Buscar

Diferença entre os brônquios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

OBS:
O brônquio direito possui quatro fundamentais diferenças com o brônquio esquerdo: 
1) Ele é mais vertical. Essa característica anatômica é muito importante para análise clínica de obstrução de brônquios. O fato do brônquio direito ter essa propriedade faz com que corpos estranhos que penetram na traquéia tenham a tendência em dirigir para esse brônquio. Isso explica, na epidemiologia, alta incidência de oclusão de brônquio direito quando relacionado com o esquerdo. 
2) Ele é mais curto. Esse fato pode ser entendido quando se analisa a anatomia humana integralmente. Ao observar o tórax e o abdome, percebe-se que do lado direito (no quadrante superior direito do abdome) tem se um grande órgão: o fígado. Esse órgão com altas proporções, por estar no lado direito, faz uma certa pressão no diafragma (músculo que divide tórax e abdome) que por sua vez pressiona o pulmão direito. Por causa disso, o pulmão torna-se mais curto, porém mais largo, quando comparado com o pulmão esquerdo. Essa característica reflete diretamente sobre os brônquios que compõem esse pulmão. 
3) Ele é mais largo. Essa característica já foi explicada acima, uma vez que o fígado ao pressionar o pulmão direito faz com que ele se torne mais curto e mais largo que o pulmão esquerdo. Dessa forma, esse mesmo acontecimento ocorre com os brônquios. 
4) Ele possui mais brônquios segmentares. O brônquio principal direito possui um total de 10 brônquios segmentares, enquanto que o brônquio principal esquerdo pode possuir 8 ou 9 brônquios segmentares. Não se sabe ao certo a quantidade de brônquios segmentares esquerdo uma pessoa é constituída, uma vez que isso é uma variação anatômica. Logo, o ser humano pode possuir 8 brônquios segmentares (quando não há separação do brônquio segmentar basilar ântero-medial) ou 9 brônquio segmentares (quando o brônquio segmentar basilar ântero-medial se subdivide em dois: brônquio segmentar basilar anterior e brônquio segmentar basilar medial).

Continue navegando