Buscar

NOÇÕES DE DIREITO PROVA 2

Prévia do material em texto

1.
	Antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, os doutrinadores em suas obras tentavam orientar os administradores públicos a tomarem alguns cuidados frente às decisões tomadas na função pública. A Constituição Federal contemplou no art. 37 os princípios nos quais o administrador público deve agir. Quanto aos princípios que regem a administração pública, analise as opções a seguir:
I- Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficiência.
II- Legalidade, impessoalidade, culpabilidade, publicidade, eficácia.
III- Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficácia.
IV- Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção III está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
	2.
	O Código de Defesa do Consumidor trouxe significativo avanço nas relações consumeristas, pois contempla subsídios que diminuem a desigualdade do consumidor frente às grandes empresas. No que se refere à relação consumerista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras específicas para regular essa relação. Desta forma, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor.
(    ) A publicidade é enganosa também quando, por omissão, deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
(    ) É abusiva, dentre outras, a modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário inteira ou parcialmente falsa.
(    ) É enganosa, dentre outras, a publicidade discriminatória, que incite a violência, explore o medo ou a superstição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	O Direito Penal visa a proteger os bens jurídicos vitais para a sociedade e, normalmente, entende-se que o direito penal garante os direitos da pessoa humana frente ao poder punitivo do Estado. Ainda que se duvide dessa função garantista, deve ela ser levada em conta na formulação das normas penais, a fim de poder evitar que o Estado de Polícia se manifeste e se sobreponha ao Estado de Direito. Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Direito Penal, também chamado de Direito Criminal, é o ramo do Direito Público que compreende as normas que têm por finalidade a repressão ao crime e/ou delito, como também visa a preservar a vida e a ordem em sociedade.
(    ) Crime no sentido formal é uma violação da lei penal, a qual prevê as condutas criminosas. No conceito material, crime é uma ação ou omissão que é proibida e se procura evitar, pois pode causar um dano ou um perigo a um bem jurídico individual e/ou coletivo, o crime é coibido através da previsão de penalidades.
(    ) As espécies de pena (restritiva de liberdade, privativa de direitos e multa).
(    ) O Direito Penal é o ramo do Direito Privado que tem por objeto o estudo das obrigações entre o agente infrator e o Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	  a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	A administração pública está vinculada a agir nos termos da lei, isto significa que ela só pode fazer o que a lei determina. Além da determinação expressa, a própria lei estabelece princípios, que devem ser respeitados. Dentre estes princípios, um garante a igualdade de tratamento entre os particulares, ou seja, os administrados, porém estes atos precisam ser voltados ao interesse público, sem que haja favorecimento de uns em desfavor de outros. Este princípio é o da:
	 a)
	Impessoalidade.
	 b)
	Publicidade.
	 c)
	Moralidade.
	 d)
	Igualdade.
	5.
	Nacionalidade é uma condição particular dos habitantes de uma nação. Contudo, engloba noções associadas a factores sociais, espaciais, culturais e políticos. A nacionalidade pode ser analisada de um ponto de vista sociológico, mas também com base numa ordem jurídico-política. Diante deste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Povo é o conjunto de pessoas que integra determinada parte de um Estado.
II- População é a classificação do conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região ou de uma cidade. É mais abrangente, pois classifica os nacionais e os estrangeiros. 
III- Nação é o agrupamento humano, em regra geral é numeroso, sendo que seus membros são ligados por laços históricos, culturais, econômicos ou até mesmo de filosofia, gosto ou credo. Ex.: Nação Rubro Negra (torcida do Flamengo).
IV- População é o agrupamento de seguidores de uma região.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Configurado o crime e a culpabilidade do agente, será aplicada a pena respectiva a este crime, conforme a sua gravidade. Dentre as penas existentes, há as restritivas de liberdade. Sobre essa pena, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reclusão e medida de segurança.
	 b)
	Detenção e reclusão.
	 c)
	Detenção e multa.
	 d)
	Internação e detenção.
	7.
	A Constituição da República de 1988 adota em seu art. 5º diversos princípios que garantem os direitos fundamentais. Um destes princípios é o da ?liberdade?, que abrange, entre outras, a liberdade de pensamento. Sobre a liberdade de pensamento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É o mesmo que liberdade de ir e vir.
	 b)
	É a possibilidade de ser eleito.
	 c)
	É a garantia de reconhecimento dos direitos sociais.
	 d)
	Não existirá censura prévia.
	8.
	Ouvimos sempre nos noticiários vários relatos de crimes praticados contra a vida humana. Nos crimes e contravenções penais, existe a distinção entre uma conduta dolosa e uma conduta culposa. Numa conduta dolosa, está presente a prática de um ato com:
	 a)
	Imperícia.
	 b)
	Propósito/intenção.
	 c)
	Imprudência.
	 d)
	Negligência.
	9.
	O princípio do Estado de Inocência, também conhecido como Presunção de Inocência, ou Presunção da não culpabilidade, é consagrado por diversos diplomas internacionais e foi positivado no Direito Brasileiro com a Constituição de 1988. Tal direito garante ao acusado todos os meios cabíveis para a sua defesa (ampla defesa). Sobre a previsão deste princípio, analise as sentenças a seguir:
I- Ninguém poderá ser considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
II- Prevê que ninguém será considerado culpado até a sentença penal condenatória.
III- Será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
IV- Ninguém será considerado inocente até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Os princípios são os alicerces do ordenamento jurídico, devendo ser observados sempre na prolação das sentenças. A administração pública age sob o comando de princípios estabelecidos pela Constituição Federal em seu art. 37. Com relação a estes princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Pelo princípio da impessoalidade, impõe-se uma igualdade de tratamento entre os particulares, focando-se os atos administrativos no interesse público.
II- Pelo princípio da moralidade, o administrador deve praticar os atos administrativos com economia do dinheiro público e resultados mais efetivos. 
III- Pelo princípio da publicidade, os atos administrativos devem ser praticados com base na probidade.IV- Pelo princípio da eficiência, os atos devem ser praticados com transparência, permitindo o seu conhecimento por todos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.

Continue navegando