Buscar

Avaliação Análise de Impactos Ambientais 11-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0655_AV_201307113281 » ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	 1a Questão (Ref.: 201307192144)
	
	Para fins práticos, em especial do ponto de vista legal de controle da poluição, acrescentamos que o conceito de poluição deve ser associado às alterações indesejáveis provocadas pelas atividades e intervenções humanas no ambiente. Desse modo, como podemos entender uma erupção vulcânica analisada sobre a definição anterior?
		
	
Resposta: Uma erupção vulcânica não pode ser vista como impacto ambiental causada por intervenção humana, visto que se encaixa em acontecimento natural.
	
Gabarito: Uma erupção vulcânica, apesar de poder ser considerada uma fonte poluidora, é um fenômeno natural não provocado pelo homem que foge a seu controle, assim como outros fenômenos naturais, como incêndios florestais, grandes secas ou inundações.
	
	 2a Questão (Ref.: 201307710135)
	
	Em relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A avaliação de impactos ambientais é prevista na PNMA, mas não a recuperação de áreas degradadas.
	
	Os princípios da PMNA são orientadores da ação governamental e estão previstos no artigo 2º da Lei 6938/81.
	
	Podemos citar como exemplos de instrumentos da PNMA a intervenção ambiental, de controle ambiental e de controle repressivo.
	
	A Lei 6938/1981 criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional de Meio Ambiente.
	
	nenhuma das anteriores.
	
	 3a Questão (Ref.: 201307710146)
	
	Os impactos ambientais podem ser classificados a partir de vários critérios. Com relação ao critério quanto ao local impactado, podemos dizer que:
		
	
	local, regional e global.
	
	federal, estadual e municipal.
	 
	pontual ou disperso.
	 
	Ecossistema natural, ecossistema rural e ecossistema urbano.
	
	ocidental ou oriental.
	
	 4a Questão (Ref.: 201307206750)
	
	Sobre aterros sanitários, considere as afirmativas:
1. Necessitam de grandes áreas que, em geral, só são encontradas longe dos centros urbanos.
2. Não há a necessidade de supervisão e controle contínuos, constituindo esse fato uma das grandes vantagens no uso dos aterros sanitários.
3. Um dos elementos básicos para a realização do aterro sanitário e a existência de jazida de material disponível em quantidade suficiente para o recobrimento do aterro ao longo de toda a sua vida util.
4. Quando ha um bom sistema de coleta e tratamento do chorume, não há necessidade de maiores preocupações com o sistema de drenagem de aguas pluviais.
Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente a afirmativa 3 e verdadeira. 
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. 
	
	Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
	 
	Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
 
	 5a Questão (Ref.: 201307263561)
	
	As transformações no ambiente podem ser consideradas causas de impactos ambientais, porém, tais impactos ser de tipos diferentes. De acordo com os tipos de impactos ambientais, podemos afirmar, exceto:
		
	
	os impactos temporários são aqueles que o efeito permanece por tempo determinado.
	
	impactos permanentes se representam em efeitos que não param de se manifestar.
	 
	os impactos ambientais imediatos não podem causar danos a médio ou longo prazo.
	
	impactos indiretos correspondem a uma reação secundária e fazem parte de uma cadeia.
	
	impactos ambientais positivos podem estar relacionados a uma ação de reflorestamento.
	
	 6a Questão (Ref.: 201307263659)
	
	A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode trazer inúmeras vantagens para as empresas que os adotam. Com relação a essas vantagens podemos afirmar, exceto:
		
	
	Segurança, na forma de redução de riscos de acidentes, de sanções legais.
	
	Maior possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental.
	 
	Aumento da sua capacidade de produzir resíduos gerados pelo melhor desempenho.
	
	Economia e/ou redução no consumo de matérias-primas, água e energia.
	
	No mercado, com a finalidade de captar novos clientes e melhora na imagem.
	
