Buscar

3__Aula_-_A_Psicologia_como_Profiss_o

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Psicologia Jurídica
Prof.ª Ms. Kécia Melo
 A PROFISSÃO DO PSICÓLOGO
Reconhecimento da Psicologia como profissão no Brasil: Lei 4.119 de 1962.
Exercício da profissão: uso de métodos e técnicas da Ciência Psicológica para fins de diagnóstico psicológico ou psicodiagnóstico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.
O psicólogo utiliza um conjunto de técnicas e de conhecimentos científicos que lhe possibilitam compreender o outro, seus discursos, expressões e gestos buscando uma análise das razões dos atos, pensamentos, desejos e emoções de outro ser humano.
O PSICÓLOGO NÃO ADIVINHA NADA
Os psicólogos procuram com o seu trabalho conhecer e dar visibilidade ao que chamamos de dimensão subjetiva ou psicológica da realidade.
Esta é a dimensão dos sentimentos, emoções, ações, sentidos, significados, desejos e pensamentos que os sujeitos vão construindo no decorrer da vida e que permite pensar e sentir algo em relação às outras pessoas e situações vividas.
A Psicologia possui recursos teórico-técnicos para compreender e dar visibilidade e inteligibilidade a esse mundo subjetivo e pode fazer isso em relação a um sujeito ou a um coletivo de sujeitos. Transformando a dimensão subjetiva quando esta é fonte de sofrimento ou quando há interesse em sua mudança. 
Os psicólogos trabalham para a ressignificação das experiências vividas, potencializando as pessoas como agentes ativos de transformação de si mesmos e do mundo.
O TRABALHO DO PSICÓLOGO
Os psicólogos não interferem somente onde ocorre sofrimento. Eles atuam em situações de planejamento ou de construção de políticas públicas, dando visibilidade à dimensão subjetiva que acompanha esses projetos.
Inseridos nos mais diversos espaços da sociedade, o psicólogo trabalha com o objetivo de promover saúde.
A TRANSFORMAÇÃO DAS PESSOAS E DO MUNDO
Os instrumentos teóricos e técnicos dos psicólogos permitem compreender o que está muitas vezes implícito, não aparente, e, nesse sentido, a pessoa ou o grupo, tem papel fundamental, pois todos os dados com os quais o psicólogo trabalha são fornecidos por eles.
A PSICOLOGIA AJUDA AS PESSOAS A SE CONHECEREM MELHOR
A Psicologia, como ciência humana, permitiu-nos ter um conhecimento abrangente sobre os seres humanos. Sabemos mais sobre suas emoções, seus sentimentos, seus comportamentos, sabemos sobre o seu desenvolvimento e suas formas de aprender; conhecemos suas inquietações, vivências, angústias e alegrias.
A INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO
“A intervenção do psicólogo é intencional, planejada e feita com a utilização de conhecimentos específicos do Campo da Ciência” (BOCK, 2002).
Difere da atitude de senso comum.
Psicologia = intervenção a partir da perspectiva da Promoção de Saúde.
Saúde = bem estar bio-psico-social.
A Psicologia utiliza-se, portanto, do Conhecimento Científico (Teorias Psicológicas) e de métodos e técnicas próprias de investigação da vida psicológica e do comportamento humano:
Testes Psicológicos
Técnicas de entrevistas
Técnicas de observação e registro de comportamento.
A partir da coleta e análise de dados, o psicólogo poderá planejar sua intervenção: terapia, treinamento, orientação ou intervenção institucional – visando à promoção da saúde.
PSICOLOGIA X PSIQUIATRIA
Campos de saber e de atuação diferentes:
Psicologia: visa estudar os processos e o funcionamento psicológicos, não assumindo o compromisso apenas com o patológico.
Psiquiatria: foco nos aspectos e funcionamento psicológicos que se desviam da “normalidade” – patológico.
PSIQUIATRIA X PSICOLOGIA
Aproximação entre a Psicologia e a Psiquiatria – Psicanálise: patológico = exacerbação do funcionamento normal da Psiquê.
Década de 50 – novo distanciamento das duas áreas de conhecimento: o desenvolvimento da Psicofarmacologia – bases biológicas e orgânicas da Psiquiatria.
Trabalho interdisciplinar entre Psicologia e Psiquiatria
A FINALIDADE DA PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Psicólogo = Profissional de Saúde.
Saúde: Bem-estar físico, mental e social (OMS).
Saúde = “conjunto de condições, criadas coletivamente, que permitem a continuidade da própria sociedade. Estamos falando, portanto, das condições de alimentação, de educação, de lazer, de trabalho, de participação social, etc, que permitem a um conjunto social produzir e reproduzir-se de modo saudável” (Bock, 2002, p. 102).
A FINALIDADE DA PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO
Na promoção da Saúde, o psicólogo deverá intervir em casos de adoecimento e sofrimentos psíquicos.
Na promoção da Saúde, o psicólogo deverá considerar que a saúde mental de um indivíduo está diretamente ligada às condições materiais de vida (alimentação, habitação, emprego, educação, cultura, lazer, acesso a bens e serviços etc)
ALGUMAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
Instituições de Saúde: consultórios, hospitais, centros de saúde – intervenções terapêuticas a partir de diagnóstico e análise psicológicos.
Instituições educacionais: escolas, creches, orfanatos – foco no processo pedagógico a partir das técnicas e métodos científicos da profissão. Promover saúde no espaço educacional.
ALGUMAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
Empresas, indústrias e Organizações em geral– foco nas relações de trabalho e no processo produtivo. Promover saúde no espaço organizacional.
Docência de Ensino superior e Pesquisa – foco no corpo de conhecimento produzidos pela Ciência Psicológica.
Instituições Prisionais – Colaboram na socialização dos presos e no acompanhamento das famílias.
ALGUMAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
Varas de Família e da infância e Juventude – Atuando nas disputas e conflitos nas disputas judiciais.
Em comunidades – Psicólogos sociais comunitários, atuam para fortalecer os vínculos entre as pessoas, produzindo potência coletiva
Meios de comunicação – Atuam colaborando na programação, assessorando na organização, ou mesmo no conteúdo da programação.
ALGUMAS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO
Esportes – Atuam junto aos atletas.
Mediação de conflitos
Atuação interdisciplinar em todas as áreas = construção compartilhada de conhecimento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais