Buscar

EX 4 Fundamentos das Ciencias Sociais

Prévia do material em texto

1.
		No que se refere ao conceito de Estado e às relações entre o Estado e a Sociedade presentes no pensamento de Marx e Engels, podemos afirmar que: I - O conceito de Estado é de fundamental importância no pensamento marxista pois é considerado como a instituição que, mais do que outras, destina-se a assegurar e manter a dominação e a exploração de classe. II - A mais clássica concepção marxista sobre o Estado está expressa na formulação: "O Executivo do Estado Moderno nada mais é do que um comitê para a administração dos assuntos comuns de toda a burguesia." III - A concepção do Estado como o instrumento de uma classe dominante, assim designada em virtude da propriedade dos meios de produção e do controle que sobre eles exerce, permaneceu como fundamental em toda a obra de Marx e Engels. Após analisar cada uma das afirmativas acima, assinale a alternativa que reflete o pensamento de Marx e Engels.
	
	
	
	 
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		(UFU, 2011) Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação. Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	 
	A forma mais típica de dominação tradicional é a burocracia.
	
	
	O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional relacionado a fins.
	
	 
	A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares.
	
	
	O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional.
	
	
	A dominação carismática constitui um tipo bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades pessoais corriqueiras.
	
	
	
		
	
		3.
		Max Weber analisa a política como uma relação de mando e obediência que, nas sociedades modernas ocidentais, toma a forma de um aparelho de constrangimento baseado no uso da força e em um conjunto de regulamentos racionais. Nesta sociedade predomina a dominação: Assim sendo, para Weber, o Estado Moderno deve ser definido:
	
	
	
	
	Afetiva
	
	
	Tradicional
	
	
	Carismática
	
	
	Ilegítima
	
	 
	Racional-legal
	
	
	
		
	
		4.
		Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
	
	
	
	
	Dos comunistas.
	
	
	Do proletariado.
	
	
	Dos trabalhadores.
	
	 
	Da burguesia.
	
	
	Da classe média.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último a dominação de natureza burocrática (ou racional) se apóia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
	
	
	
	 
	Tradicional.
	
	
	Formal e Legal
	
	
	Burocrática.
	
	
	Carismática.
	
	
	Tradicional e Burocrática.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Em Max Weber a legitimação da dominação é estabelecida pela aceitação dos submetidos a sua dominação. Este consentimento pode ser estabelecido de algumas maneiras. A partir da interpretação da motivação destes consentimentos podemos classificar as relações de dominações nos tipos ideais elaborados pelo autor. Desta maneira, quando pensamos no Brasil, temos ainda a perpetuação da relação de submissão de trabalhadores rurais aos coronéis. Qual o tipo ideal de dominação predominante nesta relação?
	
	
	
	 
	Tradicional
	
	 
	Racional Legal
	
	
	Parentesco
	
	
	afetiva
	
	
	racional a fim
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Carta Capital - 06/03/2013 - Multidão acompanha cortejo de Hugo Chávez Brasília " Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde começou a ser velado. (...) A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana."Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez". A multidão que acompanhou o funeral de Hugo Chaves e as expressões do tipo "Chávez é nosso pai", reportada na notícia acima, nos recorda qual conceito central na teoria dos tipos puros de dominação elaborada por Max Weber?
	
	
	
	 
	Dominação carismática.
	
	
	Dominação bolivariana.
	
	
	Dominação protestante.
	
	
	Dominação política.
	
	
	Dominação capitalista.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		"A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos. Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar." Qual das frases abaixo exprime o pensamento de Hobbes sobre o Estado de Natureza?
	
	
	
	 
	O homem é o lobo do homem.
	
	
	O homem é bom por natureza.
	
	
	O homem foi criado à imagem de Deus.
	
	
	O cão é o melhor amigo do homem.
	
	
	Errar é humano.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 05/09/2018 17:22:11.

Continue navegando