Buscar

OBJETIVA ECONOMIA 88 QUESTÕES

Prévia do material em texto

OBJETIVA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ECONOMIA - 88 QUESTÕES. 
APOL 1 – CAPITULOS 1,2 E 3 – PAG 12 A 67 
Questão 1 - Introdução ao Estudo da Economia 
A investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada, eliminando detalhes irrelevantes. Assinale a alternativa que define corretamente os argumentos positivos: 
B- procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a concentração de renda), avaliando aspectos positivos e negativos das  medidas adotadas (políticas de renda mínima, por exemplo). 
Você acertou!. Tebchirani (2011, p. 14)  
 
Questão 2 - Introdução ao Estudo da Economia 
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que define corretamente o princípio “ pessoas enfrentam trade – offs": 
 
C-  Resultado da escassez de recursos, um trade-off (a inevitabilidade das escolhas) reproduz o ditado popular de que “nada é de graça”. Diariamente, deparamo-nos com inúmeros desses casos, por exemplo, por meio dos seguintes questionamentos: Como devemos utilizar o tempo, nosso recurso mais valioso? Estudando, passeando ou vendo TV? Onde devemos aplicar nosso salário? Comprando roupas ou investindo na poupança para adquirir um automóvel no final de ano? Você acertou!. Tebchirani (2011, p. 15)  
 
Questão 3 - Introdução ao Estudo da Economia 
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que define corretamente o princípio “existem custos ocultos”. 
D- Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos). Você acertou! 
Tebchirani (2011, p. 16) explica da seguinte maneira o princípio “existem custos ocultos”: Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos). 
 
Questão 4 - Introdução ao Estudo da Economia 
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. 
B- Resultado da escassez de recursos, um trade-off (a inevitabilidade das escolhas) reproduz o ditado popular de que “nada é de graça”. Diariamente, deparamo-nos com inúmeros desses casos, por exemplo, por meio dos seguintes questionamentos: como devemos utilizar o tempo, nosso recurso mais valioso? Estudando, passeando ou vendo TV? Onde devemos aplicar nosso salário? Comprando roupas ou investindo na poupança para adquirir um automóvel no final de ano? 
Você acertou! 
Tebchirani (2011, p. 15) explica da seguinte maneira o princípio “pessoas enfrentam trade-offs”: Resultado da escassez de recursos, um trade-off (a inevitabilidade das escolhas) reproduz o ditado popular de que “nada é de graça”. Diariamente, deparamo-nos com inúmeros desses casos, por exemplo, por meio dos seguintes questionamentos: como devemos utilizar o tempo, nosso recurso mais valioso? Estudando, passeando ou vendo TV? Onde devemos aplicar nosso salário? Comprando roupas ou investindo na poupança para adquirir um automóvel no final de ano? 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que define corretamente o princípio “pessoas enfrentam trade-offs”. 
 
Questão 5 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 8/10 (objetiva) 
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios  
econômicos. Assinale a alternativa que define cor retamente o princípio "governos, em  
certas circunstâncias, pode m melhorar os resultados do mercado".  
 
D- Existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).  
Você acertou! Tebchirani (2011, p.19) explica da seguinte maneira o princípio ‘governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado’: existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dosresultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).  
 
Questão 6 - Introdução ao Estudo da Economia 
Um sistema econômico pode ser considerado o formato da sociedade em aspectos político, jurídico e socioeconômico, por meio do qual se busca atingir o objetivo de melhoria do bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são: fatores de produção, unidades consumidoras ou famílias, unidades produtoras ou firmas e instituições. Assinale a alternativa que indica corretamente o elemento descrito abaixo. 
 
 "É o conjunto de recursos produtivos, representados por máquinas, equipamentos, ferramentas, terra cultivável, energia e mão de bora, aqui agrupados em duas categorias genéricas: capital e trabalho." 
A- FATORES DE PRODUÇÃO.Você acertou! 
Para Tebchirani (2011, p.21) os fatores de produção representam o conjunto de recursos produtivos, representados por máquinas, equipamentos, ferramentas, terra cultivável, energia e mão de bora, aqui agrupados em duas categorias genéricas: capital e trabalho. 
Questão 7 - Introdução ao Estudo da Economia 
Um sistema econômico pode ser considerado o formato da sociedade em aspectos político,  
jurídico e socioeconômico, por meio do qual se busca atingir o objetivo de melhoria do bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são : fatores de produção, unidades  
consumidoras ou famílias, unidades produtoras ou firmas e instituições.  
Assinale a alternativa que indica corretamente o elemento descrito abaixo.  
 
"São detentoras de rendimento e têm como objetivo fundamental maximizar seu bem-estar  
por meio do consumo de bens e serviços. Bem são tangíveis e podem ser classificados em  
bens de consumo (satisfazem diretamente necessidades humanas),bens de capital (são  
utilizados para produzir outros bens) e bens intermediários (matérias -primas e outros itens  
que  Necessitam de beneficiamento para se tornarem bens de consumo ou de capital).  
Serviços são intangíveis, isto é, não têm expressão material."  
B- Unidades consumidoras ou famílias. Você acertou!  
Para Tebchirani (2011, p.21) as unidades consumidoras ou famílias são detentoras de rendimento e têm como objetivo fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços. Bem são tangíveis e podem ser classificados em bens de consumo (satisfazem diretamente necessidades humanas), bens de capital (são utilizados para produzir outros bens) e bens intermediários (matérias-primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se  
tornarem bens de consumo ou de capital). Serviços são intangíveis, isto é, não têm expressão material 
 
Questão 8 - Introdução ao Estudo da Economia 
Um sistema econômico pode ser considerado o formato da sociedade em aspectos político, jurídico e socioeconômico, por meio do qual se busca atingir o objetivo de melhoria do bem-estar. Os elementos básicos que compõem esse sistema são: fatores de produção, unidades consumidoras ou famílias, unidades produtoras ou firmas e instituições. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente o elemento descrito a seguir. 
 Têm como objetivo a geração de lucros por meio da produção de bens e serviços, mediante a combinação de capital e trabalho, sob a coordenação de um empresário. 
B- Unidades produtoras ou firmas (empresas).Você acertou! 
Para Tebchirani (2011, p. 21), as unidades produtoras ou firmas (empresas) têm como objetivo a geração de lucros por meio da produção de bens e serviços, mediante a combinação de capital e trabalho, sob a coordenação de um empresário. 
 
Questão 9 - Introdução ao Estudo da Economia 
As unidades consumidoras (ou famílias) são detentoras de rendimento e têm como objetivo  
fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços.  
Assinale a alternativa que indica o tipo de bens descritos a seguir.  
"Satisfazem diretamente necessidades humanas."  
D- Bens de consumo .Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.21) os bens de consumo satisfazem diretamente necessidades humanas 
 
Questão 10 - Introdução ao Estudo da Economia 
As unidades consumidoras (ou famílias) são detentoras de rendimento e têm como objetivo  
fundamental maximizar seu bem-estar por meio do consumo de bens e serviços.  
Assinale a alternativa que indica o tipo de bens descritos a baixo.  
"São matérias -primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se tornarem  
outros tipos de bens." 
B- Bens intermediários .Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.21) os bens intermediários são matérias -primas e outros itens que necessitam de beneficiamento para se tornarem bens de consumo ou de capital. 
 
