Buscar

Prática de Metabólitos Secundários

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Disciplina: Fisiologia Vegetal
Prof: Selma
Alunos: Leandro Alves, Laiz Santos e Thaís Esteves
Relatório de Metabólitos Secundários
01)
	Substâncias fenólicas
	Saponinas
	Taninos
	Alcaloides
	Antraquinonas
	 +
	 -
	 +
	 -
	 -
Segundo ALMEIDA, M. E. F. et al., 2014, a planta ora-pro-nobis é uma planta riquíssima em substâncias fenólicas e taninos, segue abaixo, o resumo do artigo:
“Esse estudo teve como objetivo realizar a caracterização química das hortaliças não-convencionais conhecidas como ora-pro-nobis (Pereskia aculeata e Pereskia grandifolia). Foi determinada a composição centesimal e mineral, bem como os teores de vitamina C, carotenoides totais, β-caroteno, licopeno, ácido oxálico, nitrato, saponinas, compostos fenólicos e o inibidor da tripsina da farinha das folhas destas plantas. P. grandifolia apresentou os maiores teores de proteínas e de lipídios e os menores de cinzas e fibra alimentar total, que P. aculeata. Já P. grandifolia apresentou maior teor de cálcio, e para os demais minerais a P. aculeata se destacou. A P. aculeata também apresentou os maiores teores de vitamina C e β-caroteno. Quanto aos carotenoides totais e o ácido oxálico P. grandifolia apresentou maiores níveis, sendo que na P. aculeata não foi detectado o licopeno, mas os teores de nitratos foram 15 vezes superiores ao de P. grandifolia, apresentando também maior inibição da tripsina. Os teores de saponinas foram semelhantes nas duas amostras de farinhas analisadas. Conclui-se que as folhas destas cactáceas são importantes fontes de proteínas, fibras, minerais (principalmente o cálcio e o ferro) e de compostos bioativos. Mesmo sendo detectados antinutrientes nas farinhas, seu consumo diário não será suficiente para causar malefícios à saúde humana.”
02) Foram encontradas substâncias fenólicas em geral e um grupo de polímeros fenólicos mais específico, os taninos. Em geral os compostos fenólicos tem função de defesa do vegetal, além de suporte mecânico, atração para polinização, proteção contra raios UV além de redução do crescimento de plantas competidoras. A vasta diversidade funcional se deve as possíveis rotas de metabolização dessas substâncias. O tanino está mais estreitamente relacionado a ligação de colágeno na pele de animais, aumentando a resistência do vegetal, atua também como repelentes de insetos e outros animais, possui efeito tóxico e defesa também contra microrganismos.
03) Sim. O a produção e concentração desses metabólitos podem variar de acordo com a época do ano, de acordo com as circunstâncias do ambiente onde a planta se encontra, de acordo com seu estágio de desenvolvimento e até mesmo de acordo com a idade do vegetal. Varia também de acordo com o local da planta, alguns tecidos podem ter maior concentração do que outros, assim como varia de acordo com órgãos também. Essa diversidade na concentração pode ser dada por fator ambiental ou fatores intrínsecos as necessidades da planta também.
04) Abaixo estão representados dois exemplo de taninos.
 
O tanino como sendo um composto fenólico pode ter origem da rota do ácido chiquímico ou do ácido malônico. há uma grande diversidade nessa classe.

Continue navegando