Buscar

caso 3 - Deustêmio, Prática Simulada IV (Cível)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 30ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO
DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA AO PROCESSO NÚMERO...
 ZÍLIO, qualificado nos autos da Ação de Execução (Autos nº), proposta por DEUSTEMIO, já qualificado, vem respeitosamente à presença de Vossa Execelencia, por seu advogado abaixo assinado, em razão do cumprimento da sentença condenatória, oferecer, com fulcro nos artigos 475-J, 475-L e 475-M do Código de Processo Civil, propor; 
IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA, 
pelos motivos que de fato e de direito passa a expor:
I - FATOS
Deustêmio, ora impugnado, de posse de uma sentença condenatória, deu início à fase de cumprimento de sentença em face de Zílio, ora impugnante.
Trata-se de cumprimento de sentença estrangeira condenatória, devidamente homologada pelo Superior Tribunal de Justiça, que reconheceu a obrigação do executado pagar ao exeqüente a quantia de R$.........,
Ocorre que o título que aparelha a execução é inexigível na medida em que foi expedido mandado de penhora e avaliação dos bens do executado e o oficial de justiça penhorou bem (veículo) de propriedade da empresa em que Zílio trabalha. Ademais, os cálculos elaborados pelo credor estão em desconformidade com o disposto na sentença.
Portanto, em virtude da inexibilidade, é oponível, dentro do mesmo processo, a presente impugnação), conforme restará demonstrado, a execução deverá ser extinta e os bens penhorados, liberados, pelos fundamentos jurídicos a seguir aduzidos.
II – DA TEMPESTIVIDADE E DO CABIMENTO
Consoante se depreende dos autos o mandado de penhora e avaliação foi juntado aos autos aos (475-J, § 1º, CPC) que possua a certeza e a liquidez do quantum devido no objeto da condenação, deve ser fundando em obrigação do devedor em adimplir a condenação e o impugnante opôs o presente incidente aos autos. Portanto dentro do prazo previsto no artigo 475-J, § 1º, CPC.
Trata-se de execução por quantia certa contra devedor solvente (cumprimento de sentença com base em título executivo judicial. Nessa situação, cabível no caso em tela Impugnação. Sendo a garantia do juízo requisitos para a admissibilidade da presente Impugnação, embora a penhora seja incorreta, está de acordo. 
Aliás, é o que preconiza o requisito da garantia do juízo, conforme o art. 475-J, § 1º, CPC: 
 Caso o devedor, condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação, não o efetue no prazo de quinze dias, o montante da condenação será acrescido de multa no percentual de dez por cento e, a requerimento do credor e observado o disposto no art. 614, inciso II, desta Lei, expedir-se-á mandado da penhora e avaliação.
§ 1o Do auto de penhora e de avaliação será de imediato intimado o executado, na pessoa de seu advogado (arts. 236 e 237), ou, na falta deste, o seu representante legal, ou pessoalmente, por mandado ou pelo correio, podendo oferecer impugnação, querendo, no prazo de quinze dias.
III – DO DIREITO
FUNDAMENTO: ARTS. 475-J, § 1º, 475-L e 475-M, CPC 
IMPUGNAÇÃO COM FULCRO NA INEXIGIBILIDADE DO TÍTULO JUDICIAL 
Do Cumprimento da Sentença. Art. 475-L. A impugnação somente poderá versar sobre:
I — falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia;
II — inexigibilidade do título;
III — penhora incorreta ou avaliação errônea;
IV — ilegitimidade das partes;
V — excesso de execução;
VI — qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que superveniente à sentença.
STJ - Decisão Monocrática. AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL: AREsp 635210 SP 2014/0341217-9 
Data de publicação: 05/03/2015 
Decisão: DE SENTENÇA. ART. 475-J, § 1º, CPC. IMPUGNAÇÃO. EMBARGOS DO DEVEDOR. PRAZO. TERMO INICIAL. DEPÓSITO..., nos termos do artigo 475-J, § 1º, do CPC. Impugnação apresentada intempestivamente. RECURSO DESPROVIDO.... O prazo para oferecimento de impugnação do cumprimento de sentença, nos termos do § 1º do art. 475-J... 
IV - DO EFEITO SUSPENSIVO
O impugnante vem, nessa oportunidade requerer o efeito suspensivo à impugnação nos termos do artigo 475-M do CPC:
Art. 475-M. A impugnação não terá efeito suspensivo, podendo o juiz atribuir-lhe tal efeito desde que relevantes seus fundamentos e o prosseguimento da execução seja manifestamente suscetível de causar ao executado grave dano de difícil ou incerta reparação. (Incluído pela Lei nº 11.232, de 2005)
Isso porque, a não concessão do efeito suspensivo poderá causar ao impugnante dano de difícil ou incerta reparação na medida em que o prosseguimento da execução poderá gerar a indevida alienação em hasta pública dos bens que foram penhorados.
Portanto é imperiosa a concessão do requerido efeito à impugnação, na medida em que a sua não concessão pode gerar danos irreversíveis ao patrimônio do executado.
TRF-3 - AGRAVO DE INSTRUMENTO AI 26124 SP 0026124-78.2012.4.03.0000 (TRF-3) 
Data de publicação: 04/07/2013 
Ementa: AGRAVO - ART. 557 , § 1º , CPC - AGRAVO DE INSTRUMENTO - DECISÃO QUE JULGOU EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL - SENTENÇA - RECURSO CABÍVEL - APELAÇÃO - ART. 162 , § 1º , CPC - EXECUÇÃO CONTRA FAZENDA - ART. 730 , CPC - ART. 475-M, CPC - NÃO CABIMENTO - RECURSO IMPROVIDO. 1.Compulsando os autos, verifica-se que proposta a execução fiscal, a executada opôs os competentes embargos à execução fiscal, que foram julgados procedentes, com condenação da exeqüente/embargada em honorários sucumbenciais. 2.Iniciada a execução desses honorários, foi requerida a citação da União Federal, nos termos do art. 730 , CPC (fls. 82/83), a qual opôs embargos à execução de honorários. 3.A decisão ora agravada (fls. 115/116) foi a que resolveu tais embargos (à execução de honorários), constituindo, portanto, sentença, consoante disposto no art. 162 , § 1º , CPC , sendo impugnável mediante apelação. 4.Na hipótese de execução contra a Fazenda, não se aplicam as disposições legais do cumprimento de sentença, posto que submete à execução disposto no art. 730 e 731 , CPC , não tendo cabimento, portanto, o previsto no art. 475-M, CPC , invocado pela agravante. 5.Inadmissível a interposição do presente agravo de instrumento. 6.Agravo improvido. 
V – DO PEDIDO
Isso posto requer:
I) A concessão do efeito suspensivo nos termos do artigo 475-M do CPC 
II) A intimação do impugnado exequente para, em querendo se manifestar no prazo de 15 dias
III) Ao final a procedência da impugnação para o fim de vir a ser extinta.
IV) A condenação do impugnado nas custas e honorários advocatícios a serem arbitrados por Vossa Excelência (CPC, art. 20).
V) A juntada da inclusa guia de custas devidamente recolhida
VI) As intimações sejam dirigidas ao advogado... No endereço...
VII) Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos especialmente...
Atribui-se à causa o valor de R$ (valor do proveito econômico que se deseja)
Termos em que, pede deferimento
Local e data.
ADVOGADO...
OAB...

Continue navegando