 
Questão 11 - Introdução ao Estudo da Economia 
Nesse sistema predominam regras de mercado com atuação mais intensa do setor público para melhorar a distribuição da renda, promover a equidade e reduzir as instabilidades no nível de produção e emprego por meio da utilização ativa da política econômica. 
D- sistemas mistos. Tebchirani (2011, p.22) 
 
Questão 12 - Introdução ao Estudo da Economia 
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do  
século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista  
e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava.  
Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a  
partir dessa época. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a fase da evolução do pensamento econômico descrita abaixo. 
Enquanto na Antiguidade o pensamento econômico estava subordinado à filosofia, à política, à moral cristã e aos usos e costumes (normas consuetudinárias), nessa fase, as novas ideias mercantilistas voltam-se para o nacionalismo e para a autossuficiência. Adotando uma visão estática do mundo, esse conjunto de práticas levou as nações a um permanente estado de 
guerra, com estrita regulamentação da atividade produtiva. A acumulação de reservas em metais preciosos é, aqui, o objetivo principal, razão da busca permanente de superavit comerciais. 
B- Fase pré-científica (até 1750). Você acertou! 
Fase pré-científica (até 1750). Enquanto na Antiguidade o pensamento econômico estava subordinado à filosofia, à política, à moral cristã e aos usos e costumes (normas consuetudinárias), nessa fase, as novas ideias mercantilistas voltam-se para o nacionalismo e para a autossuficiência. Adotando uma visão estática do mundo, esse conjunto de práticas levou as nações a um permanente estado de guerra, com estrita regulamentação da atividade produtiva. A acumulação de reservas em metais preciosos é, aqui, o objetivo principal, razão da busca permanente de superavit 
comerciais (TEBCHIRANI, 2011, p. 23) 
 
Questão 13 - Introdução ao Estudo da Economia 
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do  
século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista  
e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava.  
Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a  
partir dessa época. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a fase da evolução do pensamento econômico descrita abaixo. 
É indiscutível a relevância, como teórico, de Karl Marx (1818-1883) no capitalismo, diante do grande alcance das questões por ele abordadas. Opondo-se aos clássicos, esse teórico desenvolveu novos conceitos, como o da mais-valia (apropriação do excedente econômico pelo capitalista) e o do exército de reserva industrial (o crescimento do número de trabalhadores e da oferta de trabalho deprecia o valor do salário), antevendo o colapso do sistema capitalista resultante da concentração crescente do capital, do aumento do desemprego e do declínio na taxa de lucro. 
(  ) Marxismo- (TEBCHIRANI, 2011, p. 24) 
 
Questão 14 - Introdução ao Estudo da Economia 
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do  
século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista  
e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava.  
Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a  
partir dessa época. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a fase da evolução do pensamento econômico descrita abaixo. 
Revisitando os clássicos, essa abordagem teórica dos princípios econômicos básicos considera a nova realidade, que conta com os seguintes fatores: concentração econômica com forte tendência monopolística, interferência estatal, crescimento real dos salários, fortalecimento dos 
sindicatos e notável prosperidade das economias ocidentais, além de, contrariamente às pessimistas previsões dos clássicos, notável prosperidade das economias ocidentais. Ademais, a introdução de novos conceitos teóricos e de refinado instrumental quantitativo alterou, de forma significativa, a teoria econômica: nessa fase, o homem econômico, que é racional e calculador, empenha-se na maximização de sua satisfação. 
 
(  ) Escola neoclássica. (TEBCHIRANI, 2011, p. 25) 
 
Questão 15 - Introdução ao Estudo da Economia 
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do  
século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista  
e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava.  
Sendo assim, a evolução do pensamentoeconômico se deu por algumas correntes originadas a  
partir dessa época. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a fase da evolução do pensamento econômico descrita abaixo. 
John Maynard Keynes (1883-1946), considerado o fundador da macroeconomia, mostrou que as economias capitalistas não tinham a capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, abrindo caminho, assim, para o uso da política econômica. Esse processo desenvolveu-se contrariamente à proposta neoclássica, segundo a qual a ação governamental deveria 
limitar- se à produção dos chamados bens públicos (segurança, saúde e educação). A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de Keynes, é considerada o marco divisor da macroeconomia, propondo um novo esquema teórico para explicar a Grande Depressão dos anos 19305 – cataclísmico acontecimento histórico que horrorizou o mundo pelos seus efeitos econômicos e políticos, quando a teoria neoclássica não conseguia mais explicar a situação. 
B- Escola keynesiana. (TEBCHIRANI, 2011, p. 25 e 26) 
 
 
 
 
 
 
Questão 16 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 4/10 (objetiva) 
O processo de formação dos preços representa o capítulo da microeconomia que analisa mercados individuais (mercados de um único produto). A análise desse processo retrata aspectos comportamentais de consumidores e de firmas. Segundo Vasconcelos, citado por Tebchirani  
(2011), a formação de preços está fundamentada em alguns pressupostos. Analise as afirmativas a seguir: 
 I. O valor dos bens é subjetivo (valor utilidade), baseado em preferências dos consumidores, que, por sua vez, representam o grau de satisfação por eles atribuídos aos bens e  
Serviços. 
 II. A utilidade total tende a aumentar , isto é, os consumidores preferem sempre consumir mais. III. A utilidade total tende a diminuir, isto é, os consumidores preferem sempre consumir menos. IV. Embora diversas variáveis interfiram no processo, considera-se o efeito “puro” ou “líquido” de cada variável isoladamente sobre a demanda e a oferta. V. Embora diversas variáveis interfiram no processo, considera-se o efeito “puro” ou “líquido” de cada variável de maneira conjunta sobre a demanda e a oferta. Assinale a alternativa que indica corretamente quais das afirmativas apresentadas acima podem ser consideradas como verdadeiras, no que se refere aos pressupostos que fundamentam a formação de preços.  
C- Apenas I, II e IV. Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.36) são verdadeiras as seguintes afirmativas: I – O valor dos bens é subjetivo (valor utilidade), baseado em preferências dos consumidores, que, por sua vez, representam o grau de satisfação por eles atribuídos aos bens e serviços; II – A utilidade total tende a aumentar, isto é, os consumidores preferem sempre consumir mais; e IV – Embora diversas variáveis interfiram no processo, considera-se o efeito “puro” ou “líquido” de cada variável isoladamente sobre a demanda e a oferta. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/17830761/apol-01-introducao-ao-estudo-da-economia) 
 
Questão 17 - Introdução ao Estudo da Economia 
Demanda é a quantidade de determinado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período. Considerando a demanda como o foco da discussão analise as afirmativas abaixo: 
 I - A demanda depende do preço do bem/serviço. 
 II - A demanda não depende do preço de outros bens/serviços; 
 III - A demanda depende da renda do consumidor 
 IV - A demanda depende do gosto/preferência do consumidor  
 V - A demanda não depende de fatores sazonais.  
 VI -A demanda depende da disponibilidade de crédito e do cenário econômico. 
 Assinale a alternativa que indica corretamente quais das afirmativas apresentadas são verdadeiras. 
D-  Apenas I, III, IV, VI. Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.37) as afirmativas verdadeiras são: I - A demanda depende do preço do bem/serviço; III - A demanda depende da renda do consumidor; IV - A demanda depende do gosto/preferência do consumidor e VI - A demanda depende da disponibilidade de crédito e do 
 cenário econômico. 
 
Questão 18 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 9/10 (objetiva) 
Demanda é a quantidade de deter minado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período, o que depende, principalmente: do preço do bem/serviço, do preço de outros bens/serviços, da renda do consumidor, do gosto/preferência do consumidor, de fatores sa zonais e da disponibilidade de crédito e do cenário econômico. A respeito da lei geral da demanda considere o quadro e o gráfico a seguir e assinale a alternativa que descreve, corretamente, as informações neles expressadas.  
A- Conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela-se  
inversamente relacionado, no que diz respeito às quantidades demandadas e o preço de um bem,  
considerando-se que permanecem inalterados os demais fatores determinantes do preço.  
Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.37) conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela-se inversamente relacionado, no que diz respeito às quantidades demandadas e o preço de um bem, considerando-se que permanecem inalterados os demais fatores determinantes do preço.  
 
