Buscar

Avaliando Hidrologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201604047672)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à escolha do local para instalação de uma estação fluviométrica, são tomados alguns cuidados. São locais que podem ser escolhidos para a instalação de estação fluviométrica, EXCETO:
		
	
	Local com velocidades regularmente distribuídas na seção.
	
	Local de trechos retilíneos.
	 
	Local próximo a remansos.
	
	Locais distantes de dispositivos hidráulicos.
	
	Locais com leitos estáveis e regulares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604047662)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em relação à evaporação e à transpiração no ciclo hidrológico, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.: (I) A evaporação é o processo de transferência de água líquida para vapor do ar diretamente de superfícies líquidas, como lagos, rios, reservatórios, poças e gotas de orvalho. (II) A transpiração é a transferência da água presente no solo para a atmosfera através do processo de transpiração vegetal. (III) A transpiração é influenciada pela radiação solar, pela temperatura, pela umidade relativa do ar e pela velocidade do vento. Independe de outras variáveis, como o tipo de vegetação e o tipo de solo.
		
	 
	Alternativas II e III são verdadeiras
	 
	Apenas a Alternativa II é verdadeira
	 
	Todas as alternativas são verdadeiras
	 
	Alternativas I e II são verdadeiras
	 
	Apenas a Alternativa III é verdadeira
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604047758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação ao Ciclo Hidrológico e Água Subterrânea, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( ) O constate intercâmbio entre os reservatórios (oceanos, geleiras, rios, lagos, vapor de água na atmosfera, água subterrânea e água retida nos seres vivos) compreende o ciclo hidrológico, movimentado pela energia solar e representa o processo mais importante na dinâmica interna da Terra. ( ) O ciclo hidrológico tem uma aplicação prática no estudo dos recursos hídricos que visa avaliar e monitorar a quantidade de água disponível na superfície da Terra. ( ) A bacia hidrográfica pode ser definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, onde apenas uma parcela da água captada converge para um único ponto de saída: o exutório. ( ) De maneira simplificada, podemos afirmar que toda a água que ocupa vazios em formações rochosas ou no regolito é classificada como água subterrânea. ( ) A infiltração é o processo mais importante de água no subsolo; o volume e a velocidade dependem do tipo dos materiais terrestres, da cobertura vegetal, da topografia, da precipitação e da ocupação do solo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
		
	
	F ¿ V ¿ V ¿ F ¿ F
	
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V
	
	V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F
	 
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V
	
	V ¿ F ¿ V ¿ V ¿ V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604047753)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta.
		
	
	A crescente demanda de água nas áreas urbanas tem levado à captação de pagua em mananciais cada vez mais distantes, oque onera os custos de extração e tratamento e, consequentemente, aumenta os preços para o consumidor.
	
	A crescente demanda para a produção de alimentos, para as indústrias e para a geração de energia, aliada ao gerenciamento precário, ao desperdício e à poluição, vem gerando a escassez da água potável em várias partes do planeta.
	
	As doenças de veiculação hídrica - cólera, hepatite, febre tifoide, leptospirose, entre outras - representam um alto percentual das enfermidades no mundo, provocando, a cada ano, centenas de milhares de mortes, em sua maioria de crianças nas regiões subdesenvolvidas.
	 
	As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez.
	
	O saneamento básico - abastecimento de água potável, rede de esgoto e coleta de lixo - é de fundamental importância para a saúde, caracterizando-se o valor social da água pela proteção à saúde pública.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604047673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O mapa que representa os pontos com mesma altura de chuva denomina-se:
		
	
	mapa de nível
	 
	mapa de isoietas
	
	mapa de isoprecipitação
	
	mapa de isóbaras
	
	mapa de isotermas
	
	
	1a Questão (Ref.:201604047658)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação a um poço artesiano, pode-se afirmar que é:
		
	
	um poço tubular profundo com água de boa qualidade;
	 
	um poço que retira água de um aqüífero confinado
	
	um poço jorrante;
	
	um poço que retira água de um aqüífero livre profundo.
	
	um poço tubular profundo;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604047747)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os elementos que devem ser observados ao se definir uma bacia hidrográfica é correto afirmar que são:
		
	
	Curso d´água, morfometria fluvial e seção transversal de referência
	 
	Curso d´água, informações de topografia e seção transversal de referência
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Rio principal, rios tributários, informações de topografia e dados hidrográficos
	
