Buscar

ATIVIDADE 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
		
	
	Sérgio Arouca
	
	Oswaldo Cruz
	 
	Emílio Ribas
	
	Rodrigues Alves
	
	Eloy Chaves
	
Explicação:
Em 1903, o doutor Emílio Ribas realizou uma curiosa experiência. Trancou-se numa sala com alguns voluntários e deixou-se picar por um mosquito contaminado com o vírus da febre amarela. Em outra sala fez voluntários dormirem vestindo camisas de doentes de febre amarela sujas de urina e vômito. Dessa maneira o médico, contaminado pela febre amarela, provou que a doença não se adquire por contato direto com pessoas doentes. Felizmente, ele ficou apenas algumas semanas de cama e se restabeleceu.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja e a cada dia surgia mais doentes, a população pobre era a que mais sofria. As epidemias foram ficando cada vez mais graves, o que facilitou o aumento da epidemia foi:
		
	
	A retirada dos cortiços e a população alojada em casas populares em bairros distantes.
	
	O atendimento realizado por religiosas nos hospitais de caridade.
	 
	A grande movimentação nos portos devido a chegada dos imigrantes.
	
	A facilidade de acesso aos serviços de saúde.
	
	O saneamento básico que existia nas grandes cidades.
	
Explicação:
Países próximos geograficamente, os portos brasileiros e platinos viviam em constante comunicação comercial, o que favorecia a entrada e saída das epidemias. As quarentenas, apesar de discursos contrários à sua eficácia, foram muito utilizadas não apenas como meio de barrar a entrada das doenças, como também como estratégia política de um ou outro país na região platina.A ênfase no controle dos portos por parte do governo fazia parte de acordos internacionais que se estabeleciam a partir de então. Desde 1873, encontros foram realizados entre Uruguai e Brasil, visando a padronização de medidas de quarentena e saneamento marítimo.
Essas medidas estavam orientadas para combater a propagação principalmente da febre amarela, através da entrada de cargas de carne e couro da Argentina e do Uruguai, uma vez que os navios geralmente passavam do Brasil para Buenos Aires e Montevidéu. Uma das importantes ações no campo da saúde pública derivada dos debates para a busca de solução dos eventos epidêmicos foi a Convenção Sanitária de 1887, feita entre Brasil, Argentina e Uruguai ¿ a primeira a ser ratificada nas Américas (BIRN, 2006). A convenção discriminava períodos de quarentena para navios que propagassem febre amarela e peste, e vigeu por 5 anos.
 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
		
	
	Vacinação obrigatória contra varíola.
	
	Para combater a peste usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
	 
	O objetivo era eliminar a peste e a Dengue.
	
	Para combater a febre amarela eliminou mosquitos transmissores da febre amarela.
	
	Para combater a peste removeu lixos.
	
Explicação:
Oswaldo Cruz queria livrar o Rio de Janeiro da varíola. Mas na primeira campanha de vacinação, há 90 anos, a cidade virou um campo de batalha. As pessoas duvidavam que microorganismos pudessem causar doenças como a varíola e passaram a contestar duramente as medidas sanitárias impostas, como atentatórias à liberdade individual. A campanha contra Oswaldo Cruz tomou conta da cidade. Houve quem impetrasse habeas corpus contra as inspeções domiciliares dos mata-mosquitos. Rodrigues Alves chegou a pedir a Oswaldo Cruz que fosse menos rígido, mas ele ameaçou se demitir. Diante disso, o presidente lhe deu mão forte, convencido de que o jovem médico tinha razão. A campanha de Oswaldo Cruz contra a peste bubônica correu bem. Mas o método de combate à febre amarela, que invadiu os lares, interditou, despejou e internou à força, não foi bem sucedida. Batizadas pela imprensa de ¿Código de Torturas¿, as medidas desagradaram também alguns positivistas, que reclamavam da quebra dos direitos individuais. Eles sequer acreditavam que as doenças fossem provocadas por micróbios.
Entre 11 e 14 de novembro de 1904, o Rio de Janeiro transformou-se em praça de guerra. Era a rebelião popular contra a vacinação antivariólica obrigatória. A população montou barricadas para enfrentar os vacinadores e os soldados, agredidos com latas e pedras. O quebra-quebra dominou o centro da cidade e o governo perdeu o controle da situação. Arandelas de gás partidas, postes de iluminação vergados, fragmentos de vidro por toda parte, paralelepípedos arrancados, bondes virados e incendiados, 700 presos, 65 feridos e 20 mortos ¿ esse foi o saldo do protesto, conhecido como a Revolta da Vacina
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA:
		
	
	O governo de Rodrigues Alves nomeou o médico Oswaldo Cruz para iniciar programa de saneamento para eliminar a peste e a febre amarela.
	
	O Ministério da Saúde foi criado em 1950 no governo Getúlio Vargas com o objetivo de fortalecer as ações de saúde pública.
	
