A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova l

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nota da Prova:
	6,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Um sistema de processamento distribuído é um sistema que interliga vários nós de processamento. Segundo Tanenbaum (2007, p. 1), "um sistema distribuído define-se como um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente". Sobre os conceitos dos sistemas distribuídos, analise as sentenças a seguir:
I- Em um sistema distribuído, os usuários podem acessar recursos em outras máquinas, tornando a distribuição dos recursos transparente aos usuários.
II- Um sistema distribuído tem que ser tolerante a falhas. Para ser considerado tolerante a falhas, tem que continuar a funcionar, sem qualquer degradação do desempenho ou das funcionalidades, após as falhas.
III- Um sistema de arquivos distribuídos pode ser implementado sem manter informações de estado. Nesse caso, as operações são tratadas de forma coletiva.
IV- Um sistema distribuído pode suportar a migração de processos, sendo que esta migração ocorre sob controle de um sistema operacional.
Assinale a alternativa CORRETA.
FONTE: TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Distribuídos: princípios e paradigmas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Nos sistemas operacionais com multiprocessamento, uma tarefa pode ser dividida e executada, ao mesmo tempo, por mais de um processador, sendo que este processamento pode ocorrer tanto de forma vetorial ou paralelo. Sobre o processamento paralelo, analise as sentenças a seguir:
I- A aplicação poderá ser executada por mais de um processador concomitantemente, sendo que somente haverá ganho real de tempo caso a aplicação possa ser dividida em partes independentes para execução simultânea.
II- O esquema de comunicação interna dos processadores com os dispositivos de entrada e saída é fundamental no projeto de sistemas com múltiplos processadores.
III- As organizações funcionais de multiprocessadores podem ser divididas, basicamente, em três tipos: barramento simples, barramento intercalado e memória multiport.
IV- A organização funcional denominada memória multiport permite acessos simultâneos a um mesmo módulo de memória.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Os sistemas distribuídos têm por objetivo a descentralização e o processamento paralelo das informações, podendo ser realizados por dois ou mais computadores interligados através de uma rede. Acerca dos sistemas distribuídos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O desenvolvimento das redes de computadores pessoais possibilitou a implementação dos sistemas operacionais distribuídos, o qual pertence à terceira geração de sistemas operacionais.
	 b)
	Um sistema operacional distribuído consiste em múltiplos processadores de dados com um fraco relacionamento entre si.
	 c)
	O sistema distribuído é tolerante a falhas. Isso ocorre já que o mesmo continua a funcionar, sem prejuízo do desempenho ou das funcionalidades.
	 d)
	O sistema distribuído permite que os usuários acessem recursos em outras máquinas, mas não possibilita a transparência destes recursos aos usuários.
	4.
	A utilização de sistemas operacionais multitarefas permite ao usuário executar vários programas de forma simultânea, exigindo desta forma uma quantidade maior de memória primária. Ocorre que, muitas vezes, a memória primária é insuficiente para conter a execução de todos os processos, sendo necessário realizar a troca de processos entre a memória e o disco. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito descrito:
	 a)
	Memória virtual.
	 b)
	Paginação.
	 c)
	Segmentação.
	 d)
	Swapping.
	5.
	O mercado disponibiliza diversos tipos de sistemas operacionais, a fim de atender às mais variadas demandas, como os sistemas operacionais para computadores de grande porte, que são orientados para o processamento simultâneo de muitos jobs (grande quantidade de entrada/saída). Este tipo de sistema possui três classificações, sendo que uma delas processa jobs de rotina sem a presença interativa do usuário. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta esta classificação do sistema operacional de grande porte:
	 a)
	Sistema operacional de lote.
	 b)
	Sistema operacional de tempo compartilhado.
	 c)
	Sistema operacional de multiprocessador.
	 d)
	Sistema operacional transacional.
	6.
	Um sistema é multiprocessado quando um ou mais processadores tem por objetivo concluir uma tarefa em comum, permitindo assim que vários programas sejam executados em paralelo ou que tenham duas ou mais instruções executadas em paralelo. Dependendo da maneira que o multiprocessamento ocorre, podemos classificá-lo como forte ou fracamente acoplado. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma característica do sistema fortemente acoplado assimétrico:
	 a)
	Há a possibilidade de divisão das tarefas entre os diversos processadores.
	 b)
	Esse modelo pode gerar conflitos de acesso à memória.
	 c)
	Todos os processadores realizam a mesma função.
	 d)
	Possui um processador principal, responsável por executar os serviços do sistema operacional.
	7.
	Os sistemas operacionais podem ser classificados, dependendo da quantidade de processadores e dispositivos de I/O, em sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados. Estes últimos têm como característica possuir dois ou mais sistemas interligados, sendo cada um controlado pelo seu próprio sistema operacional, não único. Acerca dos sistemas fracamente acoplados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As redes locais de computadores são exemplos de sistemas fracamente acoplados, porque possuem diversas máquinas e sistemas operacionais distintos, ou não, permitindo compartilhamento de recursos entre os usuários.
(    ) Nos sistemas distribuídos, os sistemas estão separados fisicamente, sendo a rede entre os sistemas transparente para os usuários e o balanceamento de carga uma vantagem, porque uma tarefa pode ser processada numa CPU que esteja ociosa no sistema.
(    ) A vantagem de ser tolerante a falhas, em que a falha de um sistema é suprida por outro, que pode assumir o papel do sistema que apresentou a falha, fazendo com que o processo não pare de funcionar, é característica dos sistemas operacionais de rede.
(    ) Os sistemas fracamente acoplados têm uma organização funcional totalmente independente da topologia, ou seja, não dependem da posição dos computadores nem de como estão interligados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Os sistemas operacionais são componentes essenciais para o desempenho de praticamente qualquer sistema de computação, dos menores, a exemplo dos sistemas embarcados e telefones celulares, aos gigantescos, a exemplo dos grandes centros de processamento de dados. Apesar da vasta pluralidade de sistemas operacionais existentes, cada qual é escrito para atender a um conjunto de necessidades operacionais. Acerca de sistemas operacionais, analise as seguintes afirmativas:
I- Os sistemas operacionais de multiprocessadores utilizam recursos de processamento para atender múltiplos usuários numa rede, permitindo compartilhar recursos de hardware e de software, fornecendo serviços de impressão, de arquivo, de acesso à web, entre outros. 
II- Os sistemas operacionais de grande porte são orientados para o processamento simultâneo de muitas