Questão 19 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 1/10 (objetiva) 
Demanda é a quantidade de deter minado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período, o que depende, principalmente: do preço do bem/serviço, do preço de outros bens/serviços, da renda do consumidor, do gosto/preferência do consumidor, de fatores sazonais e da disponibilidade de crédito e do cenário econômico. 
 A respeito da lei geral da demanda considere o quadro e o gráfico a seguir. 
Conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela - se inversamente relacionado, no que diz respeito às quantidades demandadas e o preço de um bem, considerando -se que permanecem inalterados os demais fatores determinantes do preço, ou seja, a curva presente no gráfico, que representa a demanda do consumidor por um bem/serviço, é de inclinação descendente (declividade negativa), indicando que, a preços mais baixos, o indivíduo demanda mais mercadoria. Tal comportamento é condicionado pelas seguintes condições: efeito -substituição, efeito -renda, lei da utilidade marginal decrescente. Assinale a alternativa que descreve o efeito-substituição corretamente. 
B- À medida que o preço de uma mercadoria reduz, os consumidores passam a usá-la em substituição a mercadorias similares, cujos preços não foram alterados. Você acertou! 
 
De acordo com Tebchirani (2011, p.39) no efeito-substituição à medida que o preço de uma mercadoria reduz, os consumidores passam a usá-la em substituição a mercadorias similares, cujos preços não foram alterados.  
(https://www.passeidireto.com/arquivo/17830761/apol-01-introducao-ao-estudo-da-economia) 
 
Questão 20 - Introdução ao Estudo da Economia 
Demanda é a quantidade de deter minado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período, o que depende, principalmente: do preço do bem/serviço, do preço de outros bens/serviços, da renda do consumidor, do gosto/preferência do consumidor, de fatores sazonais e da disponibilidade de crédito e do cenário econômico. 
 A respeito da lei geral da demanda considere o quadro e o gráfico a seguir.  
Conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela-se inversamente relacionado no que diz respeito às quantidades demandadas e ao preço de um bem, considerando-se que permanecem inalterados os demais fatores determinantes do preço. Ou seja, a curva presente no gráfico, que representa a demanda do consumidor por um bem/serviço, é 
de inclinação descendente (declividade negativa), indicando que, a preços mais baixos, o indivíduo demanda mais mercadoria. Tal comportamento é condicionado pelas seguintes condições: efeito-substituição, efeito-renda e lei dautilidade marginal 
Decrescente. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que descreve o efeito-renda corretamente. 
C- Uma redução no preço de determinada mercadoria aumenta o poder aquisitivo (a renda real dos consumidores), e isso permite que tais consumidores comprem mais unidades desse mesmo produto. Além de um estímulo ao consumo, o declínio do preço permite, também, o acesso ao mercado considerado de pessoas com menor poder aquisitivo. 
Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 39), no efeito-renda, uma redução no preço de determinada mercadoria aumenta o poder aquisitivo (a renda real dos consumidores), e isso permite que tais consumidores comprem mais unidades desse mesmo produto. Além de um estímulo ao consumo, o declínio do preço permite, também, o acesso ao mercado considerado de pessoas com menor poder aquisitivo. 
 
 
Questão 21 - Introdução ao Estudo da Economia 
Enquanto mudanças nos preços provocam alterações nas quantidades demandadas, resultando em deslocamentos ao longo da curva demandada, outros fatores, como mudanças na renda dos consumidores ou em preços de bens substitutos ou correlatos e alterações de preferências e expectativas, provocam deslocamentos da curva da demanda. Tais movimentos são apresentados no gráfico abaixo. 
 
 
Considerando as discussões sobre os deslocamentos da curva de demanda, assinale a alternativa correta 
A- Deslocamentos da curva da demanda para a direita indicam aumentos da demanda. Por outro lado, deslocamentos para a esquerda indicam redução da demanda. 
Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 40), deslocamentos da curva da demanda para a direita indicam aumentos da demanda. Por outro lado, deslocamentos para a esquerda indicam redução da demanda. 
 
 
 
Questão 22 - Introdução ao Estudo da Economia 
Oferta é a quantidade de um bem/serviço que os produtores desejam vender em certo período de tempo. Considerando a oferta como foco da discussão analise as afirmativas abaixo. 
 I. A oferta também é determinada pelo preço do bem/serviço 
II. A oferta é unicamente determinada pelo preço dos fatores de produção 
III. A oferta não é determinada pela tecnologia empregada 
IV. A oferta é determinada, também, pelo preço dos demais bens 
V. A oferta é determinada, também, pelo número de produtores 
 Assinale a alternativa que indica corretamente quais dessas afirmativas são verdadeiras. 
B- Apenas as afirmativas I, IV e V. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.41) a oferta é determinada principalmente pelos seguintes fatores: preço do bem/serviço, preço dos fatores de produção, tecnologia empregada, preço dos demais bens e número de produtores 
 
Questão 23 - Introdução ao Estudo da Economia 
Modificações na oferta de qualquer bem ou serviço deslocam a curva para a direita ou esquerda, e a cada preço, uma quantidade maior ou menor é ofertada. A oferta também pode sofrer deslocamento em casos de redução ou aumento no preço dos insumos de uma inovação tecnológica que reduza os custos de produção, ou quando há aumento ou redução do número 
de produtores e mudanças nas expectativas. 
Analise o gráfico a seguir. 
Oferta do produto X 
Alternativas de preço                                         Quantidades ofertadas 
3                                                                                     3.000 
6                                                                                     6.000 
8                                                                                     8.000 
10                                                                                  10.000 
(FALTOU UM GRAFICO) 
Considere as afirmativas a seguir como possíveis avaliações do gráfico apresentado anteriormente. 
I- De acordo com a lei da oferta, quanto mais alto o preço (poderoso 
incentivo para as firmas), maior a quantidade ofertada. 
II- De acordo com a lei da oferta, quanto mais alto o preço (poderoso 
incentivo para as firmas), MENOR a quantidade ofertada. 
III- Preços mais elevados possibilitam a expansão da produção, 
havendo, nesse caso, a necessidade de contratação de trabalhadores 
adicionais, pagamento de horas extras e investimento na expansão das fábricas. 
IV- Preços mais elevados possibilitam a expansão da produção, NÃO havendo, nesse caso, a necessidade de contratação de trabalhadores adicionais, pagamento de horas extras e investimento na expansão das fábricas. 
D- I-V, II-F, III-V, IV-F.  PAG 42 
 
 
 
Questão 24 - Introdução ao Estudo da Economia 
De acordo com a lei da oferta, quanto mais alto o preço (poderoso incentivo para as firmas), maior a quantidade ofertada. Preços mais elevados possibilitam a expansão da produção, havendo, nesse caso, a necessidade de contratação de trabalhadores adicionais, pagamento de horas extras e investimento na expansão das fábricas. Além disso, a indústria – conjunto 
de firmas do mesmo ramo – também pode atrair novos participantes. 
Analise o gráfico a seguir. 
Gráfico 2.4 – Deslocamentos da curva de oferta 
(NÃO FOI POSSIVEL COPIAR O GRAFICO DA PAG 43) 
Considere as afirmativas a seguir como possíveis avaliações do gráfico apresentado anteriormente. 
I- Modificações na oferta de qualquer bem ou serviço deslocam a curva para a direita ou esquerda, e a cada preço, uma quantidade maior ou menor é ofertada. 
II- Modificações na oferta de qualquer bem ou serviço NÃO deslocam a 
curva para a direita ou esquerda, e a cada preço, uma quantidade 
SEMPRE menor é ofertada. 
III- A oferta também pode sofrer deslocamento em casos de redução ou aumento no preço dos insumos de uma inovação tecnológica que reduza os custos de produção, ou quando há aumento ou redução do número de produtores e mudanças nas expectativas. 
IV- A oferta NÃO sofre deslocamento em casos de redução ou aumento no preço dos insumos de uma inovação tecnológica que reduza os custos 
de produção, NEM quando há aumento ou redução do número de produtores e mudanças nas expectativas. 
C- I-V, II-F, III-V,IV-F. PAG 43 
 
Questão 25 - Introdução ao Estudo da Economia 
A partir do quadro e do gráfico apresentados abaixo, analise o comentário feito na sequência. 
 