	A meta do governo de Rodrigues Alves era o saneamento e a reurbanização da capital da república.
	
	O médico Emilio Ribas, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pega por contato.
	 
	Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico.
	
Explicação:
Para completar o projeto de saneamento da cidade do Rio de Janeiro, que sofria com constantes epidemias de varíola e febre amarela, foi instituída a obrigatoriedade da vacinação em outubro de 1904. A campanha de vacinação realizada em novembro do mesmo ano, sob o comando de Oswaldo Cruz, ocorreu de forma autoritária, sendo permitido aos agentes de saúde a invasão de domicílios e a aplicação da vacina à força. A população da cidade rebelou-se contra a imposição da vacinação e a crise de habitação, quebrando bondes e atacando prédios públicos. Essa sublevação ficou conhecida como Revolta da Vacina.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O que motivou a pessoas a se revoltarem contra a vacinação obrigatória, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, já que adoeciam muito?
		
	
	B) Não sabiam se as agulhas utilizadas nas vacinas eram descartáveis.
	 
	D) O desconhecimento sobre os efeitos da vacina e a imposição autoritária do governo.
	
	C) A maioria da população nao gostava do Dr Oswaldo Cruz.
	
	E) Somente a alta sociedade poderia ter acesso a vacinação.
	
	A) A maioria da população não podia pagar pela vacina.
	
Explicação:
A grande maioria da população, formada por pessoas desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina. O objetivo da vacinação era positivo, mas a maneira como ela foi aplicada de forma autoritária e violenta deixou as pessoas muito insatisfeitas.Os agentes sanitários em alguns casos invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força e também a maioria das pessoas tinham medo da vacinação, pois desconheciam seus efeitos. Desta maneira, a revolta popular aumentou a cada dia.
 
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em 1923 a Lei  Eloy  Chaves  cria  as  Caixas  de  Aposentadorias  e  Pensões (CAPS), beneficiando  primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar:   
		
	
	D) São consideradas como o embrião da saúde pública no Brasil
	
	B) Seu financiamento era  tripartite ( empregado, empregador e governo)
	 
	E) Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica e seu financiamento era  bipartite (empregado e empregador);
 
	
	C) )  Sua prerrogativa era acúmulo de capital
	
	A) )  Eram vinculadas ao Ministério d o trabalho, com financiamento  tripartite (empregado, empregador e  governo)
	
Explicação:
 A previdência social no Brasil deu seus primeiros passos com a Lei Elói Chaves, de 1923, que criou as Caixas de Aposentadorias e pensões (CAPs), que eram geralmente organizadas por empresas e empregados. As CAPs operavam em regime de capitalização, porém eram estruturalmente frágeis por possuírem um número pequeno de contribuintes e seguirem hipóteses demográficas de parâmetros duvidosos; outro fator de fragilidade era o elevado número de fraudes na concessão de benefícios.  O ESTADO não participava do financiamento das CAPS, logo o financiamento era BIPARTITE
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A reforma urbana foi realizada com a retirada da população pobre do centro da cidade e derrubando vários cortiços, esse movimento se refere ao acontecimento ocorrido no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro apelidado pela população como:
		
	 
	Bota- abaixo 
	
	Revolta da Armada.
	
	Revolta de Canudos.
	
	Revolta Tenentista.
	
	Revolta da Vacina.
	
Explicação:
Expressão criada para designar, ao mesmo tempo, o processo de reformas urbanas operado a partir de 1903 no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e o prefeito da cidade à época, Francisco Pereira Passos (1902-1906). Com a expressão o ¿Bota-Abaixo¿, buscou-se destacar a maneira radical pela qual foi implementado um conjunto de obras públicas que então redefiniram a estrutura urbana da capital federal.
Durante a reforma, os casarões do centro da cidade, já transformados em cortiços foram derrubados e a população pobre expulsa e sem alternativa vai  residir nos morros iniciando assim o processo de favelização que se espalhou por toda a cidade. Uma das causas foi o fato de que os problemas de saúde começavam a afetar a população, as condições precárias existentes na cidade como corpos enterrados nas igrejas, animais mortos por todos os lados e muito lixo amontoado fazia com que a proliferação de doenças aumentasse ainda mais
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?
		
	
	Porque ele não informou qual era a vacina.
	
	Porque criou muitas mudanças na vida das pessoas
	
	Porque o desejo de querer ajudar a população foi muito repentino.
	 
	Porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição.
	
	Porque a vacina era apenas para as classes mais pobres.
	
Explicação:
Contando com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Na tentativa de pôr fim a esse triste quadro epidemiológico, o presidente Rodrigues Alves convocou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, de imediato, pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade Seu projeto, porém, envolvia controvertidas medidas de controle da população e de seus hábitos de higiene. Por ter um caráter de forma de imposição, autoritário e invasivo, adentrando lares e desrespeitando privacidades, sobretudo da população mais pobre, a nova política sanitária foi alvo da mais hostil reação popular.

Outros materiais