Buscar

Atividade em Sala - Introdução a Engenharia de Software (UNIGRAN)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais são as versões (alpha, beta...) possíveis de um software. E qual o significado de cada uma delas?
Sua resposta
Softwares em estágio Alpha: São aqueles projetos que foram iniciados por desenvolvedores, mas que não possuem praticamente nenhuma condição de uso produtivo. Em poucas palavras, tratam-se de "rascunhos", onde os desenvolvedores inserem os escopos de suas ideias para serem trabalhadas posteriormente.
Softwares em estágio Beta: Embora estes softwares ainda não estejam em condições de uso normal, eles já possuem uma definição geral "de como deverão ficar", assim que as versões para a produtividade forem lançadas. Em termos práticos, os softwares em estágio beta são liberados para o público interessado apenas para fins de testes, onde as avaliações de uso e a reportagem das falhas existentes passam a ser o foco principal do processo de desenvolvimento, embora uns e outros recursos também possam ser acrescentados.
Softwares em estágio Release Candidate (RC): A partir do estagio RC é que poderemos considerar os softwares prontos para o uso em produção, embora não sejam considerados tecnicamente estáveis. Em termos práticos, significa que ainda faltam algumas arestas a serem aparadas, onde os desenvolvedores promovem pequenos ajustes funcionais, estéticos e até mesmo algumas correções de erros, mas que normalmente não afetam o seu funcionamento estável.
Softwares em estágio Release to Manufacture (RTM): Enquanto isso, o RTM é apenas uma espécie de meio-termo entre o release candidate e o stable, onde os softwares estão prontos, sendo disponibilizados para fabricantes e integradores antes do seu lançamento oficial.
Softwares em estágio Stable: Por fim, o estágio stable, é simplesmente a definição dada aos softwares que percorreram todo o cronograma de desenvolvimento, estando prontos para o lançamento. Apenas neste estágio, o software/produto é considerado pronto para o uso em ambientes de produtividade, embora o estágio caracterizado como RTM em nada difere do stable, além da data de lançamento.

Continue navegando