 
 
 
Quando existe essa situação, há excesso de demanda, o que determina escassez, e há excesso de oferta, resultando na formação de estoques indesejados. Esse cenário é explicado no quadro e no gráfico a partir do preço R$ 3,00, por meio do qual percebe-se uma pressão ascendente, pois, nesse caso, as quantidades demandadas superam as quantias produzidas e ofertadas. Além disso, a escassez resultante força os preços para cima, até que, ao preço de R$ 6,00, quantidades ofertadas e demandadas igualam-se, estabilizando o mercado através do preço de equilíbrio. 
 Assinale a alternativa que indica corretamente a situação econômica descrita acima 
B- Preços abaixo do equilíbrio de mercado 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 44), quando os preços estão abaixo do equilíbrio, há excesso de demanda, o que determina escassez, e há excesso de oferta, resultando na formação de estoques indesejados. Esse cenário é explicado no quadro e no gráfico a partir do preço R$ 3,00, por meio do qual percebe-se uma pressão ascendente, pois, nesse caso, as quantidades demandadas superam as quantias produzidas e ofertadas. Além disso, a escassez resultante força os preços para cima, até que, ao preço de R$ 6,00, quantidades ofertadas e demandadas igualam-se, estabilizando o mercado através do preço de equilíbrio. 
 
Questão 26 - Introdução ao Estudo da Economia 
A partir do quadro e do gráfico apresentados abaixo, analise o comentário feito na sequência. 
 
 
 
 
No gráfico, a quantidade 6000 nivela o mercado (demanda e oferta estão igualadas naquela quantidade). Portanto, o mercado está “limpo”: consumidores e firmas produtoras estão “satisfeitos”, adquirindo/vendendo 6000 unidades ao preço de R$ 6,00. 
 
Assinale a alternativa que indica corretamente a situação econômica descrita acima. 
D- Equilíbriode mercado.Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 45), o equilíbrio de mercado é explicado, nesse exemplo, da seguinte maneira: no gráfico, a quantidade 6000 nivela o mercado (demanda e oferta estão igualadas naquela quantidade). Portanto, o mercado está “limpo”: consumidores e firmas produtoras estão “satisfeitos”, adquirindo/vendendo 6000 unidades ao preço de R$ 6,00 
 
 
Questão 27 - Introdução ao Estudo da Economia 
A partir do quadro e do gráfico apresentados abaixo, analise o comentário feito na sequência. 
 
 
No gráfico, a quantidade 6000 nivela o mercado (demanda e oferta estão igualadas naquela quantidade). Portanto, o mercado está “limpo”: consumidores e firmas produtoras estão “satisfeitos”, adquirindo/vendendo 6000 unidades ao preço de R$ 6,00. 
 Assinale a alternativa que indica corretamente a situação econômica descrita acima: 
D- Equilíbrio de mercado. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 45), o equilíbrio de mercado é explicado, nesse exemplo, da seguinte maneira: no gráfico, a quantidade 6000 nivela o mercado (demanda e oferta estão igualadas naquela quantidade). Portanto, o mercado está “limpo”: consumidores e firmas produtoras estão “satisfeitos”, adquirindo/vendendo 6000 unidades ao preço de R$ 6,00. 
 
 
 
 
Questão 28 - Introdução ao Estudo da Economia 
Em algumas situações estratégicas, o governo interfere no mecanismo de mercado e no sistema de preços, seja fixando impostos para financiar as atividades governamentais, seja estabelecendo preços mínimos para dar proteção aos produtores agrícolas ou decretando o valor do salário mínimo. Nesse contexto, o sistema de preços é eliminado quando o governo decreta tabelamentos e congelamentos, o que geralmente determina a escassez do produto cujo valor foi fixado 
abaixo do preço de equilíbrio. 
Assinale a alternativa que indica corretamente o fenônemo econômico descrito anteriormente: 
A- interferências do governo no mercado. De acordo com Tebchirani (2011, p. 46) 
 
Questão 29 - Introdução ao Estudo da Economia 
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações 
de preços e da renda, que são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica. 
Assinale a alternativa que indica corretamente o fenônemo econômico descrito anteriormente: 
(  )- Elasticidade. De acordo com Tebchirani (2011, p. 46) 
 
Questão 30- Introdução ao Estudo da Economia 
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, as quais são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica. 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a medida de elasticidade descrita a seguir. 
o resultado será sempre positivo, pois aumentos ou reduções de preço representam um incentivo para as firmas produzirem mais ou menos. 
D- Elasticidade-preço da oferta (EPO).  
 
Tebchirani (2011, p. 48) resultado será sempre positivo, pois aumentos ou reduções 
de preço representam um incentivo para as firmas 
produzirem mais ou menos.) descreve que  
 
Questão 31 - Introdução ao Estudo da Economia 
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, as quais são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.  
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a medida de elasticidade descrita abaixo. 
 
 Mede variações percentuais na quantidade demandada do produto X, relativamente a variações percentuais no preço do bem Y. Caso o preço desse bem aumente, e a quantidade demandada de X também, ambos podem se caracterizar como bens substitutos (como gasolina e álcool combustível, por exemplo). Se o preço de Y aumentar e a quantidade demandada de X diminuir, as mercadorias poderão ser consideradas bens complementares (como CDs e CD players, por exemplo). 
 
A- Elasticidade-preço cruzada. Você acertou! 
Tebchirani (2011, p. 48) descreve da seguinte maneira a elasticidade-preço cruzada: mede variações percentuais na quantidade demandada do produto X, relativamente a variações percentuais no preço do bem Y. Caso o preço desse bem aumente, e a quantidade demandada de X também, ambos podem se caracterizar como bens substitutos (como gasolina e álcool combustível, por exemplo). Se o preço de Y aumentar e a quantidade demandada de X diminuir, as mercadorias poderão ser consideradas bens complementares (como CDs e CD players, por exemplo). 
 
Questão 32 - Introdução ao Estudo da Economia 
A oferta depende da eficiência dos métodos de produção escolhidos pelas firmas, que podem ser intensivos em capital, quando utilizam, relativamente, mais capital do que trabalho, ou intensivos em trabalho, quando acontece o contrário. As decisões de produção de uma firma, levando em consideração as características do mercado consumidor, estão baseadas em uma função de produção. 
Assinale a alternativa que descreve corretamente, essa função: 
B- indica a relação entre a quantidade física de produto obtida por meio da combinação de fatores 
de produção, capital e trabalho em determinado período – respeitadas as restrições tecnológicas determinadas pela engenharia do processo.  Tebchirani (2011, p.56) 
 
Questão 33 - Introdução ao Estudo da Economia 
Assinale a alternativa a que se refere o conceito descrito abaixo. 
 O período em que a empresa está crescendo e ampliando a quantidade de trabalho, além de estar investindo mais em ativos fixos. 
D- Longo prazo para a teoria econômica. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 57), longo prazo é o período em que a empresa está crescendo e ampliando a quantidade de trabalho, além de estar investindo mais em ativos fixos. 
 
Questão 34 - Introdução ao Estudo da Economia 
Assinale a alternativa a que se refere o conceito descrito abaixo: 
O tempo em que uma firma mantém seus recursos de capital, como máquinas, equipamentos, área construída etc., inalterados, flexibilizando apenas a dotação de trabalho (mão de obra). 
C- Curto prazo para a teoria econômica. De acordo com Tebchirani (2011, p. 57) 
 
Questão 35 - Introdução ao Estudo da Economia 
Verificado geralmente em situações de curto prazo, em que um fator de produção é fixo, esse princípio sugere que, flexibilizando-se a dotação de trabalho e mantendo -se fixo o capital da firma, a produção aumenta a taxas crescentes até determinado ponto e, depois, passa a variar a taxas decrescentes (com acréscimos cada vez menores), podendo, após certo  
limite, diminuir. 
A- Princípio dos rendimentos decrescentes  
De acordo com Tebchirani (2011, p. 57), o princípio dos rendimentos decrescentes é verificado geralmente em situações de curto prazo, em que um fator de produção é fixo, esse princípio sugere que, flexibilizando-se a dotação de trabalho e mantendo-se fixo o capital da firma, a produção aumenta a taxas crescentes até determinado ponto e, depois, passa a variar  
a taxas decrescentes (com acréscimos cada vez menores), podendo, após certo limite, diminuir. 
 
