Buscar

QUIMICA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Disciplina: Química Geral I – CET 1183
Prof. _____/_____ 1ºsem. /______
Aluno (a) 
 Avaliação II
1. a) Suponha que você prepare 500mL de uma solução de sal com concentração 0,10 mol.L-1 e o derrame. O que acontecerá com a concentração da solução que restou no recipiente? b) Um determinado volume de uma solução de 0,50 mol.L-1 contém 4,5g de um sal. Qual é a massa desse sal presente no mesmo volume de uma solução de 2,50 mol.L-1? 
2. a) Você tem uma solução estoque de NH3 a uma concentração de 14,8 mol.L-1. Qual o volume em mL dessa solução deve ser utilizado para preparar 100,0 mL de uma solução 0,250 mol.L-1 de NH3? b) Caso seja utilizada solução estoque e diluir para um volume total de 0,250 L, qual será a concentração dessa solução?
3. O glicerol é uma substancia muito utilizada na fabricação cosméticos, alimentos, anticongelantes e plásticos. O glicerol é um líquido solúvel em água com densidade de 1,2656 g.mL-1 a 15ºC. Calcule a concentração molar de uma solução de glicerol preparada a partir da dissolução de 50,0 mL de glicerol a 15ºC em água suficiente para perfazer 250,0 mL de solução 
4. Derrama-se um pouco de ácido sulfúrico (H2SO4) em uma bancada de laboratório. Pode neutraliza-lo utilizando bicarbonato de sódio (NaHCO3) sobre ele e, em seguida, enxugando a solução resultante. O bicarbonato é adicionada até que a efervescência promovida pela formação de dióxido de carbono (CO2) cesse. Se 27,00 mL da solução 6,00 mol.L-1 de ácido foi derramado, qual a massa mínima de sal deve ser adicionada para neutralizar o volume derramado?
5. O Arsênio presente em 1,22 g de uma amostra de pesticida foi convertida a AsO4-3 através de tratamento químico apropriado. Ele foi então titulado com Ag+ para formar Ag3AsO4 como precipitado. a) Qual o estado da oxidação do arsênio do íon AsO4-3? b) Dê o nome do Ag3AsO4 por analogia ao composto correspondente contendo fósforo do lugar de arsênio. c) Se foram necessários 25,0 mL da solução de íons prata com concentração 0,102 mol.L-1 para atingir o ponto de equivalência na titulação, qual a massa percentual do arsênio no pesticida?

Outros materiais