Buscar

Questionario do livro intr. a organização de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Conceitue os termos dado e informação, no que se refere a seu emprego em processamento de dados.
Dado é a matéria prima utilizada para se obter uma informação. Informação é o resultado de um processamento de dados.
2) Caracterize as etapas principais de um processamento de dados.
A entrada consiste em obter os dados que serão trabalhados. O processamento utiliza os dados de entrada, através de categorização, operações matemáticas, separação, etc. visando sempre à saída. A saída consiste em mostrar os resultados obtidos.
3) Conceitue um sistema. Cite dois exemplos práticos de organizações sistêmicas na vida real.
Um sistema é um conjunto de partes, que podem ser pessoas, circuitos, canos, órgãos, entre outros, que concorrem entre si para atingir o mesmo objetivo. Exemplos de sistema são o sistema de trânsito de São Paulo ou o encanamento de uma residência.
4) Considerando a organização de sistemas de informação definida no item 1.1.4, cite os níveis existentes e dê exemplos práticos de sistemas em cada um dos níveis relacionados.
São três níveis: nível operacional, nível gerencial e nível estratégico. Para exemplificar esse três níveis, pode-se utilizar o exemplo da Frente de Caixa de um supermercado, onde no nível operacional encontram-se as operadoras de caixa, no nível gerencial está a fiscal de caixa, responsável pelo malote (pequeno estoque de dinheiro usado para trocar notas altas em notas menores para as operadoras), pela supervisão do trabalho das operadoras, correção de preços, etc. E no nível estratégico, há o chefe de Frente de Caixa, responsável por todo o setor e que funciona como ponte entre todos os funcionários do mercado e o RH, participa de reuniões com o presidente da empresa, toma decisões relacionadas à entrada e saída de dinheiro tanto do malote quanto do cofre do supermercado, etc.
5) O que você entende por um programa de computador?
Um programa de computador é um conjunto de instruções bem específicas, escritas por programadores, que listam tarefas a serem realizadas por um computador.
 
6) Conceitue os termos hardware e software.
Hardware é a parte física e eletrônica do computador, aquela que não pode ser remodelada, portanto “dura”. Enquanto que software seriam os programas de computador, os que podem ser alterados pelos programadores, portanto “mole”.
7) O que é e para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite exemplos de linguagens de programação.
Uma linguagem de programação é uma linguagem parecida com a do ser humano, com sintaxe, regras lógicas e “vocabulário” (palavras-chave), utilizada para fazer a ponte entre a linguagem humana e a linguagem de máquina, ou seja, dessa maneira o programador consegue dizer ao computador o que ele quer que seja feito. Exemplos de linguagens de programação são Pascal, C++, C#, Lua, etc.
8) Quem desenvolveu a máquina analítica?
Charles Babbage.
9) Qual foi a característica marcante do censo de 1890 dos EUA, no que se refere à contabilização dos dados levantados?
O Bureau of Census americano contratou Hollerith e sua máquina tabuladora para fazer a contabilização dos dados do censo daquele ano, graças a essa máquina, os dados foram processados em dois anos e meio, tempo bastante curto se comparado ao tempo de processamento do censo de 1880, que levou 10 anos com trabalho manual.
10) Qual foi o propósito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo?
Alan Turing desenvolveu o primeiro computador eletrônico com o propósito de quebrar códigos militares secretos de comunicação dos alemães.
11) Qual foi o primeiro microprocessador de 8 bits lançado comercialmente? Qual o nome da empresa?
O Intel 8008, lançado pela Intel Corporation.
12) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta pelo Dr. John von Neumann?
Basicamente a possibilidade de deixar programas e dados gravados na memória de maneira sequencial e não mais em cartões perfurados, assim, toda vez que o programa precisasse ser executado, ele teria apenas que ser buscado na memória, em sua célula correspondente.
13) Qual a importância do computador Altair para a evolução da computação comercial?
O Altair foi o primeiro microcomputador pessoal desenvolvido, fazendo com que o acesso a computadores se tornasse mais fácil.
 
14) O que você entende por sistema digital? Qual seria a alternativa na computação se não existissem máquinas digitais?
Sistema digital é, praticamente, um resultado do sistema binário, visto que, nesse caso, trabalha-se apenas com duas tensões: ligado e desligado, fazendo com que as informações fiquem mais fiéis à realidade. A alternativa para o sistema digital seria o sistema analógico, menos preciso e que funciona como o sistema decimal, que pode possuir vários tipos de tensões e com maior gasto de energia.
15) O que conduziu o pensamento dos pesquisadores para desenvolver computadores que somente usam o sistema binário e não, por exemplo, o sistema decimal?
Eles perceberam que o sistema decimal era muito suscetível a erros já que a diferença entre voltagens era muito pequena e, por haver tantas voltagens diferentes, gastava-se muita energia. Então, eles viram a necessidade de mudar de sistema e se decidiram pelo sistema binário, se baseando na lógica de programação, que se resume em duas decisões: Então e senão.
16) Cite empresas brasileiras que comercializam computadores com sua própria marca.
Positivo, Itautec, CCE.
17) Qual foi o primeiro equipamento utilizado no mundo para realizar cálculos matemáticos?
O ábaco.
18. Considerando o formato das instruções do processador IAS (ver Fig. 1.12) indique qual deverá ser a máxima quantidade de instrução que o IAS poderia ter.
 O IAS possuia 21 instruções de 20 bits cada uma, constituídas de 2 capos, um com 8 bits, denominado código de operação (C.Op), e outro com 12 bits, denominado endereço, para localizar cada uma das 1000 palavras, endereços de 000 a 999 (embora pudesse endereçar 4096 (4k) posições de memória, o IAS possuia 1000 endereços).
19. Uma das versões do processador Pentium III possui endereços de 36 bits em vez do tradicional de 32 bits. Qual deveria ser a capacidade máxima de endereçamento naqueles processadores?
Intel Pentium III lançado em 1997 com endereçamento máximo de 4 Gbytes – 4GB
20) O ENIAC é usualmente conhecido como sendo o primeiro computador fabricado (máquina eletrônica de processamento de dados). No entanto, antes dele pelo menos dois outros cientistas desenvolveram equipamentos eletrônicos de computação, embora sem terem tido o devido crédito. Quais foram os cientistas e suas máquinas maravilhosas?
John Vincent Atanasoff com sua máquina calculadora para resolver equações lineares e Alan Turing com a sua Colossus.
21) Qual foi a primeira linguagem de programação de alto nível desenvolvida? Qual seu objetivo principal?
Fortran. Seu objetivo principal era a criação de programas científicos.
22) Pense em algumas vantagens globais obtidas pelo uso de máquinas para realizar processamento de dados em substituição ao ser humano.
Aumento na velocidade do processamento, maior confiabilidade nos resultados, maior capacidade de armazenamento de dados.

Outros materiais

Outros materiais