Buscar

ESTUDO DIRIGIDO RH 1ª Av (lista de exercícios) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

��
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS
Disciplina: CCA 008 – Fisiologia Vegetal
Professores: Clovis Pereira Peixoto e Elvis Lima Vieira 
Colaboração: Ademir Trindade Almeida 
Estudo Dirigido: 1ª avaliação 2017.2
 
Comentar a importância da água na fisiologia das células vegetais, enfocando: calor específico, turgescência, capilaridade, solvente universal e como meio transporte.
Explique as formas de movimentação da água nos sistemas. Exemplifique. 
Comentar os potencias químicos da água (osmótico, mátrico, turgor e gravitacional) em uma célula vegetal adulta.
Apresente um esquema do Sistema-Solo-Planta-Atmosfera (SSPA) com valores de potenciais de água desde o solo até a atmosfera. Tecer comentário sobre o fluxo de água líquida e na forma de vapor e suas resistências.
Explique as etapas do processo transpiratório em folhas.
Comentar os tipos de transpiração em plantas.
Comentar sobre a força motriz do processo transpiratório.
Comentar as resistências que atuam sobre a perda de água na forma de vapor pelas plantas.
Explique como varia durante o dia a transpiração em tecidos vegetais.
Comentar: a transpiração é um processo benéfico para as plantas.
Comentar: a transpiração é um mal necessário para as plantas.
Explique como as plantas absorvem água de forma passiva (condições de ocorrência e vantagens).
As plantas absorvem água sem o gasto de ATP, ou seja, de forma passiva. Ela absorve água através da transpiração, movida pela força motriz,pois desde que o potencial água da folha seja mais negativo do que a do solo, a continuidade do sistema de condução permite o fluxo de água através de toda planta até a atmosfera. Quando a planta perde água na forma de vapor para a atmosfera ocorre uma “sucção”, ou seja, a água ascende por capilaridade. 
Explique como as plantas conseguem perder água na forma líquida (condições e vantagens).
Através da gutação. Ela ocorre nas seguinte condições: transpiração baixa ou nula; solo úmido com boa disponibilidade de água livre, processo respiratório ativo, boa aeração. Essas condições favorecem uma absorção ormótica criando uma pressão radicular positiva, que em herbaceas impulsiona a água via xilema e provavelmente pela saída de água liquida através do hidatódios.
Explique como a luz, CO2, temperatura, disponibilidade de água, umidade relativa e íons afetam a abertura e fechamento dos estômatos.
Luz – tipicamente os estômatos se fecham na ausência da luz e se abrem em sua presença .
CO2 – altas concentrações de CO2 provocam o fechamento e baixas concentrações a abertura
Temperatura – temperaturas elevadas leva a uma alta concentração de CO2 ocasionando o fechamento dos estômatos , já baixa temperaturas pode levar uma redução da consustancia estomática, fechando os estômatos .
Disponibilidade água - geralmente que quando a taxa de transpiração é maior que a de absorção de água ocorre um fechamento estomático
Umidade do ar – pode-se verificar o fechamento estomático quando se aumenta a diferença de vapor de água da folha e o ar
Íons- 
Explique o mecanismo de abertura dos estômatos via teoria da bomba iônica.
As principais etapas do mecanismo de abertura estomática ( bomba de potásio):
1-Produção de ATP pelo cloroplasto ou/e mitocôndria
2-Ativação da ATPase
3-Hiperpolarização da membrana plasmática
4-Abertura do canais de K+, simporte de H+ e Cl-, antiporte de Cl- e OH-, produção de sacarose e dissociação do ácido málico
5-Acumulação de K+, Cl-, malato e sacarose no vacúolo, diminuindo o potencial osmótico e água no vacuolo
6-Influxo de água obedecendo o gradiente de energia livre de água
7-Abertura estomática
Explique o mecanismo de fechamento dos estômatos.
Principais etapas do fechamento estomático com o envolvimento do ABA e do cálcio:
1-Aumento de temperatura e umidade relativa;
2-Aumento da síntese de ABA nas células do mesófilo;
3-Inibição da ATPase nas células estomáticas (despolarização), (A)entrada de concentração de cálcio2++ no citosol e (B) aumento da concentração de Ca2++ no citosol;
4-Fechamento dos canais de entreda de K e abertura dos canais de saída de K
5- aumento do potencial osmótico e água no vacúolo;
6-Aumento da concentração de K+;
7-Saída de água obedecendo o gradiente de energia livra;
8-perda de turgescência com o fechamento estomático.
Comentar como a disponibilidade de água, umidade relativa e temperatura afeta os processos de absorção de água pelas plantas.
Isso da a partir do Sistema Solo Planta Atmosfera (SSPA). O solo deve ter água livre para disponibilizá-la, ou seja, obedecendo o gradiente de potencial água da planta e o solo. Ao diminuir a temperatura da reação ela automaticamente também irá funcionar de forma mais lenta, a exemplo, a água ficará mais viscosa,as membranas menos permeáveis e outros fatores que irão influenciar na redução da velocidade de reação. Enquanto a umidade relativa é importante pelo mesmo fator de gradiende, já que o potencial água da atmosfera é muito mais negativo do que o da planta, um valor muito negativo da atmosfera pode levar a planta um dessecamento , porém essa diferença de potencial é um dos fatores que movimentam a água na planta.
Explique por que as plantas perdem muito mais água na forma de vapor (transpiração) em comparação a absorção de gás carbônico (fotossíntese). E qual a importância deste aspecto em termos de sobrevivência e de produtividade.
A razão da elevada saída de de vapor de água e baixa entrada de CO2 esta relacionada a estes fatores:
Gradiente de concentração de H2O impulsionando a perda de água é 50 vezes maior que o gradiente de concentração de CO2, que impulsiona o influxo de CO2. Isso se deve a baixa concentração de CO2 na atmosfera (370ppm) e a alta concentração vapor de água dentro dos espaços aéreos foliares (100%). 
A difusão do CO2 é mais lenta, pois a molécula de CO2 é maior que a de H2O, logo sua difusão é menor. Além disso a rota do CO2 é mais longa e com mais resistências, ele precisa atravessar a membrana plasmática, o citoplasma e o envelope do cloroplast, até ser assimilado na matriz do cloroplasto, o estroma.
Em termos de sobrevivência e produtividade:
-Sobrevivência: o mesmo local que a planta transpira é o que ela absorve o CO2.
-Produtividade: relacionado a recebimento de radiação solar - 	a fotossintese a transpiração aumentam proporcionalmente na exposição a radiação solar, aumentando sua produtividade.
Comentar os mecanismos de tolerância à seca em plantas superiores.
Os mecanismos de resistência à seca podem ser divididos em escape, retardo e tolerância. No primeiro, as plantas adotam uma estratégia de “fuga” apresentando rápido desenvolvimento fenológico e alto grau de plasticidade, sendo capazes de completar seu ciclo de vida antes que o déficit hídrico torne-se severo o bastante para provocar dano fisiológico. O retardo da desidratação corresponde à manutenção do turgor e volume celular, tanto pela absorção de água por um sistema radicular abundante quanto pela redução da perda por transpiração através do fechamento estomático ou por vias não estomáticas como a cutícula. Por fim, a tolerância à seca é um mecanismo que permite à planta manter o metabolismo, mesmo com a redução do potencial hídrico dos tecidos, devido principalmente ao acúmulo de solutos compatíveis ou osmólitos, proteínas osmoprotetoras e à capacidade antioxidante.
Comentar sobre a osmoregulação como processo de tolerância à seca.
A osmorregulação é faz parte dos processos de prevenção, e visa manter o potencial água elevado na célula. A osmorregulação na raiz visa a manutenção da absorção da água, já as osmorregulação das folhas visa a menor perda de água (via transpiração).
Faça um pequeno texto relacionando deficiência hídrica e produtividade vegetal.
Para a planta absorver água, seja osmoticamente ou passivamente, depende de uma boa disponibilidade de água livre no solo paraque a raiz absorva essa água e por diferença de potencial do solo, da planta e da atmosfera á água se movimente por meio da difusão, osmose ou fluxo de massa. Mas esta planta irá perder água, por meio da transpiração, e nesse processo é que ela também ira absorver CO2 para o seu desenvolvimento e crescimento.
A transpiração e a fotossíntese são processos fotoativos que aumentam proporcionalmente na exposição a radiação solar, aumentando sua produtividade. Só que sabemos que a transpiração é meio de perda de vapor de água nas plantas superiores, e para as plantas poderem perder a água (cerca de 90% do que absorve) tem que haver disponibilidade constante e abundante de água livre no solo. Logo quando a planta é exposta a um déficit hídrico todos os seus processos são afetados, prejudicando sua produtividade vegetal. 
OBS: Entregar no dia prova manuscrito (utilizar caneta azul ou preta)

Outros materiais