Buscar

BIOSSEGURANÇA+HOSPITALAR

Prévia do material em texto

BIOSSEGURANÇA HOSPITALAR
Biossegurança hospitalar
É um conjunto de medidas que procura reduzir, ao máximo, ou mesmo erradicar, os riscos característicos de determinadas atividades.
Esses riscos podem afetar tanto a saúde do profissional quanto do paciente e causar danos ao meio ambiente.
Quando falamos sobre profissionais de saúde, sabemos que os riscos são ainda maiores, e neste caso, a biossegurança é aplicada principalmente em instalações laboratoriais e aos agentes biológicos aos quais o profissional pode estar exposto.
Atuação da biossegurança
Promover medidas que atuam prevenindo a contaminação, que é, inclusive, uma das principais causas de acidentes dentro do âmbito hospitalar.
INFECÇÃO HOSPITALAR
É qualquer processo infeccioso adquirido no ambiente hospitalar, diagnosticado principalmente durante sua internação, mas que pode ser detectado após a alta e atingir também qualquer outra pessoa presente no hospital” (HINRICHSEN, Sylvia L.,2004). São infecções relacionadas à hospitalização de um paciente ou aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos praticados. 
INFECÇÕES HOSPITALARES MAIS FREQUENTES 
Infecções respiratórias ocorrem em cerca de 19% dos casos.
Infecções por cateter (flebite) representam 13% dos casos.
Infecção urinária representam 34% dos casos. 
Infecção de Suturas aprecem em 17% dos casos.
Fatores que interferem na defesa do organismo
Indivíduos com diabetes, hipertensão arterial, neoplasias, cardiopatias, asma, fumantes.
Os indivíduos com uma determinada idade encontram-se mais predispostos. As crianças que não adquiriram a totalidade das suas defesas e os idosos devido a uma diminuição destas mesmas defesas.
Condições ambientais e nutricionais :Um estado de subnutrição acarreta um estado imunitário deficiente, diminuindo a capacidade de resposta à infecção, assim como um ambiente propício ao desenvolvimento de agentes patogênicos.
Traumatismos e medicação : Qualquer ferida se torna uma porta de entrada para os microorganismos, certos medicamentos provocam uma resistência por parte das bactérias e diminuição da produção de anticorpos.

Continue navegando