Buscar

PANORAMA ECONÔMICO - AVALIANDO O APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201610012082)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Relacionado ao estudo da sociedade, estado e economia, assinale, entre as opções a seguir, aquela que se apresenta inadequada.
		
	
	O funcionamento normal do mercado não garante, por sua dinâmica de operação, a manutenção dos níveis de emprego no nível dos preços nos patamares mais próximos possíveis do desejado pela sociedade.
	 
	O sistema de mercado é perfeito. Os monopólios naturais, as externalidades, positivas e negativas, a existência de bens públicos, comprovam essa afirmação.
	
	Somente o Estado pode estabelecer políticas que conduzam a economia a operar dentro de limites que maximizem a geração do produto.
	
	A manutenção das taxas de crescimento e dos níveis de desenvolvimento desejados pela sociedade não são garantidos, necessariamente, pelo sistema de mercado. (ex. níveis de emprego e estabilidade de preços)
	
	O sistema de mercado necessita de uma série de contratos, isto é, de uma estrutura legal que os definam e os tornem efetivos (o sistema jurídico em um contrato de compra e venda).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610091740)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Inflação pode ser definida como a alta persistente e generalizada dos preços da economia. As metas de inflação é o compromisso que o país assumiu em 1999, para dar segurança ao mercado sobre os rumos da economia. Esse sistema prevê que a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve ficar dentro de um limite de tolerância; ou seja, dentro de uma faixa estabelecida. Quando a economia quando está produzindo perto do pleno emprego de recursos está mais sujeita ao processo inflacionário. O aumento dos preços pode ser ocasionada por aumento dos investimentos, aumento dos gastos do governo, aumento das exportações, redução dos tributos, redução das importações, e aumento da oferta da moeda. Qual o tipo de inflação descrito neste caso?
		
	 
	Inflação de Demanda
	
	Inflação da Dívida Pública
	
	Inflação de Impostos
	 
	Inflação de Custos
	
	Inflação Inercial
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609981482)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É um importante instrumento usado pelo Banco Central para combater a inflação. Quando está em alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, tendo em vista que os financiamentos para o crédito em geral ficam mais caros. Por outro lado quando está em queda ,ela favorece o consumo porque os financiamentos ficam mais baratos. Esta proposição está se referindo;
		
	
	a taxa de juros de curto prazo
	
	a taxa de juros de longo prazo
	
	a taxa do crédito direto ao consumidor
	 
	a taxa Selic
	
	a taxa DI.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610007825)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Até o início do século XX, prevalecia nas economias ocidentais:
		
	
	a oferta dependente da demanda
	
	a oferta dependente dos monopólios
	
	o sistema de economia mista
	
	o sistema de economia planificada
	 
	o sistema de livre concorrência
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609980218)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A curva de oferta mostra o que acontece com a quantidade oferecida de um bem quando seu preço varia, mantendo constante todos os outros determinantes da oferta. Quando um desses determinantes muda, a curva da oferta se desloca. Indique qual das variáveis abaixo, quando alterada, não desloca a curva da oferta, coeteris paribus:
		
	
	Número de vendedores
	
	Preços dos insumos
	
	Expectativas
	 
	Preço do bem
	
	Tecnologia

Outros materiais