Buscar

Inteligência emocional (ANOTAÇÕES)

Prévia do material em texto

Inteligência emocional
PROF: JOSÉ RIBEIRO
MATÉRIA: INTRODUÇÃO A AGROPECUÁRIA
TURMA: SUBSEQUENTE 1
EQUIPE: ANTONIO WANDERSON, ELSON FERREIRA, GABRIEL MAHATMA
UMIRIM-CE
OUTUBRO/2018
Inteligência emocional:
Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se auto motivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.
Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
3
Inteligência emocional no trabalho:
(FALAR PRIMEIRO QUE O TEXTO)
O ex-engenheiro do Google Chade-Meng Tan criou o programa Search Inside Yourself (Busque Dentro de Você Mesmo), que combina  Mindfulness (ele de novo), inteligência emocional e neurociência.
O Mindfulness traduzido para o português como atenção plena, tem origem no budismo.
O Search Inside Yourself  ensina técnicas de foco, autoconsciência e resiliência para que as pessoas possam criar um mundo melhor para si mesma e para os outros.
Mas como ser uma pessoa energizante, que alegra o ambiente e que todos querem trabalhar junto?
É o mesmo que diz o Eduardo Tracanella, VICE-PRESIDENTE de marketing do Itaú:
Inteligência emocional no trabalho:
(RELACIONADO A TABELA)
1. Autoconsciência Emocional: Ponto de partida da inteligência emocional. É a capacidade de identificar nossas próprias emoções e os seus gatilhos.
2. Autocontrole Emocional: É a capacidade de manter as emoções e impulsos sob controle em condições de estresse, pressão ou euforia. Uma vez que você identifica suas emoções, você se torna capaz de gerenciá-las, questionando e desativando seus gatilhos. 
Exemplos: “Será que vale a pena eu ficar estressado por isso?”
“Ok, isto me deixa nervoso, mas será que devo passar todo o dia me desgastando com isso”
“Isso me dá raiva. Vou canalizar esta raiva para fazer algo produtivo”.
As 12 competências  da inteligência emocional:
(RELACIONADO A TABELA)
3. Orientação para Realização: É quando você se desafia para se desenvolver em suas atividades a cada dia superando seus padrões rumo ao aprimoramento e excelência. Também assume metas desafiadoras e riscos calculados. É o contrário de estar estagnado.
4. Otimismo: É capacidade de ver o lado positivo das situações persistindo na busca de seus objetivos apesar dos obstáculos. Emoções são contagiosas. Ninguém gosta de ficar ao lado de pessoas negativas. Por isso o otimismo é fundamental para os relacionamentos interpessoais.
5. Adaptabilidade: É a capacidade de agir com flexibilidade às mudanças, recebendo de forma aberta novas abordagens, ideias ou situações. O problema é que mudanças são socos na cara da nossa zona de conforto. Elas ativam diretamente o nosso Sistema Nervoso Simpático, que nos direciona a reagir de forma reativa. Só que o mundo e o nosso trabalho está em constante transformação. É melhor abrir o coração para recebê-las.
As 12 competências  da inteligência emocional:
(RELACIONADO A TABELA)
6. Empatia: É a capacidade de se colocar no lugar do outro, identificar os seus interesses e preocupações a fim de extrair pistas sobre o que ele pode estar sentindo e pensando.
Por exemplo: o garçom trouxe um suco errado para você no restaurante? 
Tente entender qual situação levou ao erro. 
Será que ele está sobrecarregado? A filha dele está doente? O erro foi da cozinha? 
A empatia é uma das habilidades mais poderosas em relacionamentos interpessoais.
As 12 competências  da inteligência emocional:
(RELACIONADO A TABELA)
7. Consciência Organizacional: É a capacidade de compreender e assimilar as correntes de um grupo de relacionamentos, identificação os influenciadores, suas redes e dinâmicas. Está diretamente ligada com a cultura e valores de uma empresa ou comunidade.
Por exemplo: empresas de cultura tradicionais versus empresas de cultura inovadora e dinâmica. Por isso que a identificação com os valores organizacionais se tornou critério para a seleção de candidatos. Pois contratar e demitir gera custos, é esta dor que sites como LoveMondays e o 99Jobs(são sites de valores, avaliam o seu currículo e mostram onde você se encaixa melhor) procuram resolver.
As 12 competências  da inteligência emocional:
(RELACIONADO A TABELA)
8. Influência: É a capacidade de gerar impacto positivo sobre os outros, de persuadir e convencer, para obter apoio para suas iniciativas. Ela é diretamente ligada com capacidade de liderança. e isso não deve ser feito de forma eficaz ou maquiavélica, mas com compaixão. 
Para saber mais sobre influência, um livro bem recomendado é “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.
9. Treinamento e Mentoria: É a capacidade de compartilhar conhecimento, promover a aprendizagem ou o desenvolvimento de longo prazo de outras pessoas oferecendo feedbacks, suporte e orientações. Dar treinamentos e mentorias são atividades que ativam nosso círculo de emoções positivas.  Ou seja, você ensina mas também se alimenta de boas emoções. E isso custa pouco ou nada e o retorno é gigantesco.
As 12 competências  da inteligência emocional:
(RELACIONADO A TABELA)
10. Gestão de Conflitos: Habilidade de ajudar outras pessoas a superar situações emocionais tensas ou estressantes. Para isso, usa-se sensibilidade e bom senso para encontrar soluções a partir de conciliações, concessões e acordos para os desentendimentos.
11. Liderança Inspiradora: É a capacidade de inspirar e contagiar grupos a partir de emoções positivas para extrair o melhor dos outros rumo aos melhores resultados. A liderança inspiradora se espalha entre as pessoas transmitindo confiança, senso de propósito e unidade. Desta forma, a equipe se torna mais criativa, espontânea, assume riscos calculados e os resultados aparecem.
As 12 competências  da inteligência emocional:
(RELACIONADO A TABELA)
12. Trabalho em Equipe: É capacidade de participar ativamente para o desenvolvimento da equipe e alcance de metas individuais e coletivas. Assim, compartilha-se responsabilidades e recompensas em relação às metas atingidas.
(SLIDE 8)
Mais do que isso, estas habilidades irão te colocar em um ciclo de emoções positivas, que irá gerar uma espiral ascendente de desenvolvimento, satisfação e até paz interior.
E isso não custa nada. Mas você precisa estar comprometido!
As 12 competências  da inteligência emocional:
Desenvolva-se!
Ao longo da vida da pessoa, ela pode ter períodos de desenvolvimento estagnado e outros acelerados.
O certo é que o desenvolvimento será mais rápido conforme o comprometimento da pessoa, TUDO É QUESTÃO DE FOCO.
O ideal é nunca ficar estagnado! POIS FICAR PARADO, É RETROCEDER NO TEMPO. E não da pra vencer assim.
Se comprometa com o seu desenvolvimento e resultados maravilhosos certamente aparecerão em todas as áreas da sua vida!
Conclusão.
Inteligência emocional 
Daniel Goleman
Você pode mudar sua vida Adi Barbosa

Continue navegando