	Rio principal, rios tributários, morfometria fluvial e dados hidrográficos
	
	
	3a Questão (Ref.:201604047718)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Visando o dimensionamento de um bueiro em uma ferrovia, o engenheiro encarregado do estudo hidrológico optou pela utilização do Método Racional, cuja equação é dada por Q=C.I.A , em que Q é a vazão, C é o coeficiente de escoamento superficial, I é a intensidade da chuva na região e A é a área da bacia hidrográfica. Nesse estudo, foram coletadas as informações a seguir. - Em 40% da área da bacia, o valor de C a ser adotado é igual a 0,2 e, no restante da área, 0,5. - A intensidade da chuva na região (em mm/h) é obtida pela equação I = 400 TR0,5/t, em que TR é o tempo de recorrência ou período de retorno (em anos), adotado igual a 25 anos; t é o tempo de duração da chuva ou tempo de concentração (em minutos), estimado em 20 minutos, em razão das características da bacia hidrográfica. - A área da bacia hidrográfica é igual a 0,72 km2 . A partir dos dados coletados no estudo hidrográfico, a vazão i de projeto para o dimensionamento do bueiro, em litros por segundo, será de:
		
	
	27,4.
	 
	7,6.
	
	25,2.
	
	36,0.
	
	14,4 .
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604047665)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a única alternativa correta:
		
	 
	Solos compostos predominantemente por grãos grosseiros (cascalho) contribuem para a redução do escoamento superficial, enquanto aqueles compostos predominantemente por grãos finos (silte e argila) promovem o efeito contrário;
	
	A intensidade da percolação e da drenagem da água no interior dos solos aumenta à medida que sua porosidade e a permeabilidade diminuem;
	
	O fenômeno da capilaridade contribui para a redução da capacidade de infiltração;
	
	Solos argilosos e com reduzidos percentuais de matéria orgânica favorecem significativamente a infiltração das águas.
	
	A interceptação das chuvas pela vegetação contribui para o aumento da infiltração da água no solo, por aumentar a velocidade do escoamento superficial;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604047664)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A resposta de uma bacia a um eventode chuva depende das características físicas da bacia e das características do evento, como a duração e a intensidade da chuva. Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. I - Chuvas de mesma intensidade e duração tendem a gerar respostas de vazão (hidrogramas) semelhantes. II - Chuvas mais intensas tendem a gerar mais escoamento e hidrogramas mais pronunciados III - Chuvas menos intensas tendem a gerar hidrogramas mais atenuados, com menor vazão de pico.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	 
	Apenas a afirmativa I está correta
	 
	Nenhuma das afirmativas está correta
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	 
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	
	1a Questão (Ref.:201604047773)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada. Representa o elo de ligação entre os demais fenômenos hidrológicos e fenômeno do escoamento superficial, sendo este último o que mais interessa ao engenheiro. Em relação à formação das precipitações, é correto afirmar que:
		
	
	A difusão do vapor é o movimento das partículas de ar entre as gotículas de água;
	 
	O mecanismo de crescimento das gotas é coalescência e difusão do vapor;
	
	É necessário a condensação de gotas microscópicas presentes no ar atmosférico;
	
	O aquecimento do ar leva à formação da precipitação;
	
	Todas as precipitações ocorrem com a mesma intensidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604047753)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A água é a fonte da vida e do desenvolvimento. Trata-se de um recurso estratégico por seus valores sociais, econômicos e ecológicos. esse bem natural é um patrimônio da humanidade que serve para tudo e para todos, sendo, portanto, um mineral que deve ser compartilhado com as gerações atuais e futuras que habitam nas bacias hidrográficas e suas fronteiras. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a importância da água, assinale a proposição incorreta.
		
	 
	As atividades econômicas sempre respeitaram os limites impostos pela oferta de recursos hídricos - localização, quantidade e qualidade -, evitando os conflitos de uso e de escassez.
	
	A crescente demanda para a produção de alimentos, para as indústrias e para a geração de energia, aliada ao gerenciamento precário, ao desperdício e à poluição, vem gerando a escassez da água potável em várias partes do planeta.
	
	A crescente demanda de água nas áreas urbanas tem levado à captação de pagua em mananciais cada vez mais distantes, oque onera os custos de extração e tratamento e, consequentemente, aumenta os preços para o consumidor.
	
