A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Saiba a velocidade de Internet adequada para assistir Netflix HD e 4K

Pré-visualização | Página 1 de 1

Saiba a velocidade de Internet adequada para assistir Netflix HD e 4K
Recomendações de velocidade da conexão à Internet
0,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga necessária
1,5 megabits por segundo – Velocidade de conexão de banda larga recomendada
3,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade SD
5,0 megabits por segundo – Recomendada para qualidade HD
25 Megabits por segundo – Recomendada para qualidade Ultra HD
A Netflix oferece três tipos de planos que oferecem diferentes resoluções de imagem para os usuários. O mais básico tem filmes e séries com a qualidade SD. O pacote padrão, por sua vez, disponibiliza as mídias em alta definição, HD, e para quem deseja a máxima qualidade, o plano premium permite assistir os filmes em Ultra HD (4K). No entanto, para executar o streaming, o usuário precisa ter uma conexão recomendada de Internet, que exige mais velocidade conforme a qualidade do vídeo. Quer saber como isso funciona? Então confira essas dicas.
Netflix não carrega? Saiba o que pode ser
Descubra qual é a velocidade de internet para cada qualidade de filme na Netflix 
Para assistir a Netflix é recomendada pelo serviço uma velocidade de conexão banda larga de 1,5 Mbps. No entanto, cada formato de vídeo exige mais ou menos da Internet. Ou seja, os vídeos em SD consomem menos do que as mídias em Ultra HD ou HD, por exemplo. Além disso é possível ajustar o consumo de dados como automático, baixo (gasto de até 0,3 GB por hora), médio (gasto de até 0,7 GB por hora) ou alto (gastos diferentes pada HD ou 4K).
Qualidade SD
No Brasil, o plano mais simples para assinantes da Netflix é o “Básico”. Nele os usuários assistem seus filmes e séries com qualidade SD (480p), ou seja, menor do que HD (720p). 
A velocidade de conexão recomendada para rodar esses vídeos, de forma fluida, é de 3 Mbps (megabits por segundo). Quem quer economizar e já tem um pacote de Internet mais básico em casa, esse plano é uma boa opção.
Plano mais básico do Netflix tem vídeos em SD 
Qualidade HD
Já os vídeos em HD (720p) exigem maior largura de banda com conexão recomendada de 5 Mbps (megabits por segundo). 
Vale lembrar que o usuário precisa ativar o “Modo HD” com qualidade superior nas configurações do streaming para deixar os filmes disponíveis em alta definição. Dessa forma, o consumo de dados será de 3 GB por hora no HD e é importante conferir se seu plano não tem limitações, como acontece nos pacotes de Internet móvel.
Consumo de dados de internet e exigência de velocidade mudam conforme a resolução do vídeo do Netflix 
No “modo automático”, a Netflix regula automaticamente a qualidade do vídeo, conforme a velocidade de Internet e, consequentemente, reduz ou aumenta o gasto de dados. Essa opção é indicada para os usuários que tenham uma TV com qualidade de tela HD ou superior, e que contratem um plano deInternet intermediário.
Qualidade Ultra HD
Permite habilitar a resolução UHD 4K – Ultra HD  (2160p) em suas mídias. Com essa qualidade avançada de imagem, a velocidade de conexão recomendada também é exigente, com seus 25 Mbps (megabits por segundo). Vale lembrar que para rodar filmes e séries em Ultra HD é necessário ter uma TV compatível e que ofereça resolução de tela 4K, que tem qualidade maior do que a Full HD (1080p).
Netflix oferece vídeos em Ultra HD 
Para garantir a maior resolução possível, ative como “Alto” o uso de dados nas configurações de reprodução da Netflix. Com isso, o consumo de dados de internet será de 7 GB por hora no Ultra HD. 
Para encontrar os filmes com essa qualidade superior, basta fazer uma busca pelos termos “4K” ou “UHD”. Essa opção é recomendado para usuários que se disponham a gastar mais com um plano de internet com maior largura de banda e que sejam mais exigentes com qualidade de imagem. 
Vale lembrar que o catálogo de vídeos em 4K ainda é limitado no Brasil.
Teste sua conexão
Para ajudar os internautas que estão em dúvida sobre a velocidade de internet, a Netflix oferece o velocímetro online “Fast”, que é gratuito. Simples de usar, não precisa fazer download e mostra o resultado em “Mbps”, para comparar com o mínimo recomendado pelo serviço de streaming.
Velocímetro Fast do Netflix ajuda usuários a medir a velocidade da internet.
Diferença de Internet Wi-Fi e via cabo
É importante destacar que há diferença na velocidade de Internet transmitida via cabo (Ethernet) plugado diretamente no aparelho ou o uso de rede sem fio Wi-Fi. Isso porque a conexão wireless “divide” a Internet com diferentes dispositivos e pode reduzir um pouco a velocidade total, dependendo do modelo e potência do roteador, por exemplo. Vale lembrar que as velocidades recomendadas de Internet na Netflix se referem à conexão de Internet estável.
Então, caso queira ver filmes na qualidade máxima (4K) , por exemplo, o ideal é que tenha um pacote de dados bem superior à velocidade recomendada (25 Mbps) se for usar a TV conectada no Wi-Fi, ou optar pelo cabo ethernet (mais estável), para garantir que os vídeos rodem sem travamentos. Veja mais informações sobre internet Wi-Fi ou via cabo neste tutorial.
Via Netflix

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.