Buscar

aPOL 3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Em 1990 é aprovada uma Lei Especial intitulada Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990). Em conformidade com os princípios constitucionais o ECA prevê proteção integral
à criança e ao adolescente. Sobre o ECA assinale a alternativa verdadeira
	
	A
	O ECA protege, somente, as crianças e adolescentes que sofrem exploração, violência ou opressão.
	
	B
	As crianças e adolescentes protegidas pelo ECA são aquelas que estão em situação de vulnerabilidade econômica sendo vedados outros tipos de discriminação, como sexo, etnia ou cor ou região de moradia.
	
	C
	O ECA, para proteger as crianças e adolescentes, consolida práticas assistencialistas e filantrópicas para garantir o pleno desenvolvimento das crianças.
	
	D
	O ECA prevê que é dever da família, da sociedade e do Estado fornecer a proteção integral à criança e ao adolescente, inclusive no sentido de dar efetividade aos direitos fundamentais inerentes à criança e ao adolescente.
Questão 2/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
A revolução Francesa, ocorrida em 1789, apresenta três pontos importantes para entender o que foi essa revolução e o porquê da permanência destes nos debates acadêmicos até os dias atuais. Nesse contexto, relacione as sentenças em relação aos conceitos de liberdade, fraternidade e igualdade:
A - Igualdade
B- Fraternidade
C- Liberdade
(  ) Vinculada ao direito natural à propriedade e a fazer o que bem entender dela, neste conceito também está inserida a ideia da não interferência do Estado na vida privada dos homens.
(  ) Era a solidariedade entre os homens, no sentido da solidariedade política, para garantir a liberdade e a igualdade e a manutenção de uma pretensa ordem coletiva, impondo limitações à ação de um para não prejudicar ao outro.
(  ) No contexto liberal, advém da ideia da não obtenção de privilégios de uns sobre os outros no sentido da lei: a mesma lei deveria valer para todos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	b – c – a
	
	B
	a – c – b
	
	C
	a –b - c
	
	D
	c – b – a
Questão 3/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Até 1988 vigorou o Código de Menores, Lei 6.697 de 1979, que definia o entendimento e prática para tratar das crianças e adolescentes. Com a promulgação da Constituição houve uma mudança de paradigma, rompendo com as diretrizes estabelecidas pelo referido Código. Sobre tal mudança, analise as proposições e assinale a alternativa correta.
  I - (   ) A primeira normativa internacional a garantir direitos e proteção especial à crianças e adolescentes foi a Declaração de Genebra de 1924.
II - (   ) O Código de Menores concebia as crianças e adolescentes como objetos de proteção com fundamento na doutrina da situação irregular.
III - (   ) Em relação à crianças e adolescentes a Constituição de 1988 promoveu o rompimento com a doutrina da situação irregular para implementar a doutrina da proteção integral, estabelecendo uma diretriz básica e única no atendimento.
IV - (   ) Com a Constituição de 1988 crianças e adolescentes deixam de ser objetos de proteção para serem sujeitos de direitos.
	
	A
	Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	B
	Os itens II e III são falsos.
	
	C
	Os itens I e IV são falsos.
	
	D
	todos as alternativas são falsas.
Questão 4/5 - Estado e Serviço Social no Brasil
De acordo com o texto de apoio e indicado pela profª Carla Marcelino “Consolidação das Leis Trabalhistas, criada por Vargas, completa 70 anos”, escrito por Viviane Tavares, assinale qual foi o principal Ministério criado no período do Governo de Getúlio Vargas.
	
	A
	Ministério da Indústria e do Comércio
	
	B
	Ministério da Saúde
	
	C
	Ministério do Trabalho
	
	D
	Ministério da Educação
Questão 5/5 - Serviço Social, Direito e Cidadania
Para implementar a doutrina da proteção integral o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas protetivas à criança e ao adolescente. Sobre as medidas de proteção previstas pelo ECA, assinale a alternativa verdadeira.
	
	A
	As medidas socioeducativas são aplicadas quando crianças ou adolescentes têm seus direitos violados pelo Estado.
	
	B
	As medidas de proteção podem ser aplicadas por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis.
	
	C
	As medidas socioeducativas são aplicadas somente às crianças, sempre que se verificar que a mesma se encontre em situação
	
	D
	Compete ao Ministério Público a aplicação de qualquer das medidas protetivas às crianças e adolescentes, sempre com a fiscalização de Juiz da Vara de Família.

Continue navegando