Buscar

POL. SOC.II AULA 6.5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	O Projeto da Reforma Sanitária brasileira tem como principal defesa a universalização das políticas sociais e a garantia dos direitos sociais e, nessa perspectiva, sustenta a relação direta com o Projeto Ético Político do Serviço Social. Em relação aos pontos comuns desses projetos, considere: I - A expansão dos direitos de cidadania, a universalidade do acesso, com justiça social, e o papel do Estado na proteção social. II - O princípio da integralidade que aponta um novo enfoque para o direito à saúde, tendo como pilares básicos a interdisciplinaridade e a intersetorialidade. III - O conceito ampliado de saúde com a adoção dos determinantes sociais como estruturantes dos processos saúde-doença. IV - A participação da comunidade, princípio constitucional e eixo organizador do Sistema Único de Saúde. São pontos comuns aos dois projetos:
		
	
	III e IV, apenas.
	
	II e V, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considerando as regras contidas na Lei nº 8.080/1990, assinale a alternativa correta.
		
	
	As ações e serviços de saúde, executados pelo SUS, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade decrescente.
	
	O dever do Estado de garantir a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
	
	A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde não são objetivos do SUS.
	
	Estão excluídas, no campo de atuação do SUS, a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.
	 
	As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda ao princípio da universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
	
Explicação: Considerando as regras contidas na Lei nº 8.080/1990, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda ao princípio da universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O evento marcante para a discussão da política de saúde na década de 1980 foi:
		
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1983, em Brasília
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1988, em Brasília.
	 
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, em Brasília
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1984, em Brasília.
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1985, em Brasília
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal da República de 1988, tratam de um conjunto de regulamentações visando à garantia de políticas e ações de saúde em nível nacional. Sobre essa legislação e sua aplicabilidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas. I - As ações e serviços públicos de saúde devem seguir um modelo assistencial, independentemente de integrarem uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços. II - A descentralização deve pautar-se num processo de condução com direção única em cada esfera de governo. III - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde com base em diretrizes, contratos ou convênios. IV - O processo de formação de recursos humanos na área da saúde estabelece prioridade exclusiva para a atenção básica. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	 
	II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No processo de construção do Sistema Único de Saúde-SUS no Brasil, tivemos períodos distintos, pois o sistema de saúde transitou por alguns modelos, exceto:
		
	
	Médico assistencial-privatista
	 
	Populista
	
	Neoliberal
	
	Nenhuma das respostas
	
	Sanitarista campanhista
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, a ideologia neoliberal ganhou força com as medidas adotadas no governo de-------------------------, sendo consolidada nos dois governos de seu sucessor, ---------------------------, representando grandes perdas para as políticas sociais.
		
	
	Tancredo Neves e José Sarney
	
	LULA e Dilma Roussef
	 
	Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso
	
	José Sarney e LULA
	
	Itamar Franco e Fernando Collor de Mello.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(Adaptada de concurso público) No âmbito da saúde, é fundamental considerar a dimensão da diversidade como mediação necessária para o entendimento da individualidade humana e as questões que revelam essa singularidade, pois os indivíduos em sua diversidade expressam diferenças quanto às relações de gênero, étnico-racial, de orientação sexual entre outras. Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Dentre as formas de opressão que afetam a vida cotidiana na sociedade capitalista, inúmeras são resultantes da negação da diversidade humana.
	
	Diante das transformações sociais do mundo contemporâneo, pode-se afirmar que se reduziu drasticamente o preconceito e a discriminação étnico-racial e sexual.
	
	A homofobia institucional é uma forma de violação de direitos e na área da saúde vem sendo amplamente abordada.
	
	Na ordem capitalista, essa diversidade é respeitada, pois a sociedade do capital se estrutura na exploração do homem sobre o homem, visando ao lucro.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É correto afirmar que a direção do Sistema Único de Saúde será exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:
		
	
	Ministério do Trabalho e Previdência Social, Secretaria do Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social.
	 
	Conselho Nacional de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Municipal de Saúde;
	
	Presidência da República, Governo do Estado e Prefeitura Municipal;
	
	Nenhuma das Respostas
	 
	Ministério da Saúde, Secretaria do Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde; >> Art 9, I, II e III Lei nº 8.080/90

Continue navegando