manutenção e difusão do preconceito e de outras formas de descriminação, uma formação docente adequada, é um passo importante na crítica e na desconstrução desse círculo vicioso.
Referencia:
www.ceale.fae.ufmg.br
4)- Assista ao vídeo : “Introdução aos estudos linguísticos” , faça mais pesquisa , além do vídeo e então explique em um texto com no máximo dez linhas :
a- O que são os níveis de fala? Como atuam no processo comunicativo? De dois exemplos de níveis de fala? 
b- O que vem a ser significante e significado que compõem o signo ? Em que medida eles fazem parte do nosso dia a dia?
Não faça parágrafos com menos de 4linhas! Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Níveis de Fala:
 É a forma como um indivíduo se comunica de maneira oral, fazendo uso da linguagem verbal. É bastante comum que ela seja afetada por costumes locais, vícios de linguagem relacionados ao ambiente que a pessoa frequenta e as pessoas ao seu redor, ao tipo de linguagem que estas usam para se comunicar. 
 A fala é dividida em dois níveis: a coloquial- popular é a fala utilizada no nosso dia a dia sendo espontâneo , mais prático e sem obrigação gramaticais . E a outra é Nível forma- culto onde a fala é utilizada em situações formais , como uma conversa mais cuidadosa obedecendo as regras gramaticais.
Significante e significados:
Tudo aquilo existente no nosso dia a dia é um signo “ tudo o que falamos tem uma representação” (SACARBI,2018). Para um melhor entendimento Significante é a parte física da palavra e não se altera a forma de escrever na língua e o Significado é transmitido pelos significados, no qual pode ser alterado a forma de entendimento.
Referencias: 
https://www.estudopratico.com.br/linguagem-lingua-e-fala-o-que-sao-e-suas-diferencas.
 SCARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo . Introdução aos estudos linguísticos.
Dourados: UNIGRAN, 2018. Disponível em : http:/plataformamaed.unigran.br/app/vídeos.
Acesso em 08 setembro 2018.

Continue navegando