Buscar

Revisão Mercado Financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão Mercado Financeiro – Av1
QUESTÃO 1 – Subdivisões do mercado financeiro – o mercado é dividido em: pag 31
- Mercado de Capital: Supre as necessidades de financiamento de longo prazo, por exemplo, investimentos para empresas e aquisição de bens durá- veis para as famílias. 
- Mercado Cambial: Supre as necessidades quanto à realização das operações de compra e venda de moeda estrangeira (fechamento de câmbio). Como exemplo destas necessidades, temos as importações (necessidade de compra de moeda estrangeira) por parte das empresas. 
- Mercado de Crédito: Supre as necessidades de crédito de curto e médio prazos, por exemplo, capital de giro para empresas e consumo para as famílias.
- Mercado Monetário: Supre as necessidades do governo de fazer política monetária e dos agentes e intermediários de caixa. Nesse segmento são realizadas operações de curto e curtíssimo prazo e sua liquidez é regulada pelas autoridades monetárias. 
QUESTÃO 2 – Mercado Monetário – O que é?
- Mercado monetário é o mercado de moedas, 
- É o mercado de moedas. Oferta e demanda por moeda. Juros, depósitos compulsórios, comércio de títulos. Criação e destruição de base monetária.
QUESTÃO 3 – Estrutura SFN – Sistema Financeiro Nacional – Qual o papel da CMN – pag 16
- O sistema Financeiro Nacional (SFM) é dividido em:
> Subsistema Normativo – responsável por fiscalizar as atividades desenvolvidas por esse subsistema de intermediação 
> Subsistema de Intermediação – viabiliza-se a relação entre agentes carentes de recursos para investimento e os agentes capazes de gerar poupança e, consequentemente, em condições de financiar o crescimento da economia. 
- O Conselho Monetário Nacional (CMN) é um conselho criado como poder deliberativo máximo do sistema financeiro do Brasil, sendo responsável por expedir normas e diretrizes gerais para seu bom funcionamento. O CMN supervisiona as políticas monetária, de crédito, orçamentária, fiscal e da dívida pública do Brasil. Assim, compete ao CMN regulamentar as operações de crédito das instituições financeiras brasileiras, regular a moeda do país, supervisionar suas reservas em ouro e cambiais, determinar suas políticas de poupança e investimento e regulamentar os mercados de capitais brasileiros. Nesse âmbito, o CMN também supervisiona as atividades do Banco Central e da CVM.
QUESTÃO 4 – Qual o papel do Banco Central? – Função? Pag 17
- É função do BACEN a emissão de papel moeda, fixar a taxa de juros básica, atuar no mercado de câmbio, realizar depósitos compulsórios e empréstimos a bancos em dificuldade.
QUESTÃO 5 – O que é CVM? – Qual o seu objetivo e área de atuação?
- A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão normativo de apoio, atuando mais especificamente no controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários (ações e debêntures). 
QUESTÃO 6 – Qual o papel da organização SUSEP?
- A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma autarquia da Administração Pública Indireta Federal brasileira, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil. No âmbito dos seguros, fiscaliza tanto os privados como os públicos obrigatórios, tais como o DPVAT.
QUESTÃO 7 – O que é debênture? Quais os tipos?
- Debênture é um título de crédito representativo de um empréstimo que uma companhia realiza junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, estabelecidos na escritura de emissão.
QUESTÃO 8 – O que é risco? Cap 2, pag 51
- Risco é o grau de incerteza sob um determinado investimento ou a possibilidade de perda financeira.
- Risco especifico para a empresa:
> Risco Operacional - É a possibilidade de que a empresa não seja capaz de cobrir seus custos de operação 
> Risco Financeiro - É a possibilidade de que a empresa não seja capaz de saldar suas obrigações financeiras 
- Riscos específicos dos acionistas:
> Risco de Taxa de Juros - É a possibilidade de que as variações das taxas de juros afetem negati- vamente o valor de um investimento 
> Risco de Liquidez - É a possibilidade de que um ativo não possa ser liquidado com facilidade a um preço razoável 
> Risco de Mercado - É a possibilidade de que o valor de um ativo caia por causa de fatores de mercado independentes do ativo (como eventos econômicos, políticos e so- ciais). 
- Riscos para empresa e acionistas:
> Risco de Evento - É a possibilidade de que um evento totalmente inesperado exerça efeito sig- nificativo sobre o valor da empresa ou um ativo específico. 
> Risco de Câmbio - É a exposição dos fluxos de caixa esperados para futuras flutuações das taxas de câmbio. 
> Risco de Poder Aquisitivo - É a possibilidade de que a variação dos níveis de preços, causada por inflação ou deflação na economia, afete desfavoravelmente os fluxos de caixa e o valor da empresa ou de um ativo. 
> Risco de Tributação - A possibilidade de que mudanças adversas na legislação tributária ve- nham a ocorrer.

Continue navegando