 
 
Questão 36 - Introdução ao Estudo da Economia 
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito descrito abaixo. 
 Na maioria dos casos, o crescimento de uma firma dá origem a rendimentos crescentes de escala em função da: maior especialização dos trabalhadores, o que gera maior produtividade; do acesso facilitado ao crédito; da posição mais fortalecida com os fornecedores e do uso de equipamentos indivisíveis, aqueles que não podem ser reduzidos para a produção de uma quantidade menor de produto. 
B- Economias de escala. 
De acordo com Tebchirani (2011, p.58) as economias de escala são assim descritas: Na maioria dos  
casos, o crescimento de uma firma dá origem a rendimentos crescentes de escala em função da: maior especialização dos trabalhadores,o que gera maior produtividade; do acesso facilitado ao crédito; da posição mais fortalecida com os fornecedores e do uso de equipamentos indivisíveis, aqueles que não podem ser reduzidos para a produção de uma quantidade menor de produto. 
 
Questão 37 - Introdução ao Estudo da Economia 
Mercados competitivos (em concorrência perfeita) apresentam as seguintes características: mercado atomizado, produto homogêneo, transparência e ausência de barreiras à entrada. 
 Assinale a alternativa a que se refere o conceito descrito abaixo. 
 As informações relevantes (preço, qualidade, condições contratuais etc.) são conhecidas por todos os participantes de determinado mercado. Por exemplo, vendedores e compradores de soja conhecem perfeitamente o preço praticado, o volume de produção e as expectativas do mercado internacional. 
C- Transparência. Você acertou! 
Tebchirani (2011, p. 62) descreve transparência da seguinte maneira: as informações relevantes (preço, qualidade, condições contratuais etc.) são conhecidas por todos os participantes de determinado mercado. Por exemplo, vendedores e compradores de soja conhecem perfeitamente o preço praticado, o volume de produção e as expectativas do mercado internacional. 
 
 
Questão 38 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 5/10 (objetiva) 
Mercados competitivos (em concorrência perfeita) apresentam as seguintes características: mercado atomizado , produto homogêneo, transparência e ausência de barreiras à entrada. Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual dessas características é descrita a seguir. Existência de um grande número de firmas, todas relativamente pequenas ante o mercado total e, por isso, incapazes de influenciar o preço. Elas, nesse caso, são tomadoras de valores, isto é, aceitam os preços que são estabelecidos no conjunto do mercado. 
A- Mercado atomizado. Você acertou! 
 Tebchirani (2011, p.62) descreve o mercado atomizado da seguinte maneira: Existência de um grande número de firmas, todas relativamente pequenas ante o mercado total e, por isso, incapazes de influenciar o preço. Elas, nesse caso, são tomadoras de valores, isto é, aceitam os preços que são estabelecidos no conjunto do mercado. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/17830761/apol-01-introducao-ao-estudo-da-economia) 
Questão 1/1 - Introdução ao Estudo da Economia 
 
 
APOL 2 – CAPITULO 4 – PAG 68 A 79 
 
Questão 39 - Introdução ao Estudo da Economia 
Com característica antagônica aos mercados em concorrência perfeita, esta estrutura de mercado apresenta, de um lado, uma única firma vendedora dominando a oferta e, de outro, o conjunto dos consumidores. Entretanto, a empresa que representa esta estrutura, não tem controle total sobre o preço, pois, se elevá-lo demasiadamente, isso representará peso excessivo para os consumidores, que tenderão a consumir o produto em menores quantidades. Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida acima.  
 
D- Monopólio. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.71) com característica antagônica aos mercados em concorrência perfeita, o monopólio apresenta, de um lado, uma única firma vendedora dominando a oferta e, de outro, o conjunto dos consumidores. Entretanto, o monopolista não tem controle total sobre o preço, pois, se elevá-lo demasiadamente, isso representará peso excessivo para os consumidores, que tenderão a consumir o produto em menores quantidades 
 
Questão 40 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 10/10 Objetiva) 
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandada s e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. O  
quadro a seguir apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder. Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita no número 2. 
 
A- Concorrência imperfeita (monopolista)  
De acordo com Tebchirani (2011, p.71) a concorrência imperfeita (monopolista) é uma estrutura de mercado com as seguintes características: grande número de firmas, produtos diferenciados, suave controle de preços (face à existência de vários substitutos próximos), sem barreiras à entrada. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/17830761/apol-01-introducao-ao-estudo-da-economia) 
 
Questão 41 - Introdução ao Estudo da Economia 
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. 
O quadro abaixo apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder. 
 
 
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita na coluna 1. 
(1)- Concorrência perfeita. Você acertou! De acordo com Tebchirani (2011, p. 71) 
 
Questão 42 - Introdução ao Estudo da Economia 
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. 
O quadro abaixo apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder. 
 
 
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita na coluna 2. 
B- Concorrência monopolista (ou concorrencia imperfeita) 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 71), a concorrência imperfeita (monopolista) é uma estrutura de mercado com as seguintes características: grande número de firmas, produtos diferenciados, suave controle de preços (face à existência de vários substitutos próximos) e ausência de barreiras à entrada. 
 
Questão 43 - Introdução ao Estudo da Economia 
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. 
O quadro abaixo apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder. 
 
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita na coluna 3. 
A- Oligopólio. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 71), o oligopólio é uma estrutura de mercado com as seguintes características: poucas firmas, produtos padronizados ou diferenciados, considerável controle sobre o preço (principalmente se houver cooperação e formação de cartéis) e fortes barreiras à entrada. 
 
Questão 44 - Introdução ao Estudo da Economia 
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva. 
O quadro abaixo apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder. 
 
 
De acordo com  Tebchiran(2011)  estrutura clássica de mercado descrita na coluna 4. 
(4) - Monopólio. Você acertou! De acordo com Tebchirani (2011, p. 71) 
Questão 45 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 6/10  
Quando as economias de escala deter minam que a entrada de uma segunda firma eleva o custo médio de produção, o monopólio torna- sedesejável. Assinale a alternativa que classifica este monopólio corretamente.  
D- Natural. Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.72) quando as economias de escala determinam que a entrada de uma segunda firma eleve o custo médio de produção, o monopólio torna-se desejável, denominado de monopólio natural. 
 
Questão 46 - Introdução ao Estudo da Economia 
Monopólios derivam da existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, sendo estas determinadas por algumas circunstâncias. Considere as seguintes afirmativas:  
I - Exigência de elevado volume de capital em virtude da engenharia do projeto e da escala mínima de produção.  
II - Domínio da patente, enquanto essa não cai em domínio público, em face da inovação tecnológica desenvolvida para produzir o bem ou o serviço.  
III - Não controle das matérias primas básicas.  
IV - Concessões do poder público.  
Assinale a alternativa que indica as afirmativas que podem ser consideradas como verdadeiras enquanto circunstâncias que determinam existências de barreiras à entrada de novas firmas no mercado. 
C- Apenas I, II e IV. Você acertou!  
De acordo com Tenchirani (2011, p.72) as alternativas I, II e IV são verdadeiras. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/23133850/apol2-economia-e-administracao) 
 
Questão 47 - Introdução ao Estudo da Economia 
Também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza -se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, estes podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar - se da realidade. Nessa estrutura clássica de mercado, cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação. 
A- Concorrência monopolista/monopolística  
De acordo com Tebchirani (2011, p.73) também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, estes podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Na concorrência monopolista (também denominada de monopolística), cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/23133850/apol2-economia-e-administracao) 
 
