Buscar

apol 3 sociologia e economia

Prévia do material em texto

0:00:16
Questão 1/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Em economia o “dinheiro” como conhecemos e utilizamos, é definido genericamente como “Moeda”, e sua definição nos diz que é a unidade de troca aceita universalmente em uma sociedade.
Mas, para ser aceita universalmente em uma sociedade, deve preencher três funções básicas: Meio de troca; Unidade de conta e Reserva de valor.
 
Analise os conceitos abaixo de: Meio de Troca, Unidade de Conta e Reserva de Valor, e em seguida responda   a questão.
 
I - Meio de Troca: Intermediário de troca entre as mercadorias, permitindo ser um referencial padrão para compra e venda.
II - Unidade de Conta: instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas, permitindo expressar o valor de um bem de forma numérica.
III - Reserva de Valor:  Poder de compra que se mantém no tempo, o que faz com um bem possa ser adquirido em qualquer período.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	D
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	E
	Não há alternativas corretas.
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
A sociologia de Marx Weber está muito fundamentada em racionalidade e regras. Ele fala sobre a ação social racional, o agir segundo as regras, os regulamentos sociais vigentes. Segundo Weber, a racionalidade é um dos principais elementos da ordem social. A respeito da racionalidade segundo Weber é correto afirmar:
I. Para Weber, a racionalização é sempre positiva, na medida em que torna o mundo mais organizado e inteligível para as pessoas.
II. Com o aparecimento de cada vez mais regras e normas a serem cumpridas, o homem moderno ganharia individualidade e autonomia, estando cada vez menos subordinado à autoridade das leis.
III. A racionalização acaba provocando uma perda de sentido, pois transforma o homem em um “cumpridor de regras”, aprisionando-o numa “jaula de ferro”.
IV. A racionalização tende a inibir toda a criatividade e inventividade dos indivíduos, pois tudo estaria previsto pelas regras.
 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
 
 
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I e III
	
	D
	III e IV
	
	E
	Somente a alternativa IV está correta
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência. Além disso, a maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar. Por isso, Weber distingue três tipos básicos de dominação: a dominação carismática, a dominação tradicional e a dominação racional-legal. Sobre os três tipos de dominação é correto afirmar:
	A
	Jesus Cristo pode ser considerado um líder tradicional, pois seu poder está ligado a dons mágicos e religiosos.
	
	B
	Reis e rainhas são exemplos de líderes carismáticos, pois o poder é passado de geração em geração.
	
	C
	Os vereadores, deputados, senadores e o presidente da república são exemplos de dominação racional-legal porque ocupam determinada posição na estrutura burocrática.
	
	D
	A burocracia é uma das características associadas à dominação do tipo carismática.
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas
Questão 4/5 - Sociologia Organizacional
A obra “A ética protestante e o espírito do capitalismo” relaciona aspectos da religião com o comportamento humano, com o objetivo de compreender o capitalismo. Quem foi o autor dessa obra?
	
	A
	Max Weber
	
	B
	Auguste Comte
	
	C
	Nicolau Maquiavel
	
	D
	Karl Marx
	
	E
	Durkheim
0:02:47
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Em “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, Weber procura relacionar aspectos da religião com o comportamento humano, com o objetivo de compreender o capitalismo. Sobre esta obra é correto afirmar:
I. Weber mostra que há, na ética protestante, uma pregação quase apaixonada pelo trabalho - tanto físico quanto intelectual. - duro e constante.
II. Weber entende que a riqueza desobriga o homem rico de trabalhar.
III. Weber descreve que trabalhar de maneira racional e ordenada é uma forma de agradar a Deus, de acordo com a ética puritana.
IV. Weber mostra como a ética protestante fornece ao homem determinada maneira de ser que irá encontrar correspondência no capitalismo.
V. Weber afirma que a ética protestante é a única causa do capitalismo.
 
São verdadeiras as seguintes afirmações:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I, III e V
	
	D
	II, IV e V
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas

Continue navegando