A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Gabarito da Prova2 Objetiva Programação Web2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	O Java Server faces (JSF) é um framework de componentes de servidor para aplicativos web, que segue o padrão MVC (Model-View-Control) e facilita o gerenciamento de eventos, bem como a validação e a conversão de dados. Com relação ao JSF, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para o funcionamento do JSF, é sempre necessária a criação de um Managed Bean, que terá a função de efetuar o controle entre a interface e as tabelas da base de dados.
	 b)
	O JSF não permite implementação em tags do HTML como objetos Java no servidor.
	 c)
	O JSF não tem sido muito utilizado pelo mercado de desenvolvimento de aplicativos Java.
	 d)
	O JSF não possui metodologia de desenvolvimento orientada a eventos.
	 *
	Observação: A questão número foi Cancelada.
	2.
	JSF (Java Server faces) é um framework que facilita e agiliza a elaboração de interfaces para sistemas web. Uma das principais características do JSF é que ele separa a lógica das regras de negócio e a navegação das conexões com serviços externos. Tem como ponto forte a possibilidade de um grande número de componentes e apresenta um design bastante flexível. Com relação ao JSF, analise as sentenças a seguir: 
I- O framework JSF funciona de acordo com o padrão MVC.
II- No JSF, o Managed Bean faz o papel de controlador entre a interface gráfica e a entidade.
III- O JSF não pode ser utilizado para o gerenciamento de eventos e a conversão de dados no servidor.
IV- DataTable é um componente que faz a interface do JSF com a web. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	A plataforma Java é consituída por um grande número de tecnologias. Atualmente, esta plataforma pode ser considerada um alicerce para o desenvolvimento de praticamente todos os aplicativos distribuídos. A plataforma foi testada, refinada e comprovada por uma comunidade de desenvolvedores e arquitetos. Entre as tecnologias Java, podemos destacar duas: JDBC (Java Database Conectivity) e JPA (Java Persistence API). Com relação às tecnologias mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) JDBC é uma API padrão de conexão entre Java e várias bases de dados.
(    ) JDBC só funciona para o Banco de dados Oracle.
(    ) JPA é uma API que visa ao mapeamento objeto relacional em bases de dados relacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	4.
	Java Persistence API (JPA) é uma tecnologia desenvolvida para reforçar a persistência de objetos em ambientes relacionais, ou seja, pode ser considerada como um conjunto de classes e métodos que tem como objetivo principal armazenar de forma persistente grande quantidade de objetos em uma base de dados objetos. Com relação à tecnologia JPA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode ser usada em aplicações que não são JEE, e fora do ambiente do servidor.
	 b)
	Não pode ser considerada uma API de persistência.
	 c)
	Suporta consultas dinâmicas somente em linguagens nativas.
	 d)
	Não utiliza uma linguagem de query (consulta).
	5.
	A JPA é uma especificação padrão que gerencia o mapeamento objeto-relacional (ORM). Teve origem na plataforma JEE 5, na versão 3.0 do Java Beans. O JPA dá suporte à linguagem de consulta EJB-QL. Logo, pode ser considerado um framework que é utilizado na camada de persistência com o objetivo de aumentar a produtividade no desenvolvimento de aplicativos. Quanto ao JPA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) JPA é uma api da plataforma Java para tratar a persistência do estado de objetos nos bancos de dados relacionais.
(    ) O JPA não permite a persistência do estado de qualquer classe Java.
(    ) O JPA não tem como princípio básico a simplicidade.
(    ) O JPA não é o responsável por criar as tabelas na base de dados e nem pelas operações do mapeamento objeto relacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	6.
	Entre os diversos modelos de banco de dados existentes, o modelo relacional é ainda o que detém a preferência dos programadores. Contudo, há uma forte tendência de crescimento na utilização dos modelos Orientados a Documentos, como, por exemplo, o MongoDB. Com relação ao MongoDB, analise as sentenças a seguir:
I- O MongoDB permite consultas simples, pois é um Banco NoSQL baseado em documento e não possui transações e joins, como os bancos relacionais. 
II- O MongoDB permite a divisão dos dados em várias máquinas liberando espaço em servidores que estão no limite do armazenamento.
III- O MongoDB permite armazenar arquivos no banco de dados, igualmente como ocorre nos modelos de banco de dados relacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Um dos grandes problemas do paradigma da Orientação a Objetos é o mapeamento de seus objetos e como estes serão dispostos no banco de dados. Esta situação é conhecida como ?mapeamento objeto relacional?. Para resolver o problema, a tecnologia Java liberou a especificação JPA (Java Persistence API) para gerenciamento de persistência. Esta especificação define um padrão para o mapeamento entre objetos Java e bancos de dados. Seu conceito principal é o de entidade. Uma entidade corresponde a um objeto que pode ser gravado na base de dados através de um mecanismo de persistência proposto pelo JPA. Com relação ao JPA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Unidade de Persistência e Gerenciamento de Persistência são dois conceitos associados à especificação JPA.
(    ) No que se refere ao mapeamento de entidades, é recomendado que a classe sempre tenha uma tabela associada. Caso a tabela não exista, o JPA se encarrega de criá-la, de acordo com a especificação mapeada para a classe.
(    ) A simplicidade não é uma característica básica do JPA.
(    ) O JPA não tem nenhum tipo de responsabilidade com relação ao mapeamento objeto relacional após concluir a criação das tabelas na base de dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	O JSF (Java Server Faces) é um framework web criado para simplificar o desenvolvimento da interface do aplicativo com o usuário, uma vez que une as camadas de apresentação e de regras de negócio. Com relação aos conceitos da tecnologia JavaServer faces (JSP), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A criação de interfaces a partir do padrão JSF é comumente baseada em componentes, eventos e navegabilidade.
(    ) O ManagedBean funciona como um link, interligando a interface gráfica à regra de negócio.
(    ) O JSF possibilita ao desenvolvedor criar um marcador de interface, ou seja, uma interface sem campos ou métodos, sendo que dentre os principais marcadores, pode-se destacar a Interface Serializable.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	9.
	A tecnologia JSF, na linguagem de programação Java, possui disponibilizadas algumas bibliotecas de componentes, e dentre eles o data table. Através dos componentes padrões de formulários, disponibilizados no framework JSF, incluindo o data table, pode ser desenvolvida praticamente qualquer tela de cadastro,