Avaliação II   Individual FLEX Teoria da Contabilidade UNIASSELVI
4 pág.

Avaliação II Individual FLEX Teoria da Contabilidade UNIASSELVI


DisciplinaContabilidade / Ciências Contábeis68.410 materiais501.188 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina:
	Teoria da Contabilidade (CON28)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:424925) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8452518
	
	
Parte superior do formulário
	
1.
	
As convenções funcionam como um limitador, pois existe grande amplitude na aplicabilidade dos postulados e princípios. Com relação às convenções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Objetividade.
II- Materialidade.
III- Conservadorismo.
(    ) Nesta convenção, para a contabilidade, o que mais vale é o atendimento ao usuário da contabilidade, com qualidade da informação. O procedimento adotado para mensuração será considerado objeto quando houver um consenso de profissionais.
(    ) A aplicabilidade desta convenção deve acontecer com base em experiência profissional, observação detalhada dos acontecimentos e fatos registrados contabilmente, além dos princípios e das demais convenções.
(    ) Esta convenção menciona que, quando o contador efetuar uma avaliação,e se deparar com duas ou mais possibilidades igualmente relevantes de mensuração de valor, ele deverá escolher a alternativa que resultar no menor valor para o Ativo e o Resultado e o maior para o Passivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	2.
	O postulado da Entidade se refere às atividades econômicas exercidas pela entidade contábil. É a base de toda a teoria da contabilidade. Qual é a única definição que está clara no postulado contábil com relação à entidade contábil?
	 a)
	As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período pela competência.
	 b)
	Na classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, deverão ser consideradas.
	 c)
	Contabilmente o que é da entidade deve ser lançado separadamente, com o que é dos sócios.
	 d)
	A adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo.
	3.
	Os usuários da contabilidade buscam, cada um a seu modo, satisfazer as suas necessidades, quanto às informações geradas pelos relatórios contábeis, e onde são mais úteis a sua aplicação. Com relação aos acionistas, não é diferente. O que vale é o retorno do investimento. Diante disto, cada tipo de acionista tem a sua prioridade. Sobre os tipos de acionistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Acionista minoritário.
II- Acionista majoritário ou com grande participação.
III- Acionista preferencial.  
(    ) Fluxo de dividendos mínimos ou fixos.
(    ) Fluxo regular de dividendos.
(    ) Fluxo de dividendos, valor de mercado da ação, lucro por ação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	4.
	A ciência contábil é estruturada segundo os princípios fundamentais da contabilidade. O texto da Resolução n.º 750/1993, antes tratava dos princípios, postulados e convenções e através da Resolução 1.282/2010 trouxe algumas alterações e passou a chamar de princípios fundamentais de contabilidade. Correspondem aos princípios, os seguintes excertos: 
"Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas". 
"Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido". 
"O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é consequência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração". 
Sobre os princípios referidos respectivamente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CONSELHO NACIONAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 750 de 29 de dezembro de 1993. Dispõe sobre os princípios de contabilidade. Redação dada pela Resolução nº 1.282/2010. DOU de 31.12.1993. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/res750.htm>. Acesso em: 16 ago. 2018.
	 a)
	Registro pelo valor original, oportunidade e competência.
	 b)
	Oportunidade, prudência e continuidade.
	 c)
	Oportunidade, prudência e competência.
	 d)
	Entidade, prudência e competência.
	5.
	A baixa da duplicata como perda, quando da falência, é facultado à contabilização, pois caracteriza impossibilidade de recebimento. A decisão pela contabilização, está amparada por qual Princípio Contábil?
	 a)
	Prudência.
	 b)
	Oportunidade.
	 c)
	Entidade.
	 d)
	Continuidade.
	6.
	Uma das bases de mensuração do princípio de registro pelo valor original determina que, uma vez integrados ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativo e passivo, podem sofrer variações decorrentes de alguns fatores. Com relação a estes fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um destes fatores é o valor justo.
(    ) A atualização monetária também compõe estes fatores.
(    ) O ajuste de provisão é um fator que influencia nas variações.
(    ) O uso da moeda no país é o fator mais relevante.
Agora, assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	  d)
	F - V - F - V.
	7.
	Os Princípios Fundamentais da Contabilidade, segundo a legislação contábil brasileira, abordam os princípios em foco prático, ou seja, como leis contábeis baseadas em nossa realidade. Sobre os princípios fundamentais da contabilidade vigentes no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I- No Princípio da Entidade, o ponto central é a questão da autonomia patrimonial, ou seja, o patrimônio de uma entidade jamais deve se confundir com o patrimônio de seus sócios ou proprietários.
II- A falta de integridade na produção e na divulgação da informação contábil no Brasil não ocasiona a perda de sua relevância, pois ela não trata das variações patrimoniais.
III- O Princípio do Denominador Comum Monetário é onde o registro contábil original é feito em moeda da data da venda e, mesmo que haja perda do poder aquisitivo, o valor da venda será contabilizado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	8.
	Os componentes patrimoniais, dos ativos e passivos, podem sofrer diversas variações. Como é classificado um ativo que pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos?
	 a)
	Valor realizável.
	 b)
	Valor presente.
	 c)
	Valor justo.
	 d)
	Atualização monetária.
	9.
	Com base nos princípios contábeis, o Princípio da Oportunidade gera o processo de valores e apresenta os componentes patrimoniais para produzir informações contábeis. Sendo assim, a tempestividade tem como aspecto:
	 a)
	Garantir que as variações patrimoniais sejam registradas contabilmente quando acontecem.
	 b)
	Indicar e mostrar as oscilações do patrimônio, através de relatórios gerenciais.
	 c)
	Aceitar e gerar informações contábeis cadastradas no sistema.
	 d)
	Considerar que as atividades contábeis produzam relatórios gerados a qualquer tempo.
	10.
	A ciência contábil é estruturada segundo os princípios fundamentais da contabilidade. O princípio pode referir-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. Sobre esse princípio específico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Exclusividade.
	 b)
	Prudência.
	 c)
	Continuidade.
	 d)
	Oportunidade.
Parte inferior do formulário