Buscar

CARACTERIZAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DA HEMOGLOBINA

Prévia do material em texto

CARACTERIZAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DA HEMOGLOBINA (DOSAGEM DE BILIRRUBINA)
Resumo sobre o tema abordado em aula.
Bilirrubina é um composto tetrapirrólico formado no sistema reticuloendotelial (SER), ou sistema monuclear fagocitário através da degradação da hemoglobina. Um componente endógeno usado para avaliação hepática. É um produto de degradação da hemoglobina presente nas hemácias após terem sido destruídas pelo sistema reticuloendotelial. O SRE é constituído por células em diferente locais do organismo com características reticulares e endoteliais e são dotadas de capacidade fagocitária.
Materiais utilizados.
Kit de bilirrubina (ensaio colorimétrico bilirrubina no soro e no plasma), pipeta automática de 10ul a 100ule de 100ul. A 1000ul, tubo de ensaio, para pipeta volumétrica de 1 a 2 ml, o uso do cronometro para medir o tempo em que as substancias nos tubos de ensaio ficaram e o espectrômetros.
Conclusão sobre o metabolismo da hemoglobina e determinação da bilirrubina no soro.
Verificar no teste se o nível de bilirrubina encontrada no soro ou plasma da amostra de sangue está dentro do padrão ou a cima pela referencia funcional que é apresentada. O teste de bilirrubina é feito para diagnosticar doenças hepato-celulares e das vias biliares, tais como, hepatites, cirrose, alcoolismo entre outras, e principalmente em recém nascidos com icterícia servindo para avaliar o risco de lesões cerebrais e orientar o tratamento. A bilirrubina direta é solúvel em agua e caso seja encontrada em grandes quantidades pode se tornar positiva na urina.

Continue navegando