Buscar

PROVA 1 Qual das seguintes alternativas não seria classificada como influência social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 664860 - Recursos Humanos na Administração Pública 
Questão 1: Qual das seguintes alternativas não seria classificada como influência social no comportamento de um usuário ou consumidor? 
A)cultura.
B)grupos de referência.
C)propaganda. 
D)a família.
E)classe social. 
Questão 2: Entre as divisões que podem ser feitas com relação aos servidores públicos, podemos destacar os agentes políticos, administrativos e colaboradores. A esse respeito, podemos considerar como correta:
A)Entre os agentes colaboradores, podem ser indicados os que são eleitos através do voto popular.
B)Com relação à assertiva (a) anterior, podemos indicar que se tratam dos agentes administrativos.
C)Os agentes eleitos por meio do voto popular são considerados políticos apenas nos casos iniciais e não nos posteriores, em casos de reeleição.
D)Os agentes administrativos são os que pertencem à iniciativa privada e atuam em conjunto com a área pública, sem fazer parte da estrutura desta última.
E)A definição indicada na assertiva (d), anterior, refere-se aos agentes colaboradores.
Questão 3: O servidor investido em cargo de provimento em comissão, que não seja ocupante de cargo efetivo, quando cometer infração sujeita à pena de demissão ou suspensão, será apenado com: 
A)Destituição de cargo em comissão. 
B)Cassação de aposentadoria ou disponibilidade.
C)A demissão. 
D)A suspensão. 
E)As alternativas “a” e “c” estão corretas. 
Questão 4: A análise da questão previdenciária do servidor público é tratada no art. 40 da Constituição Federal de 1.988. A respeito dessa legislação, pode ser admitido como correta a alternativa?
A)Os servidores públicos estão sujeitos ao RGPS (Regime Geral da Previdência Social), adotado para todos os empregados no país.
B)O regime próprio do servidor público não demanda a sua complementação do valor de contribuição periódica à previdência social.
C)Não existem casos de empregados no setor público que estejam enquadrados no Regime Geral da Previdência Social, dado que não são cobertos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
D)Os servidores públicos são atendidos no que tange aos aspectos previdenciários por um regime diferenciado - Regime Próprio da Previdência Social.
E)O Regime Único da Previdência Social não se aplica aos servidores que estejam atuando em entidades do Distrito Federal e territórios.
Questão 5: Ronaldo e seu pessoal trabalham de oito da manhã às cinco da tarde com uma hora para almoço. Ronaldo sai de casa pela manhã para enfrentar o trânsito e geralmente chega ao escritório aproximadamente às 07:10h. Depois de chegar, ele aciona um despertador em sua mesa para disparar às oito horas, e em seguida envia e-mails para seu pessoal informando-os sobre as tarefas que deverão executar durante o expediente. Quando o despertador toca, ele caminha pelo escritório e verifica se todo o seu pessoal chegou e começou a trabalhar nas tarefas que lhe foram designadas. 
Ronaldo provavelmente descreveria a natureza humana a partir de premissas fundamentais geralmente associadas à: 
A)Teoria Y de McGregor. 
B)Noção de democracia industrial de Mary Parker Follett. 
C)Teoria X de McGregor. 
D)Teoria Z de Ouchi. 
E)Teoria de Maslow.
Questão 6: As tarefas de Administração de Recursos Humanos - ARH mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela:
A)manutenção de uma ação disciplinadora
B)utilização eficaz de seus subordinados.
C)busca constante de resultados.
D)aplicação do treinamento em sala de aula.
E)administração da carreira de cada subordinado.
Questão 7: Por “gestão de pessoas” entende-se:
I - Em um contexto futuro, um processo de gestão descentralizada apoiada nos gestores responsáveis, cada qual em sua área, pelas atividades das organizações.
II - O modelo de gestão da organização tenderá a pautar-se por valores.
III - O aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos conduzirão as organizações a assimilarem conceitos como sistemas flexíveis e procedimentos adaptativos.
IV - Múltiplos fluxos de comunicação em todas as direções com base nas tecnologias da informação, recursos humanos de múltiplas habilidades.
V - Para que uma organização possa introduzir novas tecnologias e processos sistêmicos, os trabalhadores do conhecimento devem estar motivados e treinados para tanto. Daí a necessidade de direcionar a gestão das pessoas de modo a evitar a perda do investimento corporativo realizado pela organização. 
Assinale a alternativa correta:
A)Corretas I, II, e V.
B)I e V.
C)Correta apenas I.
D)Correta apenas V.
E)Corretas I, II, III, IV, V.
Questão 8: A estrutura organizacional é representada graficamente pelo organograma. É correto afirmar que a estrutura organizacional: 
 
A)costuma apresentar uma natureza predominantemente dinâmica.
B)utiliza retângulos para indicar as relações de autoridade e de responsabilidade.
C)é a forma pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas.
D)é abordada por duas formas: especialização vertical e especialização integrada.
E)é a representação escrita e detalhada dos fluxos de trabalho guardada e armazenada no banco de dados do RH de uma empresa.
Questões discursivas
Questão 1: Enquanto para as empresas o planejamento estratégico orienta-se para a garantia de melhores resultados a fim de atender aos interesses dos acionistas, na administração pública essa expressão do planejamento tem como fundamento político garantir a legitimidade das ações de governo. Por quê? Exemplifique? 
Questão 2: Um marco registrado na história da administração pública no Brasil foi do período da chamada República Velha. Pede-se: comentar 2 (duas) características desse período.

Outros materiais