Questão 48 - Introdução ao Estudo da Economia 
É uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de reduzido número de produtores – os quais competem entre si –, sendo obstruída a entrada de novas empresas, geralmente em virtude do elevado volume de capital exigido, ante a escala mínima de operação muito elevada. Nesses casos, a mercadoria pode ser diferenciada ou não. Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida acima: 
A- Concorrência monopolística 
B- Oligopólio. De acordo com Tebchirani (2011, p.74)  
C- Concorrência perfeita 
D- Monopólio 
 
APOL 3 – CAPITULOS 5 E 6 – PAG 80 A 117 
Questão 49 - Introdução ao Estudo da Economia 
Enquanto a microeconomia amplia detalhes de mercados específicos para analisa -los, a macroeconomia simplifica particularidades e analisa suas inter -relações, procurando visualizar o conjunto. Do ponto de vista da microeconomia, podemos estudar, por exemplo, o que determina o número d e automóveis produzidos no Brasil, enquanto que, em macroeconomia, analisamos a produção total da economia. Além disso, pelo foco desta ultima, o b em -estar material será tanto mais elevado quanto mais perto a economia estiver da utilização plena de seu s recursos (pleno emprego).  
Analise as seguintes afirmativas, identificando como MI - Microeconomia e Ma - Macroeconomia, em seguida marque a sequência correta:  
I - Explica como o consumidor determina a distribuição de sua renda total entre os muitos produtos e serviços à sua disposição, visando maximizar o seu bem - estar.  
II - Explica como a empresa de termina a mais baixa combinação de custos de capital e trabalho para elaborar seu produto.  
III - Explica como a empresa fixa o preço de venda e determina a quantidade de um produto que  
maximizará o seu lucro.  
IV - Analisa como se determinam a produção total de bens e serviços e o emprego total de recursos, bem como o que força esses índices totais a flutuarem.  
V - Verifica a influência da taxa de câmbio no nível de importação e exportações.  
Assinale a alternativa que indica corretamente quais dessas alternativas estão se referindo à  
microeconomia (MI) e à macroeconomia (M A). 
A- I-MI, II-MI, III-MI, IV-MA, V-MA .Você acertou!  
De acordo com Tebchirani (2011, p.82-83) a alternativa correta é I-MI, II-MI, III- MI, IV-MA, V-MA. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/23133850/apol2-economia-e-administracao) 
 
Questão 50 - Introdução ao Estudo da Economia 
Cabe à análise macroeconômica estabelecer relações de causa e efeito, assim como estimar custos e benefícios de cada alternativa de política econômica. Entretanto, a decisão final sobre o curso de ação a ser seguido, diante de várias prioridades, é uma questão política. Analise as alternativas a seguir como possíveis objetivos da política macroeconômica. 
I - Alto nível de emprego 
II - Estabilidade dos preços 
III - Crescimento da produção 
IV - Distribuição desigual da renda  
Assinale a alternativa que indica corretamente quais das alternativas apresentadas são verdadeiras enquanto objetivos da política macroeconômica. 
B- Apenas I, II e III.Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.84) os principais objetivos da política macroeconômica são os seguintes: alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção, distribuição equitativa da renda. 
 
Questão 51 - Introdução ao Estudo da Economia 
A política macroeconômica envolve a participação governamental sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesas planejadas pela sociedade (demanda agregada), no sentido de atingir os objetivos referidos anteriormente, utilizando-se dos seguintes instrumentos: política fiscal, política monetária, política cambial e política comercial. Assinale a alternativa que indica corretamente qual desses instrumentos é descrito abaixo.  
 
Controle da moeda, do crédito e da taxa de juros. 
 
D- Política monetária. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.84) a política monetária busca o controle da moeda, do crédito e da taxa de juro 
 
Questão 52 - Introdução ao Estudo da Economia 
A política macroeconômica envolve a participação governamental sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesas planejadas pela sociedade (demanda agregada), no sentido de atingir os objetivos referidos anteriormente, utilizando-se dos seguintes instrumentos: política fiscal, política monetária, política cambial e política comercial. Assinale a alternativa que indica corretamente qual desses instrumentos é descrito abaixo.  
 
Controle do ingresso e da saída de moeda estrangeira, bem como da formação da taxa cambial. 
A- Política cambial. De acordo com Tebchirani (2011, p.84) 
 
Questão 53- Introdução ao Estudo da Economia 
A política macroeconômica envolve a participação governamental sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesas planejadas pela sociedade (demanda agregada), no sentido de atingir os objetivos referidos anteriormente, utilizando-se dos seguintes instrumentos: política fiscal, política monetária, política cambial e política comercial. Assinale a alternativa que indica corretamente qual desses instrumentos é descrito abaixo. 
 
Definição das práticas de comércio internacional, dos mecanismos de incentivo às exportações 
e do relacionamento comercial com os demais países. 
( )-Política comercial. Tebchirani (2011, p.84) 
 
Questão 54 - Introdução ao Estudo da Economia 
A política macroeconômica envolve a participação governamental sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesas planejadas pela sociedade (demanda agregada), no sentido de atingir os objetivos referidos anteriormente, utilizando-se dos seguintes instrumentos: política fiscal, política monetária, política cambial e política comercial. Assinale a alternativa que indica corretamente qual desses instrumentos é descrito abaixo. 
Controle do orçamento público (receitas e gastos do setor público). 
C- Política Fiscal. Tebchirani (2011, p.84) 
 
Questão 55 - Introdução ao Estudo da Economia 
Alternativa de política econômica. Entretanto, a decisão final sobre o curso de ação a ser seguido, diante de várias prioridades, é uma questão política. Analise as alternativas a seguir como possíveis objetivos da política macroeconômica. 
I. Alto nível de emprego 
II. Estabilidade dos preços 
III. Crescimento da produção 
IV. Distribuição diferenciada da renda 
 De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente quais das alternativas apresentadas são verdadeiras enquanto possíveis objetivos da política macroeconômica 
B- Apenas I, II e III. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 84), os principais objetivos da política macroeconômica são os seguintes: alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda. 
Questão 56 - Introdução ao Estudo da Economia 
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de câmbio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir. 
 
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mercado 1. 
(1) - MERCADO DE BENS E SERVIÇOS. Tebchirani (2011, p. 85). (Índice geral de preços (IGP), PIB ( produto interno bruto) 
 
Questão 57 - Introdução ao Estudo da Economia 
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de câmbio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir. 
 
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mercado 2. 
D- Mercado de trabalho. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 85), os fatores Taxa de Salário e Nível de Emprego são mensurações econômicas que contribuem para análises sobre o mercado de trabalho. 
 
Questão 58 - Introdução ao Estudo da Economia 
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de câmbio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir. 
 
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mercado 3. 
(3)- MERCADO MONETÁRIO. Tebchirani (2011, p. 85). (Taxas de juro, Meios de pagamento) 
 
Questão 59 - Introdução ao Estudo da Economia 
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de câmbio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir. 
 
 
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mercado 4. 
(4) - MERCADO CAMBIAL. Tebchirani (2011, p. 85) (Taxa de câmbio, Volume de moeda estrangeira) 
Questão 60 - Introdução ao Estudo da Economia 
A análise macro econômica e a formulação de políticas utilizam dados necessários para monitorar a economia como um todo. Os sistemas de contabilidade nacional (ou contabilidade social) avaliam os dados macroeconômicos agregados (nível de produção, emprego, renda etc.), registrando de forma sistemática as transações realizadas no país. Enquanto a teoria macroeconômica estabelece relações funcionais para valores teóricos e planejados, antecipando o 
que pode ocorrer (l), o sistema de contas nacionais procura medir os principais agregados, com base em valores já realizados. Assinale a alternativa que indica corretamente a expressão (l) que caracteriza as relações funcionais  estabelecidas pela teoria macro economica. 
 C- ex ante. Tebchirani (2011, p.89) 
 
Questão 61 - Introdução ao Estudo da Economia 
Durante muitos anos do período pós-Segunda Guerra, a economia brasileira apresentou vigorosas taxas de crescimento. A partir da década de 1980, porém, ela passou a demonstrar resultados insatisfatórios, com repercussões negativas sobre a ocupação de mão de obra. Analise as afirmativas apresentadas em sequência enquanto possíveis causas desse baixo desempenho. 
I.-Inadequada gestão macroeconômica 
II.-Desequilíbrios nas contas externas 
III.-Cambio estável 
IV -Déficits no orçamento público 
V - Baixas taxas de inflação 
VI -Descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras 
Assinale a alternativa que indica corretamente quais das afirmativas podem ser consideradas como verdadeiras enquanto causas desse baixo desempenho. 
A- Apenas I, II, IV e VI. Você acertou! 
Tebchirani (2011, p.101) indica como causas desse baixo desempenho a inadequada gestão  
macroeconômica, os desequilíbrios nas contas externas, a instabilidade no cambio, os déficits no 
 orçamento público, as altas taxas de inflação e as descontinuidades provocadas por uma violenta 
 modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras. 
 
Questão 62 - Introdução ao Estudo da Economia 
Dois paradigmas procuram explicar as causas das flutuações na produção e no emprego. o paradigma clássico-liberal e o paradigma keynesiano. 
 Assinale a alternativa que contem informações corretas sobre a teoria (ou paradigma) clássica. 
B- A teoria clássica assegura que a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que, por sua vez, refere-se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho 
De acordo com Tebchirani (2011, p.102) a teoria clássica assegura que a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que, por sua vez, refere-se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho. 
Questão 63 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 3/10 (objetiva) 
Assinale a alternativa que contém informações corretas sobre a teoria clássica 
C- A teoria clássica assegura que a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que por sua vez, refere -se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho.  
De acordo com Tebchirani (2011, p.103) a teoria clássica assegura que a demanda agregada será sempre igual à oferta agregada, sendo esta determinada pela capacidade instalada, que por sua vez, refere-se à quantidade e à qualidade dos insumos de capital e de trabalho. 
( https://www.passeidireto.com/arquivo/17830761/apol-01-introducao-ao-estudo-da-economia) 
 
 
 
Questão 64 - Introdução ao Estudo da Economia 
As despesas de consumo pessoal são determinadas pelo nível da renda pessoal disponível. À medida que sua renda disponível aumenta, os consumidores ampliam seus gastos de consumo. 
Depreende-se ainda que, quando há elevação dos demais componentes da demanda agregada, como investimentos, gastos do governo, ou exportações, a renda sofre incremento, o que 
resulta em um novo aumento do consumo, e assim sucessivamente. 
C- Renda menos tributos. Você acertou! 
 
De acordo com Tebchirani (2011, p.105) renda 
pessoal disponível significa renda menos tributos. 
 
Questão 65 - Introdução ao Estudo da Economia 
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito definido abaixo. 
 É a parcela da renda nacional não gasta em bens de consumo que pode financiar um investimento,o qual é definido com o acréscimo ao estoque de capital. 
D- Poupança. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.107) poupança é a parcela da renda nacional não gasta em bens 
 de consumo que pode financiar um investimento, o qual é definido com o acréscimo ao estoque de 
 Capital. 
 
Questão 66 - Introdução ao Estudo da Economia 
Tendo em vista que o mercado, por meio de um sistema de preços, não consegue cumprir adequadamente algumas funções, cabe ao setor público realizar algumas tarefas. Assinale a alternativa que indica corretamente a tarefa descrita abaixo. 
 Fornecer bens e serviços que não tenham sido produzidos satisfatoriamente pelo setor privado (saneamento e segurança, por exemplo). 
A- FUNÇÃO ALOCATIVA. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.110) na função alocativa o setor público intenta fornecer bens e serviços que não tenham sido produzidos satisfatoriamente pelo setor privado (saneamento e segurança, por exemplo) 
 
 
Questão 67 - Introdução ao Estudo da Economia 
Tendo em vista que o mercado, por meio de um sistema de preços, não consegue cumprir adequadamente algumas funções, cabe ao setor público realizar algumas tarefas. Assinale a alternativa que indica corretamente a tarefa descrita abaixo. 
 Promover a distribuição da renda dos segmentos mais ricos para outros, mais pobres. 
(  )- Função distributiva. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.110) na função alocativa o setor público intenta fornecer bens e serviços que não tenham sido produzidos satisfatoriamente pelo setor privado (saneamento e segurança, por exemplo) 
 
 
Questão 68 - Introdução ao Estudo da Economia 
Tendo em vista que o mercado, por meio de um sistema de preços, não consegue cumprir adequadamente algumas funções, cabe ao setor público realizar algumas tarefas. Assinale a alternativa que indica corretamente a tarefa descrita abaixo: 
 Aumentar o nível de emprego e reduzir a instabilidade dos preços por meio da política econômica. 
(  )-Função estabilizadora . Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.110) na função alocativa o setor público intenta fornecer bens e serviços que não tenham sido produzidos satisfatoriamente pelo setor privado (saneamento e segurança, por exemplo) 
 
Questão 69 - Introdução ao Estudo da Economia 
O orçamento público (receitas do setor público) apresenta superávit quando a arrecadação supera os gastos. Por outro lado, quando os gastos excedem o valor da arrecadação, verificamos um déficit. Assinale a alternativa que indica corretamente o índice descrito a seguir: 
 – Subtraindo dos gastos governamentais o valor das despesas financeiras incidentes sobre a dívida 
pública, temos esse índice, que, de forma simplificada, revela a disponibilidade de recursos para pagamento dos compromissos financeiros. 
A- Resultado primário. De acordo com Tebchirani (2011, p.111), Resultado primário – Subtraindo dos gastos governamentais o valor das despesas financeiras incidentes sobre a dívida pública, temos o resultado primário, que, de forma simplificada, revela a disponibilidade de recursos para pagamento dos compromissos financeiros (juros da dívida pública). 
 
Questão 70 - Introdução ao Estudo da Economia 
O orçamento público (receitas do setor público) apresenta superávit quando a arrecadação supera os gastos. Por outro lado, quando os gastos excedem o valor da arrecadação, verificamos um déficit. Assinale a alternativa que indica corretamente o índice descrito a seguir: 
Essa medida indica o fluxo líquido anual de financiamentos obtidos pelo setor público para cobertura do excesso de gastos totais sobre as receitas totais. 
D- Resultado nominal  
De acordo com Tebchirani (2011, p. 111), o resultado nominal indica o fluxo líquido anual de financiamentos obtidos pelo setor público para cobertura do excesso de gastos totais sobre as receitas totais. 
 
APOL 4 – CAPITULO 7 – PAG 118A 135 
Questão 71 - Introdução ao Estudo da Economia 
A moeda permite que as transações sejam concluídas em tempos diferentes – com a separação da compra e da venda – e torna as trocas mais baratas e eficientes, fazendo com que a sociedade possa utilizar se tempo e esforço para objetivos mais importantes. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a função da moeda descrita acima. 
D- Meio de pagamento.Você acertou! 
A moeda permite que as transações sejam concluídas em tempos diferentes – com a separação da compra e da venda – e torna as trocas mais baratas e eficientes, fazendo com que a sociedade possa utilizar se tempo e esforço para objetivos mais importantes. Dessa forma, a moeda exerce a função de meio de pagamento (intermediária de troca) (TEBCHIRANI, 2011, p.121). 
Questão 72 - Introdução ao Estudo da Economia 
Nas sociedades capitalistas modernas, a divisão do trabalho gerada pela especialização transformou a produção de mercadorias e serviços em um processo complexo, que exige grande esforço d e coordenação entre os diversos participantes. A produção de uma única mercadoria exige a participação de inúmeras firmas, gerando contratos estabelecidos entre tais agentes. Essas relações, por sua vez, exigem data de entrega, especificações diversas e valor monetário dos pagamentos a serem efetivados. Da mesma forma, contratos entre firmas e banco s requerem limites de crédito, taxas de juros e paga mentos. Vale ressaltar também que existe algo em comum a todos os contratos, o que caracteriza essa função específica da moeda. Assinale a alternativa que indica correta mente a função da moeda descrita anterior mente 
C- Unidade de conta. Você acertou!  
 
