Buscar

Gabarito AD1 LEGCOM 2015-I

Prévia do material em texto

AD 1 2015.1
Josué Ramires exerce o comércio de equipamentos eletrônicos, por meio de estabelecimento instalado no Centro do Rio de Janeiro. Observe-se que Josué Ramires não se registrou como empresário perante a Junta Comercial.
Com base nesse cenário, responda:
São válidos os negócios jurídicos de compra e venda realizados por Josué Ramires no curso de sua atividade?
Quais os principais efeitos da ausência de registro de Josué Ramires como empresário?
1. Nessa questão pede-se que o aluno demonstre conhecimento quanto a obrigatoriedade do registro do empresário, cuja inexistência, entretanto, não lhe retira a condição de empresário, uma vez que tem natureza declaratória, ressalvadas as exceções legais (formação da pessoa jurídica e empresário rural), que não se aplicam ao caso em tela. Os atos jurídicos praticados por Josué Ramires são válidos. A ausência de registro não invalida, portanto, os atos praticados por Josué Ramires no exercício da empresa.Ausência de registro não retira a capacidade/ qualidade de empresário.
2. Deve ser mencionado que os efeitos são aqueles próprios da irregularidade do exercício da atividade, que inclui a impossibilidade de requerer recuperação judicial, não contratar com órgãos públicos, bem como realizar atos da vida empresarial que exigem a comprovação da regularidade – pg 27 do material didático.

Continue navegando