Buscar

Avaliação Parcial - ECA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201610366162)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
		
	
	O conceito de família extensa não abrange a figura da madrasta ou do padrasto.
	
	A doutrina da situação irregular vigorou no ordenamento pátrio até a promulgação do ECA.
	
	Em face da aprovação do novo Código Civil, segundo o qual a maioridade civil é obtida aos dezoito anos de idade, não se aplica mais, no ordenamento brasileiro, a denominação jovem adulto, presente no ECA, sendo considerada criança a pessoa com até catorze anos de idade e adolescente, a que tenha entre quinze e dezoito anos de idade.
	 
	O direito à liberdade conferido à criança e ao adolescente pelo ECA compreende o de buscar refúgio, sendo a eles garantido o acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária; crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos quando acompanhadas dos pais ou responsáveis.
	
	É assegurado à gestante, por meio do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré-natal, devendo a parturiente ser obrigatoriamente atendida pelo médico que a tenha acompanhado durante o período pré-natal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608041685)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
		
	
	do peculiar desenvolvimento.
	
	da cidadania.
	 
	da prioridade absoluta.
	
	da municipalização.
	
	do bem comum.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607645651)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o direito fundamental à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA: I - O ECA visa proteger a vida e a saúde da criança desde antes do seu nascimento assegurando à gestante o atendimento pré-natal. II - A Lei concedeu à gestante, a assistência psicológica nos períodos pré e pós-natal, como forma de prevenir ou minorar as conseqüências do estado puerperal. III - Inexiste a previsão legal de assistência psicológica para gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção.
		
	
	Está correta somente a alternativa I.
	
	Estão corretas as alternativas I e III.
	
	Está correta somente a alternativa III.
	
	Estão corretas as alternativas I, II e III.
	 
	Estão corretas as alternativas I e II.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608541454)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando as disposições do ECA acerca do direito à saúde, assinale a assertiva que contém direito expressamente previsto no Estatuto: I - assistência psicológica à gestante nos períodos pré e pós-natal, como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal II - assistência psicológica às gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção III - direito ao aleitamento materno, inclusive para mães detentas Está correto o que se afirma:
		
	 
	em todas as assertivas
	
	Apenas nas assertivas I e III
	
	Apenas nas assertivas II e III
	
	em nenhuma das assertivas
	
	apenas nas assertivas I e II
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607590253)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Célio e Joana, ambos com 37 anos de idade e casados desde 2001, adotaram Josimar, com 17 anos de idade, após regular procedimento perante a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande ¿ PB. A sentença judicial que constituiu o vínculo de adoção foi proferida em dezembro de 2007 e imediatamente inscrita no Cartório de Registro Civil. Considerando a situação hipotética acima apresentada e a Lei n.º 8.069/1990 ¿ Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção correta quanto a adoção. (FUNDAC/PB 2008).
		
	
	Na certidão de nascimento de Josimar, constarão os nomes de Célio e Joana como pais adotantes e dos pais biológicos, para resguardar futura revogação da adoção.
	
	O falecimento de Célio e Joana restabelecerá o poder familiar aos pais naturais de Josimar, o que ocorrerá com o encaminhamento da certidão de óbito dos pais adotantes ao Cartório de Registro Civil.
	
	O processo de adoção é nulo em razão da diferença de idade entre adotantes e adotado.
	
	Josimar, mesmo após a adoção, terá direitos sucessórios em relação ao seus pais biológicos.
	 
	Em razão de sua idade, é necessário o consentimento de Josimar no processo de adoção.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608541424)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca da colocação da criança ou do adolescente em família substituta na modalidade adoção, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A natureza da sentença que defere a adoção é declaratória
	
	A guarda rompe definitivamente o poder familiar
	 
	A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa.
	
	A tutela atribui a condição de filho ao tutelado, em igualdade de direitos e de obrigações
	
	A tutela possui a mesma natureza da guarda. Ambas rompem o poder familiar
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607555537)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	FCC - 2012 - TJ-GO - Juiz - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe, para crianças e adolescentes, de forma expressa,
		
	
	a venda de tinta em spray aerossol de difícil remoção.
	
	o consumo reiterado de bebidas alcoólicas.
	
	a venda de fogos de artifício de qualquer natureza.
	 
	a venda de bilhetes lotéricos e equivalentes.
	
	a venda de videogames de conteúdo ofensivo aos costumes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608541436)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Washington, adolescente com 14 (quatorze) anos, movido pelo desejo de ajudar seus genitores no sustento do núcleo familiar pobre, pretende iniciar atividade laborativa como ensacador de compras na pequena mercearia Tudo Tem, que funciona 24h, localizada em sua comunidade. Recentemente, esta foi pacificada pelas Forças de Segurança Nacional. Tendo como substrato a tutela do Estatuto da Criança e do Adolescente no tocante ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a alternativa correta.
		
	
	Washington poderá ser contratado como ensacador de compras, mesmo não sendo tal atividade de aprendizagem, pois, como já possui 14 (quatorze) anos, tem discernimento suficiente para firmar o contrato de trabalho e, assim, prestar auxílio material aos seus pais, adotando a louvável atitude de preferir o trabalho às ruas.
	
	Como a comunidade onde reside Washington foi pacificada pelas forças de paz, não há falar em local perigoso ou insalubre para o menor; assim, poderá o adolescente exercer a carga horária laborativa no período das 22h às 24h, sem qualquer restrição legal, desde que procure outra atividade laborativa que seja de formação técnico-profissional.
	
	Na condição de aprendiz, não é necessário que o adolescente goze de horário especial compatível com a garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
	
	Washington poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade é enquadrada como de formação técnico-profissionalWashington não poderá trabalhar na mercearia como ensacador de compras, pois tal atividade não é enquadrada como de formação técnico-profissional; portanto, não se pode afirmar que o menor exercerá atividade laborativa na condição de aprendiz.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607589521)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
		
	
	Em se tratando de afastamento provisório ou definitivo de dirigente de entidade não governamental, a autoridade judiciária oficiará à autoridade administrativa imediatamente superior ao afastado, marcando prazo para a substituição.
	
	O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho municipal de direitos, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.
	
	Salvo manifestação em audiência, as partes e o Ministério Público terão dez dias para oferecer alegações finais, decidindo a autoridade judiciária em igual prazo
	 
	Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
	
	O dirigente da entidade será citado para, no prazo de vinte dias, oferecer resposta oral, podendo juntar documentos e indicar as provas a produzir.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608035586)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Política de Atendimento prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	As políticas sociais básicas não fazem parte das linhas de ação da política de atendimento.
	
	A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações exclusivamente governamentais.
	 
	A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social visa agilizar o atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional.
	
	O ECA não prevê serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
	
	A municipalização do atendimento não configura uma das diretrizes da política de atendimento.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando