Buscar

Contabilização de Passivos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIZAÇÃO DE PASSIVOS
Alunos: Adão; Benjamin; Fagner; Marcelo e Matheus
Introdução da História do Passivo
Natureza dos Passivos
As características específicas de passivos incluem as seguintes:
A obrigação deve existir no presente momento.
Obrigações ou deveres equitativos e construtivos devem ser incluídos.
Não pode haver nenhuma liberdade para evitar o sacrifício futuro.
Normalmente, deve haver um valor de vencimento determinável ou a expectativa de que seja exigido um pagamento de valor determinado com base em estimação razoável numa data futura específica.
Normalmente, o beneficiário do pagamento seria conhecido ou identificável especificamente ou como grupo.
Complicações
Contratos de compensação Unilateral
São aqueles contratos em que uma das partes só tem direitos e a outra só tem deveres. Apenas uma das partes contratantes assume obrigações, não cabendo qualquer contraprestação da outra parte.
Ex: doação pura – o doador tem o dever de entregar o bem doado e o donatário tem o direito de recebê-lo.
Financiamento Fora do Balanço
Mensuração e Reconhecimento
Para que um passivo apareça numa demonstração de posição financeira, é preciso que seja reconhecido e medido. O reconhecimento obedece às regras usuais do SFAC 5, sendo elas as seguintes:
Corresponde à definição de passivo;
É mensurável;
É relevante;
É precisa.
Encerramento de Passivos
Os passivos permanecem nas contas até que haja “uma transação ou outro evento” que os retire das contas. O que, porém, define um evento?
No caso mais simples, o evento consiste no pagamento, por um devedor, do valor devido ao credor. O devedor fica liberado, portanto, de qualquer obrigação adicional. Isto é o que se chama de extinção da divida. No caso mais comum, a dívida é paga na data de vencimento. Em outros casos, a dívida é resgatada antecipadamente, ou seja, antes do vencimento. Dívidas também podem ser perdoadas inteiramente ou em parte pelo credor.
Títulos Híbridos
Nos últimos anos, tem havido uma explosão do número e dos tipos de “passivos” no mercado. O velho empréstimo bancário conhecido da maioria, no qual uma empresa promete pagar os juros bancários a uma taxa fixa, com pagamento final do principal, ainda existe, mas agora há inúmeras variações.
Todos esses novos “passivos” são conhecidos, genericamente, como Instrumentos Financeiros.
Incluem alguns nomes curiosos, tais como: BITS; CIRCUS’S; JETS; STARS; CAMPS; COINS; LYONS; STILTS; CARS; DARTS; SCOUTS; TIGRS.
Títulos Híbridos, este tipo de instrumento possui características de passivo e patrimônio líquido, ao mesmo tempo. Em outras palavras, situa-se numa soma nebulosa entre estes dois conceitos. 
Referências
TEORIA DA CONTABILIDADE, Contabilização de Passivos, capitulo 19, pagina 408.
TIBÚRCIO, César. Instrumentos Híbrido. Disponível em: <http://www.contabilidade-financeira.com/2012/05/instrumentos-hibrido.html>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando