Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Neurociências
3ª Parte: Resumo 1º Bimestre – CURSO DE PSICOLOGIA
Anatomia do Cérebro Humano: O cérebro é formado por dois tecidos superpostos. O córtex cerebral, mais externo, é o mais extenso, de coloração cinza, composto pelos corpos celulares dos neurônios. O tecido de coloração branca é o núcleo cerebral, rico em fibras nervosas que estabelecem comunicação entre o córtex cerebral, os órgãos sensoriais e os músculos de todo o corpo.
Lobos Cerebrais: O cérebro está dividido em quatro lobos com ligações entre si, Lobo Frontal, Lobo Parietal, Lobo Temporal e Lobo Occipital.
Lobo Frontal: É o maior dos quatro e se encontra na parte anterior do cérebro. Suas funções incluem o pensamento abstrato e criativo, capacidade de armazenamento (memória), a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva.
Lobo Occipital: Encontra-se na parte posterior do cérebro. Os lobos occipitais processam os estímulos visuais, daí também serem conhecidos por córtex visual.
Lobo Temporal: Localizado na zona acima e próxima das orelhas, tem a função principal de processar os estímulos auditivos.
Lobo Parietal: Localiza-se na parte superior do cérebro e é constituído por duas subdivisões, a anterior e a posterior. A anterior tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor. A zona posterior é uma área secundária e analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela anterior, que é a zona primária, permitindo ao indivíduo se localizar no espaço, reconhecer objetos através do tato, entre outros.
Hemisférios Cerebrais: Os hemisférios cerebrais chamam-se respectivamente; Hemisfério Esquerdo e Hemisfério Direito. Cada hemisfério é especializado para algumas tarefas específicas e estes se comunicam através de um feixe que tem milhões de fibras nervosas chamado de corpo caloso. O Hemisfério Esquerdo é responsável pelo controle e pelas ações do nosso lado direito, enquanto que o Hemisfério Direito é responsável pelo controle e pelas ações do nosso lado esquerdo.
Hemisfério Esquerdo: É a parte lógica e verbal do cérebro. É representado pelo raciocínio lógico, pelo pensamento analítico e pela linguagem. É o cérebro matemático.
Hemisfério Direito: É a parte emocional, criativa e não verbal do cérebro. É representado pela consciência musical e artística, pela criatividade, raciocínio espacial e intuição. É o cérebro artístico.
Mecanismos de proteção do SN:
Caixa Craniana: A caixa craniana é constituída principalmente por ossos ou placas de cartilagem achatadas, formando uma cavidade onde fica alojado o cérebro e uma de suas funções é de proteger o mesmo.
Meninges: São três membranas conjuntivas que revestem o sistema nervoso central, garantindo a proteção contra choques mecânicos e a regulação da pressão no interior desse sistema. Essas membranas são denominadas de dura-máter, aracnoide e pia-máter. As meninges protegem e revestem tanto o encéfalo quanto a medula espinhal.
Dura-Máter: É a meninge mais superficial, espessa e resistente, formada por tecido conjuntivo muito rico em fibras colágenas, contendo nervos e vasos.
Aracnoide: É uma membrana muito delgada, se encontra entre a dura-máter e a pia-máter e é formada por um tecido conjuntivo denso avascularizado.
Pia-Máter: É a mais interna das meninges, aderindo intimamente à superfície do encéfalo e da medula e é formada por células epiteliais e tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado.

Mais conteúdos dessa disciplina