	 7a Questão (Ref.: 201307263925)
	
	A etapa inicial de qualquer Avaliação de Impacto Ambiental é realizar uma analise do cenário em questão, observar suas características, fazendo um levantamento da área. Esse levantamento deve abranger três dimensões, sendo elas, o meio biótico, o meio abiótico e o meio antrópico ou socioeconômico. Com relação a essas dimensões, podemos afirmar, exceto:
		
	
	na análise do meio físico, além daqueles dados específicos da atividade ou da área, são considerados aspectos como qualidade do ar na região, níveis de ruído na região e o solo da região.
	 
	os fatores bióticos de um ecossistema são a flora e a fauna da região do empreendimento, por isso, devem ser alvo de uma análise superficial, não sendo necessária a designação de espécies sob ameaça de extinção.
	 
	o meio físico ou abiótico inclui fatores como solo, água, atmosfera e radiações, que surgem pela influência dos componentes físicos e químicos do meio.
	
	para a análise do meio biótico, os aspectos a serem considerados, incluem-se: a caracterização e a análise dos ecossistemas terrestres e aquáticos nas áreas do empreendimento.
	
	entre os aspectos minimamente abordados para análise do meio antrópico, encontram-se, caracterização da dinâmica populacional na área, caracterização do uso e ocupação do solo e o quadro referencial do nível de vida na região.
	
	 8a Questão (Ref.: 201307316066)
	
	Qual a importância da EQUIPE MULTIDISCIPLINAR na elaboração do EIA/RIMA?
	
Resposta: A equipe multidisciplinar discutirá, baseado em conhecimentos e normas, todas as dimensões do Estudo de Impactos Ambientais em questão, apresentando por fim o Relatório de Impactos Ambientais com todas as permissões e/ou restrições quanto à utilização.
	
Gabarito:
É responsável pela elaboração do EIA/RIMA, contratada pelo empreendedor. Essa equipe é tecnicamente responsável pelos resultados apresentados naquele documento e não deve manter qualquer relação de dependência com o contratante (Resolução CONAMA 001/86). Apesar de estar prevista apenas na legislação específica à EIA/RIMA, essa equipe também tem sido contratada, pelo empreendedor, para a elaboração de outros documentos técnicos necessários ao licenciamento ambiental. Os componentes da equipe, sejam pessoas físicas ou jurídicas, devem estar devidamente registrados no Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, gerido pelo IBAMA. A exigência de independência da equipe técnica com relação ao empreendedor tem sido apontada como um aspecto contraditório da legislação, uma vez que a mesma é escolhida e paga por ele.
	
	 9a Questão (Ref.: 201307374816)
	
	Cenários ambientais, perspectivas e outros tipos de estudos prospectivos ajudam-nos a enfrentar a viabilidade de futuros projetos em desenvolvimentos e a conceber políticas eficazes de proteção ambiental. Contudo, alguns de seus objetivos só podem ser alcançados mediante a disponibilidade de informações. Com relação aos aspectos relativos a tais informações, marque a alternativa ERRADA:
		
	 
	As situações de crise e emergência devem ser desconsideradas nessa etapa do processo, pois não ~fazem parte dos cenários futuros estabelecidos.
	
	A compatibilidade entre os níveis de qualidade ambiental e a satisfação das relações mantidas entre as partes, possibilita que se trace estratégias e ações no âmbito do planejamento,
	
	As informações que dão subsídios para avaliar o impacto de um empreendimento, visando planejar atividades de mitigação, são obtidas a partir de dados já existentes.
	
	Um dos fatores mais importantes para a realização do planejamento ambientalé analisar a capacidade de implantação das diretrizes propostas.
	
	O estudo do cenário é a mais adequada forma de avaliação do meio ambiente, principalmente por garantir a preservação do ambiente, buscando níveis compatíveis de qualidade ambiental e satisfação das relações mantidas entre si.
	
	 10a Questão (Ref.: 201307698069)
	
	Marcelo Braga é Gestor Ambiental e está prestando consultoria no licenciamento ambiental para a implantação de um grande shopping Center que será construído em uma área com histórico de severa degradação ambiental. Ainda que esta atividade não seja mencionada na Resolução CONAMA n. 1/86 como obrigatória para a realização de EIA/RIMA, o órgão de controle ambiental está exigindo o estudo para a emissão da Licença Prévia do empreendimento. Com relação ao fato, é INCORRETO afirmar:
		
	
	O EIA deve contemplar o meio socioeconômico, o que inclui a investigação de sítios arqueológicos no local e entorno.
	
	O EIA deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, que deverá identificar os impactos ambientais relacionados à natureza, patrimônios cultural e histórico e ao meio ambiente de trabalho.
	
	O EIA é um estudo sigiloso, efetuado com base em literatura legal e científica e também em levantamentos de campo.
	
	O RIMA reúne as informações do EIA, sendo elaborado com linguagem mais simples e menos técnica.
	 
	A exigência de EIA não é cabível neste caso, sendo o estudo obrigatório apenas para as atividades mencionadas na Resolução CONAMA n. 1/86.

Continue navegando

Outros materiais