Buscar

DNA : CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURA

Prévia do material em texto

DNA: estrutura, replicação, reparo e recombinação
O teste de DNA, que vai confirmar sua origem genética!
o DNA de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequências do DNA variam de pessoa para pessoa.
3
 DNA ( ácido desoxirribonucleico) 
Importância do DNA? 
AGRICULTURA 
CIÊNCIAS FORENSES
MEDICINA
ARQUEOLOGIA
Onde se localiza o DNA? 
São os genes que controlam a estrutura e as funções metabólicas das células.
9
Se o DNA de uma célula fosse desenrolado, ele teria extensão de quase dois metros de comprimento.
Estrutura? 
A função do RNA está intimamente ligada à função do DNA, comandar e coordenar os processos celulares, e à produção de proteínas. Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma analogia. O DNA seria o gerente de uma indústria, que comanda todos os processos internos. Entretanto, esse gerente não consegue conversar com os funcionários por dois motivos: ele fica fechado na sala dele (no núcleo) e porque ele não fala o idioma dos funcionários. É exatamente aí que o RNA entra! O RNA é criado para fazer essa ligação entre o comando e a informação do DNA e o funcionamento das organelas e estruturas celulares. Isso ocorre por um processo chamado transcrição.
13
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.
É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.
15
Ácidos nucléicos: DNA e RNA 
Radical amino
16
Puricas: guanina e a adenina; se ligam por meio de pontes de hidrogênio
Pirimídicas, elas são a citosina e a uracila
17
Replicação
Reparo 
Recombinação 
Importância da Replicação do DNA ? 
A capacidade que os organismos tem de fazerem cópias de si mesmos! 
característica essencial à continuidade da vida em nosso planeta é a capacidade que os organismos tem de fazerem cópias de si mesmos.
O processo de replicação do DNA envolve a participação de diversas enzimas, entre elas, as polimerases. Elas atuam no processo da síntese da nova molécula de DNA. Mas, 
20
DNA
DNA
DNA
RNA
DNA
Para iniciar o processo de replicação do DNA, é necessário desenrolar a fita dupla. Nessa hora entram em ação 2 enzimas: a helicase, que rompe as pontes de H, e a girase que gira as fitas de DNA. 
Após o desenrolamento do DNA, ocorre a ação de uma nova enzima a DNA polimerase, que age de 2 formas. Na fita líder ela age de maneira contínua e rápida. Já na fita "retardada" ela de maneira descontínua e interrupta, formando vários fragmentos, que são denominados fragmentos de Okazaki. 
Na fita retardada existe a atuação de uma enzima, a DNA ligase, que une os fragmentos de Okazaki gerados durante o processo.
A replicação do DNA começa, então pela distorção da dupla hélice, pela topoisomerase, seguida da separação das duas cadeias de DNA, pela helicase. A separação das cadeias simples de DNA leva à formação da forquilha de replicação, onde se vai ligar a maquinaria de replicação (complexo de proteínas e enzimas). Umas das enzimas que faz parte deste complexo é uma RNA polimerase que adiciona pequenos primers ao inicio da cadeia simples de DNA a copiar. De seguida atua outra enzima, a DNA polimerase, reconhece os primers adicionados pela RNA polimerase e inicia a cópia das cadeias de DNA. No final da replicação existem duas moléculas de DNA, cada uma de cadeia dupla, contendo uma cadeia originária da célula e outra copiada (daí se dar o nome de replicação semi-conservativa).
No entanto, um grande entrave na replicação do DNA vem do facto de que a enzima DNA polimerase apenas consegue realizar a sua função de polimerização de ácidos nucleicos (adição de ácidos nucleicos à cadeia em crescimento) no sentido 5’→3’. Uma vez que as duas cadeias da molécula de DNA são antiparalelas e que a forquilha de replicação separa as duas cadeias no mesmo local, a cadeia que está no sentido 5’→3’ é replicada facilmente no sentido da abertura da forquilha de replicação. Por este motivo, esta cadeia é designada de ‘cadeia líder’. O problema está na outra cadeia, que está orientada no sentido 3’←5’, na qual a DNA polimerase não se consegue ligar e realizar a sua função pois a abertura da forquilha de replicação ocorre em sentido contrário à da replicação.
Para resolver este problema, a célula faz a cópia da cadeia que está orientada de 3’←5’ de uma forma descontínua. Ficando esta cadeia a denominar-se por ‘cadeia atrasada’.
Neste processo, vários pequenos fragmentos da cadeia atrasada vão sendo replicados à medida que a forquilha de replicação avança (de 5’→3’) e separa mais comprimento da dupla hélice da molécula de DNA. Os fragmentos resultantes desta replicação descontínua são chamados de Fragmentos de Okazaki. Assim, embora a cadeia atrasada esteja a crescer no sentido 3’→5’, na verdade os Fragmentos de Okazaki estão a ser sintetizados no sentido 3’←5’.
Após os primers serem removidos, as lacunas de ácidos nucleicos entre Fragmentos de Okazaki são preenchidas e uma última enzima, DNA ligase, liga os fragmentos, formando uma nova cadeia simples de DNA contínua.
22
Reparo 
24
Mutações
Os danos identificados podem ser recuperados pela fita molde
vários erros são corrigidos pela revisão, mas alguns poucos escapam. 
25
Mutações : 
Induzidas – Físicas ou químicas ( substâncias tóxicas ou radiação).
Espontânea-Durante a replicação
Podem causar sérios distúrbios no funcionamento celular ou até mesmo a morte das células! 
As células têm uma variedade de mecanismos para prevenir mutações, ou mudanças permanentes na sequência de DNA.
Durante a síntese de DNA, a maioria das polimerases do DNA "checam seu trabalho", consertando a maioria de bases não pareadas em um processo chamado revisão.
Imediatamente após a síntese de DNA, qualquer base mal pareada restante pode ser detectada e substituída em um processo chamado reparo por mal pareamento.
Se o DNA fica danificado, pode ser reparado por vários mecanismos, incluindo química reversa, reparo de excisão, e reparo de quebras de fita dupla.
O reparo do mau pareamento também pode detectar e corrigir pequenas inserções e deleções que ocorrem quando as polimerases "deslizam" perdendo seu local de inserção na fita molde
Recombinação 
30
Recombinação 
A recombinação gênica (ou genética) refere-se à troca de genes entre duas moléculas de ácido nucléico, para formar novas combinações de genes em um cromossomo.
Recombinação genética é a troca de genes entre duas moléculas de DNA, para formar novas combinações de genes.A recombinação genética contribui para a diversidade genética de uma população, que é a fonte da variação evolutiva.
31
Recombinação: A recombinação gênica contribui para a diversidade genética de uma população, que é a base do processo evolutivo.
Obrigada!

Continue navegando