Buscar

Resenha ambiente e reproduc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Laboratório de Biologia e Embriologia Reprodutiva – LEBR (UFBA)
Strategies, patterns and environmental cues for reproduction in two temperate haliclonid sponges
D.A. Abdo, J. Fromont, J. I. McDonald
Resenha
O autor realizou o estudo de duas esponjas com o mesmo gênero de cores diferentes: marrom e verde, comparando alguns fatores ambientais citados durante a escrita com a reprodução delas. Alguns tipos de reprodução das esponjas foram citados, como assexuada (fragmentação), formação de gametas, reprodução sexual (viviparidade), oviparidade, gonocorismo e hermafroditismo. Para relacionar a reprodução com o ambiente foram realizados alguns testes estatísticos (análise de regressão), bem como site de internet para a coleta do fotoperíodo e o teste do ANOVA. 
A green Haliclona foi vivípara, sendo encontrado larvas e ocos, durante o estudo. Houve oogênese e embriogênese constantemente. Em brown Haliclona a oogêmese foi encontrada em todo o mesoílo. A comparação de produção de descendentes (RO) não foi diferente durates o período de estudo (das duas espécies).Em green Haliclona as esponjas macho e fêmeas obtiveram uma relação significante entre o tamanho da esponja e a produção de descendentes. Não houve relação significante entre a reprodução dos indivíduos (estudados) se reproduzindo e o fotoperíodo calculado. 
Ainda assim, conforme o autor a viviparidade é provavelmente vantajosa para a produção do desenvolvimento larval, provavelmente por conta do indivíduo obter proteção dentro do corpo da esponja, antes de ser lançado ao mar. Durante a discussão, o autor relatou que os fatores ambientais podem estar influenciando a fisiologia do indivíduo, sendo assim, a espécie provavelmente se reproduz de forma exógena. Com isso, para que ocorra a comprovação de tais hipóteses, sugere-se que sejam realizadas investigações para compreender a dominância de cada população de espécie de esponjas.