Buscar

Atividade 1 Redes de Computadores respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
	
	Curso:
	Engenharia da computação
	Data da Avaliação:
	 	/ 	/2018
	Disciplina:
	Fundamentos de Redes de Computadores
	Professor (a):
	Pablo Elleres, M.Sc.
	Alunos (as):
	 Jonathas de Abreu Mendonça 14024420; 
	Matrícula:
	Turma:
	Período:
	Vale: 2,0
Atividade 1 – Fundamentos de Redes de Computadores
Aluno: Jonathas de Abreu mendonça
Aluno: Klemerson Castro da Silva
Profº Pablo Elleres	(Vale: 2,5)
Pesquise sobre o Modelo OSI: (Vale: 0,5)
Definição: 
Osi é um modelo conceitual que caracteriza e padroniza as funções de comunicação de um sistema de telecomunicações ou de computação sem considerar sua estrutura e tecnologia interna subjacente. Seu objetivo é a interoperabilidade de diversos sistemas de comunicação com protocolos padrão. O modelo original possui 7 camadas
Criação: 
No final da década de 1970, um projeto foi administrado pela Organização Internacional de Normalização (ISO), enquanto outro foi realizado pelo Comitê Consultivo Telegráfico e Telefônico Internacional (CCITT, do francês: Comité Consultatif International Téléphonique et Télégraphique). Esses dois organismos de normas internacionais desenvolveram, cada um, um documento que definiu modelos de rede semelhantes.
Em 1983, esses dois documentos foram fundidos para formar um padrão chamado The Basic Reference Model para Open Systems Interconnection. O padrão é geralmente chamado de Modelo de Referência de Interconexão de Sistemas Abertos, Modelo de Referência OSI ou simplesmente modelo OSI. Foi publicado em 1984 tanto pelo ISO, como o padrão ISO 7498, como pelo renomado CCITT (agora chamado de Setor de Padronização de Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações ou ITU-T ) como padrão X.200. 
Estrutura (com detalhamento): 
Camada física – fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e procedimentos para ativar, manter e desativar conexões físicas para a transmissão de bits entre as camadas de enlace de dois computadores. Sua topologia física é de barra, estrela e anel. 
Camada de enlace – a camada d e enlace de dados é a primeira a reunir os bits e a tratar os dados como pacotes. Executa o agrupamento final dos pacotes enviados e realiza a primeira inspeção no recebi mento desses pacotes. 
Camada de rede – controla toda a subrede de comunicações, fazendo o endereçamento (protocolo ip), sequenciamento e roteamento do pacote de dados (datagrama). 
Camada de transporte – É um nível de transição, ou seja, o último dos níveis d e gerencia de pacotes de roteamento e para recuperação de erros. El e adapta qualquer deficiência que não possa ser resolvida pela camada de rede. 
Camada de sessão – Responsável p elo estabelecimento de uma sessão de comunicação entre duas maqui nas distintas. 
Camada de apresentação – A camada de apresentação tem esse nome porque ela a presenta um formato de dados uniforme para a camada de aplicação, ou seja, tem foco na semântica de dados (preocupa -se com a representação da informação, a sua sintaxe) 
Camada de aplicação – Camada que envolve uma variedade de protocolos que são necessários na interação com o usuário e a máquina/rede. Esta camada é comumente mal interpretada como sendo responsável por executar aplicativos de usuários, tais como processadores de texto, planilhas eletrônicas, etc. Na verdade ela fornece uma interface com a qual esses aplicativos podem se comunicar com a rede.
Demais informações que acharem relevante: 
O problema de transferir informações entre computadores é dividido em sete problemas menores e mais gerenciáveis no modelo de referência OSI. Cada um dos sete problemas menores é representado por sua própria camada no modelo(Estaremos futuramente comentando cada camada).
Pesquise sobre o Modelo TCP/IP (Vale: 0,5)
Definição: 
O modelo TCP/IP – Transmission Control Protocol/Internet Protocol – é uma coleção de protocolos utilizados para realizar a comunicação de computadores em uma rede.
Criação
O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Department of Defense Advanced Research Projects Agency, como um recurso para um projeto experimental chamado de ARPANET (Advanced Research Project Agency Network) para preencher a necessidade de comunicação entre um grande número de sistemas de computadores e várias organizações militares dispersas. O objetivo do projeto era disponibilizar links (vínculos) de comunicação com alta velocidade, utilizando redes de comutação de pacotes.
Estrutura (com detalhamento): 
Comparativo entre os dois modelos (OSI x TCP/IP) trazendo os protocolos que cada um deles destaca em suas camadas (Vale: 1,5)
A seguir veremos uma comparação entre o modelo OSI e o modelo TCP/IP, observando suas semelhanças e diferenças:
Semelhanças entre os modelos OSI e TCP/IP:
Ambos são divididos em camadas.
Ambos são divididos em camadas de transporte e de rede equivalentes.
A tecnologia de comutação de pacotes (e não de comutação de circuitos) é presumida por ambos.
Os profissionais de rede precisam conhecer ambos os modelos.
Diferenças entre os modelos OSI e TCP/IP:
O TCP/IP combina as camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação.
O TCP/IP combina as camadas física e de acesso à rede do modelo OSI numa única camada.
O TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas.
A camada de transporte do TCP/IP, que utiliza o UDP, nem sempre garante a entrega confiável dos pacotes, ao contrário da camada de transporte do modelo OSI.
A Internet desenvolve-se com o uso de padrões de protocolos TCP/IP. O modelo TCP/IP ganha credibilidade graças aos seus protocolos. Por outro lado, uma rede informática não é implementada sobre os protocolos do modelo OSI. O modelo OSI é usado como guia para o entendimento do processo de comunicação.

Continue navegando