Buscar

trabalho de filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE ICENCIATURA EM LETRAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA TUTORA: BEATRIZ MARIA ARRUDA DE ARAÚJO PINHEIRO
TITULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO E ENTREVSTA COM UM PROFESSOR 
ALUNO AUTOR DA ATIVIDADE: ANDRESSA CORREA CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 16/10/2018
Atuo como professora de ensino fundamenta I na prefeitura do Rio de Janeiro e atuo na Escola Municipal Poeta Mario Quintana. Fiz o trabalho me baseando numa aula de valores para minha turma de 2º ano. Na minha unidade escolar as turmas do Fundamental I têm todas as semanas um espaço reservado para a discussão e reflexão sobre valores humanos, tão necessários à nossa convivência diária e ao nosso crescimento enquanto pessoas e cidadãos.
Mas quais são os valores morais? Entendemos que esses valores são atitudes que tomamos para nós, na maneira de ser e agir, que reconhecemos como desejáveis e admiráveis e que nos acompanham mesmo quando não estamos sendo observados ou avaliados.
Minha turma do 2º ano fez uma sequência de atividades com o objetivo de valorizar nossas relações interpessoais e a amizade:
Brincaram com alguns balões e após os estourarem, descobriram que dentro deles havia mensagens importantes. Veja algumas...
“Deixe algum sinal de alegria por onde passar...”.
“O mundo precisa de gente que se preocupa com o próximo.”
“Que o amor seja a melhor forma de começar e terminar o dia.”
Cada criança encontrou um colega que tinha a mesma mensagem e depois de uma breve reflexão, leram as frases de cada par. Após isso, conversamos sobre seu significado para nosso grupo.
Escutamos e cantamos juntos a música “É tão lindo”, da Turma do Balão Mágico e refletimos que devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são mesmo sendo diferentes de nós!
Fizemos a brincadeira “Teia da Amizade”, na qual cada criança segurava o rolo de barbante e escolhia um colega para falar de uma característica marcante nele. Após todos falarem vimos que se formou uma teia, que simboliza nossa união e que só poderá permanecer firme se cada um fizer a sua parte.
Brincamos de “A Ilha”. Algumas crianças receberam, em duplas, folhas de jornal que simbolizavam barcos. No meio do círculo ficava a ilha com um tesouro. As crianças precisavam chegar até a ilha, mas não valia ir “nadando” e nem arrastando o jornal.  A regra principal era: eles podiam se comunicar com os outros “barcos”. Após pensarem bastante em todas as possibilidades, um grupo descobriu que a única opção era colocar todos em um mesmo barco e ir passando os jornais até chegar à ilha. Quando pegaram o tesouro, encontraram a seguinte frase:
“O maior tesouro da vida é ajudar ao próximo e contar com a ajuda de quem esta perto de nós”
Descobrimos que precisamos das pessoas e é muito bom quando podemos contar com a ajuda dos amigos, portanto, devemos também ajudar sempre que tivermos oportunidade.
Assistimos à animação “O lenhador e a raposa”, que nos mostra que devemos confiar nos nossos verdadeiros amigos...
A meu ver, ensinar é trocar conhecimento com os alunos respeitando seus conhecimentos intrínsecos, aprendendo com eles e adaptando a matéria as realidades de cada grupo.
Paulo Freire destaca a importância da valorização do saber dos alunos, de suas experiências vividas e que na relação da prática educativa não só o educador, mas o educando, ensina. Assim, considera-se a trajetória de vida dos educandos na elaboração dos procedimentos das aulas, que se tornam assim flexíveis.
À construção dos procedimentos das aulas estão atrelados todos os recursos que serão utilizados para que se consiga atingir os objetivos propostos. No caso em tela:
• Listei as ideias de forma organizada, sequencial e com clareza.
• Elaborei as atividades de acordo com o tempo da aula. (Tentar prever quanto tempo levará para a execução de cada atividade.) 
• A aula foi elaborada para o educando. O objetivo do plano de aula visa à aprendizagem do aluno.
• Incluindo conceitos, ideias fundamentais e exemplos que facilitam a compreensão do conteúdo.
• por fim questões, exercícios, pesquisas, textos, imagens para testar o conteúdo.
Os pensadores que foram trabalhados são Paulo Freire e Mario Sergio Cortella que sobre o este assunto afirma, em entrevista para Multirio, que a ética é uma questão de autonomia (aquilo que vem de dentro). É a regra interna que tem de ser internalizada, e não apenas obedecida. Ele diz ainda que: “Há coisas que quero, mas não posso. Há coisas que posso, mas não devo. E há coisas que devo, mas não quero. O equilíbrio na vida vem quando o que você quer é algo que você pode e algo que você deve.
É possível tratar a ética como tema escolar. Ela não precisa ser uma disciplina no Ensino Fundamental, mas não se ensina ética apenas falando ou pensando sobre ela. E não adotar um material didático que seja antiético – por exemplo, que não seja pluriétnico.” 
 
Referências:
Artigo extraído do fascículo Conceito & Ação (parte I), da MultiRio, a partir de entrevista concedida à série de TV, publicado em 08/2012.

Continue navegando