De acordo com Tebchirani (2011, p.121) o texto do enunciado descreve a função de unidade de conta ou medida monetária de transações. 
(https://www.passeidireto.com/arquivo/17830761/apol-01-introducao-ao-estudo-da-economia) 
Questão 73 - Introdução ao Estudo da Economia 
À medida que as necessidades comerciais das sociedades tornaram-se mais sofisticadas, a moeda– instrumento facilitadoras transações – evoluiu, mantendo características físicas próprias, Assinale a alternativa que indica, corretamente, a característica descrita em sequência. 
A aceitação da moeda não prejudica o último detentor. 
B- Durabilidade. Tebchirani (2011, p.122) 
 
Questão 74 - Introdução ao Estudo da Economia 
À medida que as necessidades comerciais das sociedades tornaram-se mais sofisticadas, a moeda– instrumento facilitadoras transações – evoluiu, mantendo características físicas próprias, Assinale a alternativa que indica, corretamente, a característica descrita em sequência. 
facilita as trocas e não impõe custos adicionais para isso. 
D- Transportabilidade. Tebchirani (2011, p.122) 
 
Questão 75 - Introdução ao Estudo da Economia 
À medida que as necessidades comerciais das sociedades tornaram-se mais sofisticadas, a moeda– instrumento facilitadoras transações – evoluiu, mantendo características físicas próprias, Assinale a alternativa que indica, corretamente, a característica descrita em sequência. 
O fracionamento da moeda permite que as transações sejam realizadas sem custos adicionais. 
(  )- Divisibilidade. Tebchirani (2011, p.122) 
 
Questão 76 - Introdução ao Estudo da Economia 
À medida que as necessidades comerciais das sociedades tornaram-se mais sofisticadas, a moeda– instrumento facilitadoras transações – evoluiu, mantendo características físicas próprias, Assinale a alternativa que indica, corretamente, a característica descrita em sequência. 
 Aumenta a confiança. 
(  )- Dificuldade de falsificação. Tebchirani (2011, p.122) 
 
Questão 77 - Introdução ao Estudo da Economia 
Questão 2/10 (objetiva) 
Como representação de valor, a moeda deve ser estável. Essa função permite ao detentor de moeda a possibilidade de reter recursos pelo tempo que julgar conveniente, sem que isso lhe imponha custos adicionais.  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, a função da moeda descrita anteriormente.  
A- Reserva de valor. Você acertou!  
De acordo com Tebchirani(2011, p.122) o texto do enunciado descreve a função de reserva de valor 
 
 
Questão 78 - Introdução ao Estudo da Economia 
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o subsistema normativo e o subsistema operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Centrar do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados. Assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito abaixo. 
Local onde são realizadas operações de curtíssimo prazo para suprir necessidades imediatas de caixa dos diversos agentes econômicos, principalmente das próprias instituições financeiras 
C- Mercado monetário. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.132) o mercado monetário é o local onde são realizadas operações de curtíssimo prazo para suprir necessidades imediatas de caixa dos diversos agentes econômicos, principalmente das próprias instituições financeiras 
 
 
 
Questão 79 - Introdução ao Estudo da Economia 
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o subsistema normativo e o subsistema operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados. 
 De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito abaixo. 
 Ambiente onde são atendidas as necessidades de recursos para financiamento do consumo e do capital de giro das empresas. Os financiamentos de investimentos de longo prazo são atendidos, principalmente, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) 
B- Mercado de crédito. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 132), o mercado de crédito é o ambiente onde são atendidas as necessidades de recursos para financiamento do consumo e do capital de giro das empresas. Os financiamentos de investimentos de longo prazo são atendidos, principalmente, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
 
Questão 80 - Introdução ao Estudo da Economia 
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o subsistema normativo e o subsistema operativo. O subsistema normativo é composto pelo 
Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Centrar do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados. 
Assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito abaixo. 
Nesse mercado, são captados recursos para a cobertura de finalidades específicas, como proteção de riscos, capitalização, pensões e aposentadorias. 
C- Mercado de seguros, capitalização e previdência privada. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.133) no mercado de seguros, capitalização e previdência 
privada são captados recursos para a cobertura de finalidades específicas, como proteção de riscos, 
capitalização, pensões e aposentadorias. 
 
Questão 81 - Introdução ao Estudo da Economia 
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o subsistema normativo e o subsistema operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados. 
 De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito abaixo. 
Nesse segmento são realizadas a compra e a venda de moedas estrangeiras Necessárias às operações internacionais, por meio das instituições (bancos e Casas de câmbio) autorizadas pelo Banco Central. 
D-  Mercado de câmbio. De acordo com Tebchirani (2011, p. 132) 
 
APOL 5 – CAPITULOS 8 E 9 – PAG 136 A 179 
 
Questão 82 - Introdução ao Estudo da Economia 
Desequilíbrios externos são conceituados como saldos negativos nas transações correntes, não financiados por capitais privados autônomos, o que ocasiona perda de reservas ou necessidade de financiamento oficial. 
 De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que apresenta a causa a que se refere o desequilíbrio descrito a seguir. 
 Processo gerado pela alta dos preços internos em nível superior à elevação dos preços internacionais, alterando a relação de competitividade. Pode ser causado por vários fatores, como política cambial, inflação, atraso tecnológico, problemas de logística, infraestrutura deficiente etc. 
B- Perda de competitividade das exportações. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p. 149), a perda de competitividade das exportações é um processo gerado pela alta dos preços internos em nível superior à elevação dos preços internacionais, alterando a relação de competitividade. Pode ser causado por vários fatores, como política cambial, inflação, atraso tecnológico, problemas de logística, infraestrutura deficiente etc. 
Questão 83 - Introdução ao Estudo da Economia 
Desequilíbrios externos são conceituados como saldos negativos nas transações correntes, não financiados por capitais privados autônomos, ocasionando perda de reservas ou necessidade de financiamento oficial. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a causa desses desequilíbrios descrita em sequência. 
Alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações, e a alterações nas preferências dos consumidores. 
A- Variações estruturais. Você acertou! 
De acordo com Tebchirani (2011, p.150) as variações estruturais representam alterações no fluxo  
de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações, e a  
alterações nas preferências dos consumidores. 
 
Questão 84 - Introdução ao Estudo da Economia 
Desequilíbrios externos são conceituados como saldos negativos nas transações correntes, não financiados por capitais privados autônomos, ocasionando perda de reservas ou necessidade de financiamento oficial. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a causa desses desequilíbrios descrita em sequência. 
São variações ocorridas nas exportações ou no fluxo de capital externo, que podem 
ser causadas por períodos de queda da renda nos principais países importadores, por alterações desfavoráveis dos preços no mercado internacional e pelo aumento na taxa de juros internacional, por exemplo. 
C- Desequilíbrios cíclicos conjunturais. De acordo com Tebchirani (2011, p. 150) 
 
Questão 85 - Introdução ao Estudo da Economia 
Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer, de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo.  
Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator estratégico é comentado em sequência. 
Seu financiamento exige nível adequado de poupanças (internas e/ou externas). 
C- Acumulação de capital. De acordo com Tebchirani (2011, p.163) o financiamento da acumulação de capital exige nível adequado de poupanças (internas e/ou externas) 
 
Questão 86 - Introdução ao Estudo da Economia 
Envolvendo múltiplos fatores de ordem econômica, política, social, geográfica e histórica, o processo de desenvolvimento é um fenômeno global da sociedade. Requer, de forma genérica, alguns fatores econômicos estratégicos, sobressaindo-se também o importante papel do Estado como coordenador e indutor do processo.  
Assinale a alternativa que indica corretamente qual fator

Continue navegando