Buscar

MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA AULA 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA - AULA 07 
POLÍCIA COMUNITÁRIA NO MUNDO 2º SEMESTRE
1) Durante o governo do Presidente Bill Clinton os Estados Unidos da América passou a destinar aproximadamente 8 bilhões anuais para o treinamento, tecnologia e a aproximação da polícia com a comunidade em um programa denominado COPS (Community Oriented Police Services). Em qual década este programa foi iniciado nos EUA?
RESPOSTA: Na década de 1990.
2) Nos EUA o governo Bill Clinton passou a destinar cerca de 8 bilhões anuais para o treinamento, a tecnologia e a aproximação da polícia com a comunidade no programa chamado de COPS - Community Oriented Police Services. Em que década esse programa foi iniciado?
RESPOSTA: Na década de 1990.
3) "O seu modelo de policiamento comunitário é um dos mais antigos do mundo, criado em 1879, possuindo uma ampla rede de postos policiais totalizando 15.000 em todo país e são denominados de Kobans e Chuzaishos". O texto acima refere-se ao Policiamento Comunitário aplicado em qual país?
RESPOSTA: Japão
4) A implementação da polícia comunitária na Argentina foi baseada na sistematização de dados dos lares e dos cidadãos de regiões de maior incidência de crimes, onde se começou a desenvolver atividades policiais para erradicar o crime. Foi iniciada uma política interna com policiais sobre sua participação dentro da Instituição e conscientização sobre sua importância e de sua profissão. A comunidade contribui informando os acontecimentos. Neste contexto, assinale dentre as alternativas abaixo, qual outra política foi implantada para implementação da Polícia Comunitária na Argentina:
RESPOSTA: Criação de um programa de rádio federal para informar à população sobre orientações policiais, médicas, legais e psiquiátricos gratuitamente.
5) Antes da implantação da polícia comunitária na Colômbia, o país sofria com grandes problemas devido ao péssimo serviço prestado e ao alto índice de corrupção dos membros do órgãos de segurança pública. Foi, então, colocado em prática o Policiamento de Proteção Cidadã, Inteligência Policial, Resgate e operações de Defesa Civil. Além disso, para enfrentamento do problema, elaborou-se um programa baseado em 5 projetos. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, qual delas faz parte da estrutura do projeto: 
RESPOSTA: Comprometimento da polícia apenas com aquilo que ele pode cumprir.
6) Nos EUA foi implantado um programa com as seguintes características: "Programa cujo critério é que qualquer delito (de menor ou maior potencial ofensivo) deve ser coibido com o rigor da lei, inclusive infrações de trânsito e atos antissociais como embriaguez, pichações etc". Que programa foi esse?
RESPOSTA: Tolerância Zero
7) A concepção de que a polícia poderia atender de maneira mais apropriada aos cidadãos e as comunidades, a partir da instituição do Estado Democrático de Direito, fez crescer em várias partes do mundo. No período de 1914 a 1919, Arhur Woods, Comissário de polícia de Nova Iorque ¿ EUA, começou a incluir na base da polícia e da comunidade a percepção da importância social, da dignidade e do valor público do trabalho policial. No início da década de 1990, a criminalidade dos EUA atingia níveis alarmantes. Em 1992, o governo Bill Clinton passa a destinar volumosa quantia ¿ 8 bilhões de dólares anuais ¿ para reformular as polícias com programas comunitários para motivar a participação do cidadão e valorizar o serviço policial. Uma das iniciativas foi o programa cujo critério foi que qualquer delito deve ser coibido com o rigor da lei. A este programa deu-se o nome de: 
RESPOSTA: Tolerância Zero.
8) Numa sociedade democrática, a responsabilidade pela manutenção da paz e a observância da Lei pela Comunidade, não é somente da Polícia. A Polícia do Canadá é o serviço público mais respeitado do país. Em suas atividades, os policiais canadenses se orgulham de não usar violência, há uma preocupação com os procedimentos operacionais para abordagem e a prisão. A estrutura da polícia canadense favorece a modalidade comunitária. Dentre as afirmativas abaixo, assinale que características colaboraram para esta estruturação: 
RESPOSTA: Agilidade da justiça, polícia e utilização de penas alternativas.
Explicação: Canadá: participação da comunidade. A participação da população se dá em todas as decisões da polícia, o que torna o cidadão muitas vezes um voluntário para trabalhar como atendente nos postos policiais, liberando os agentes para trabalhar - Em caso de resistência, utilizam-se instrumentos de menor potencial ofensivo como o spray de pimenta, a chave de braço, o tiro para imobilizar e não para matar e o uso de algemas só em caso de a pessoa oferecer resistência ou oferecer risco para si ou para os outros. O treinamento policial é constante e ele aprende a respeitar as leis escritas e não escritas. Uma das características da polícia e da justiça canadense é a agilidade. Também é sua característica utilizar as penas alternativas evitando-se a detenção desnecessária.
RE
POLÍCCOMUNITÁRIA NO MUNDO

Outros materiais