	O saneamento básico - abastecimento de água potável, rede de esgoto e coleta de lixo - é de fundamental importância para a saúde, caracterizando-se o valor social da água pela proteção à saúde pública.
	
	As doenças de veiculação hídrica - cólera, hepatite, febre tifoide, leptospirose, entre outras - representam um alto percentual das enfermidades no mundo, provocando, a cada ano, centenas de milhares de mortes, em sua maioria de crianças nas regiões subdesenvolvidas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604047754)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir dos conhecimentos à respeito dos equipamentos de monitoramento dos dados hidrológicos, marque a OPÇÃO CORRETA:
		
	
	c) O Tanque Classe A é utilizado para medir dados de infiltração.
	
	a) O molinete é um equipamento que tem por finalidade medir dados de evaporação.
	
	d) O pluviômetro é um equipamento utilizado para medir intensidade,duração e frequência de chuvas
	
	e) O lisímetro é um equipamento utilizado para medir escoamento superficial e subterrâneo
	 
	b) O ADCP é um equipamento que tem por finalidade medir dados de vazão.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604047658)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação a um poço artesiano, pode-se afirmar que é:
		
	 
	um poço que retira água de um aqüífero confinado
	
	um poço tubular profundo;
	
	um poço tubular profundo com água de boa qualidade;
	
	um poço jorrante;
	
	um poço que retira água de um aqüífero livre profundo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604047747)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre os elementos que devem ser observados ao se definir uma bacia hidrográfica é correto afirmar que são:
		
	
	Curso d´água, morfometria fluvial e seção transversal de referência
	 
	Curso d´água, informações de topografia e seção transversal de referência
	
	Rio principal, rios tributários, morfometria fluvial e dados hidrográficos
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Rio principal, rios tributários, informações de topografia e dados hidrográficos
	
	
	1a Questão (Ref.:201604047764)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas abaixo. Hidrologia em Recursos Hídricos é entendida como a área que estuda o comportamento ____________________ e o aproveitamento da água _____________________, quantificando os recursos hídricos no tempo e espaço e avaliando o impacto das modificações ____________________sobre o comportamento dos processos hidrológicos.
		
	
	físico - na bacia hidrográfica ¿ climáticas
	
	químico - na hidrosfera - antrópicas
	
	físico - na bacia hidrográfica ¿ da bacia hidrográfica
	 
	hidráulico ¿ nos continentes ¿ climáticas
	
	físico-químico ¿ no espaço ¿ hidrodinâmicas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604047656)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao conjunto de __________________________ que drenam para uma área em comum dá-se o nome de __________________________ ou __________________________ .
		
	 
	bacias hidrográficas / sistema hidrográfico / região hidrográfica
	
	encostas / delta / região hidrográfica
	
	rios / bacia hidrográfica / rede de canais fluviais
	
	rios / efluentes / deflúvio
	
	bacias hidrográficas / estuário / delta
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604047697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre erosão, todas as afirmativas estão CORRETAS, EXCETO:
		
	 
	Não se pode controlar erosões sem a preservação do meio ambiente. Este é fundamental para o entendimento e adequação do assunto.
	 
	Erosão fluvial e erosão eólica, são tipos de erosões.
	 
	Erosão tem como principal agente a ação humana associada a obras de fundações complexas.
	 
	É possível controlar a erosão através do manejo da terra.
	 
	Os tipos de erosões, estão diretamente ligadas aos tipos de intempéries que ocorrem com mais frequência e também com a falta de acompanhamento e controle humano.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604047673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O mapa que representa os pontos com mesma altura de chuva denomina-se:
		
	 
	mapa de isoietas
	
	mapa de nível
	
	mapa de isóbaras
	
	mapa de isoprecipitação
	
	mapa de isotermas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604047766)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação aos fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, segundo o texto da Lei Federal No 9433/97 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A água é um bem de domínio público. ( ) A água é um recurso natural ilimitado, dotado de valor econômico. ( ) Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais. ( ) A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso racional das águas. ( ) A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Assinale a alternativa que apresentaa sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	V ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V.
	
	F ¿ V ¿ V ¿ F ¿ F.
	
	V ¿ F ¿ V ¿ V ¿ V.
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V ¿ F.

Continue navegando