Buscar

Caso Concreto 7 - Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto VII
1)
A empresa Olimpos Metalúrgica decidiu terceirizar o setor de limpeza contratando os serviços de Atlas Limpadora que forneceu três faxineiras por um período de 10 meses. Após o termino do contrato entre as empresas, as três faxineiras foram dispensadas pela empresa Atlas Limpadora, sem receber qualquer indenização rescisória, com 2 meses de salários em atraso e ausência do recolhimento do FGTS do período.
Nessa situação, conforme entendimento sumulado pelo TST, bem como a Legislação em vigor, sabendo-se que a terceirização foi regular, qual a responsabilidade da empresa Olimpos em relação aos direitos das faxineiras? 
R: Mesmo a empresa contratante tendo pago normalmente à empresa terceirizadora, ela ainda assim será responsável subsidiariamente pela indenização de falta de pagamento da empresa, e tal responsabilidade vem da Culpa in Eligendo.
Culpa in Eligendo: Culpa na escolha, quando a empresa contrata outra sem prestar as cautelas necessárias, surgindo assim a responsabilidade para quem escolheu.
2)
Apolinário foi contratado, no dia 20 de novembro de 2017, pela empresa Terceirize Aqui Ltda. Para exercer a função de operador de telemarketing.
Essa empresa fornece os serviços de seus trabalhadores para outras empresas, como Telefonia Ltda. E Ligações Ilimitadas Ltda., as quais tem como função basilar a venda de planos de telefonia e atendimento às reclamações de serviços já prestados. Há cinco meses, a empresa realizou contrato com a empresa Telefonia Ltda., terceirizando os serviços de Apolinário na função de operador de telemarketing.
Com base na Lei 13.429/2017, que dispõe, dentre outras peculiaridades, sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços à terceiros, e na Lei 13.467/2017, que alterou a Consolidação das Leis Trabalhistas, assinale a alternativa correta sobre a temática da terceirização:
R: B) Na posição das empresas contratantes Telefonia Ltda. E Ligações Ilimitadas Ltda., também poderiam estar pessoas físicas celebrando contratos com a empresa Terceirize Aqui Ltda.

Continue navegando