Buscar

av1 unip

Prévia do material em texto

Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Este teste permite 3 tentativas. Esta é a tentativa número 1.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
Referente às escolas de enfermagem no Brasil, podemos afirmar que:
1 - Um aspecto marcante é o fato de que somente poderiam ingressar nas escolas mulheres e da etnia branca.
2 - O curso teve implementado em seu currículo desde noções práticas de propedêuticas até administração interna das enfermarias.
3 - A nova direção do Hospital Nacional de Aliados pelo Dr. João Carlos Teixeira Brandão, pelo decreto 508/1890, em que suspendia o atendimento das Irmãs em enfermarias masculinas havendo, assim, falta de profissionais de enfermagem, fato esse que favoreceu a criação da Escola nas dependências do Hospício.
4 - Em 1921, o então Diretor-Sanitarista, Carlos Chagas, aceitou a Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil e, neste mesmo ano, a Fundação Rockefeller trouxe ao Brasil as enfermeiras norte-americanas para prestarem serviços no Departamento
Escolha a alternativa correta sobre as afirmações lidas.
	
	a.
	Nenhuma afirmação está correta.
	
	b.
	A afirmação 3 está errada.
	
	c.
	Apenas a afirmação 4 está correta.
	
	d.
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	e.
	Apenas as afirmações 2 e 4 estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
A evolução crescente dos hospitais não melhorou suas condições de salubridade, devido principalmente à predominância de doenças infectocontagiosas e à falta de pessoas preparadas para cuidar dos doentes. Foi necessário que Florence passasse a atuar.
São contribuições de Florence à saúde:
	
	a.
	A cura de um doente se deve exclusivamente ao cuidado de Enfermagem. Não há participação da natureza no processo de doença e cura.
	
	b.
	O cuidado indiscriminado e sem se dar ao luxo de perder tempo registrando ou se organizando.
	
	c.
	Administração da assistência e do serviço de enfermagem, baseado em observação e anotações.
	
	d.
	A escolha da equipe de enfermagem com base na posição social da candidata.
	
	e.
	Autoridade, manter a ordem acima de tudo.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
A evolução do cuidado em saúde está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico e cultural. A política e a religião também representam papel marcante na história do cuidado em saúde. Sobre esse assunto, leia as afirmações a seguir. 
I. As práticas da Saúde Instintiva estão relacionadas a grupos nômades.
II. As práticas de Saúde Pós-monásticas estão relacionadas à Reforma Protestante.
III. As práticas de Saúde no mundo moderno têm início na Reforma Industrial. 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	Nenhuma afirmação.
	
	b.
	Apenas nas afirmações I e III.
	
	c.
	Nas afirmações I, II e III.
	
	d.
	Apenas na alternativa II.
	
	e.
	Apenas na alternativa III.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
Refletindo sobre a prática de enfermagem exercida historicamente a partir do cristianismo. O cristianismo exerceu enorme influência na ação de cuidar, pois valorizava o cuidado com os pobres e doentes, fez com que pessoas da nobreza, como reis e rainhas se despojassem de seus bens para se dedicar à caridade ou transformassem seus palácios em abrigos para os menos favorecidos.
Diante do texto referente à prática da enfermagem, podemos dizer que: 
	
	a.
	Era realizada por pajés e feiticeiros com seus deuses protetores e o culto à magia e superstição. Nestes, o papel da enfermagem era de assistência nos cultos.
	
	b.
	Teve início com Jesuítas, com assistência aos doentes nos colégios e conventos. Juntando-se a eles nas Missões Jesuítas, levando o cuidado de saúde para índios e excluídos.
	
	c.
	A enfermagem era exercida por religiosas e abnegadas mulheres que dedicavam suas vidas à assistência aos doentes. Para isso se preparavam moral e intelectualmente.
	
	d.
	Enclausuradas nos hospitais religiosos, permaneceu empírica e desarticulada durante muito tempo.
	
	e.
	Enfermeiras graduadas e pós-graduadas que realizavam assistência de qualidade e utilizavam o processo de enfermagem e pensamento crítico.
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
A atenção à saúde, hoje, requer uma mudança na concepção de mundo e na forma de utilizar o conhecimento em relação às práticas de saúde, voltando o seu enfoque especialmente para a promoção da saúde.
Podemos diferenciar o olhar epidemiológico do olhar antropológico, como:
	
	a.
	Na abordagem contemporânea sobre o adoecer ainda há o predomínio da dimensão biológica em detrimento das dimensões psíquicas e sociais, provocando uma redução na configuração do campo da saúde. Olhar antropológico.
	
	b.
	Os modelos de saúde, doença e cuidado resultam da história social e são herdados culturalmente, não podendo ser reduzidos à experiência individual, mas envolvem a coletividade, seus valores e costumes, de maneira que quando um indivíduo adoece, toda a família se envolve. Modelo Epidemiológico.
	
	c.
	Para se desvendar as causas, faz-se necessário conhecer as condições concretas e a história relacionadas à existência do ser humano. Olhar epidemiológico.
	
	d.
	As crenças e as práticas de cuidado em saúde nascem e se desenvolvem no contexto social, influenciam-se mutuamente e fazem parte da dinâmica que proporciona a adaptação do ser humano ao seu entorno através da cultura. Modelo epidemiológico.
	
	e.
	Avaliar a assistência prestada aos usuários nos serviços de saúde, verificar o perfil socioeconômico e de morbidade da população, analisar as condições de saúde do trabalhador, fornecendo subsídios para intervenções mais efetivas no processo saúde/doença, entre outros. Visão antropológica.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
A Guerra da Crimeia foi uma disputa entre a Rússia e as forças aliadas da França, Inglaterra e Turquia na Península da Crimeia. Florence ofereceu seus serviços e em questão de poucas semanas recrutou candidatas e partiu para o campo de batalha e foram designadas para a base militar de Scutari. As condições sanitárias desse hospital eram as piores possíveis, com excesso de feridos, muitos deitados no chão, poucos sanitários, falta de suprimento para alimentação ou higiene e escassez de roupa e material. Sua contribuição foi importante para a melhoria das condições do cuidar, como:
 
I. Na guerra, a mortalidade era de 40% , diante disto, atentou-se para a organização do ambiente.
II. Florence conseguiu 38 voluntárias leigas e religiosas
III. Soldados a respeitavam pelo conforto que lhes oferecia.
IV. Redução da mortalidade para 2%.
V. Imortalizada como “Dama da Lâmpada”.
	
	a.
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	b.
	Todas as alternativas estão corretas
	
	c.
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	d.
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	e.
	Apenas as alternativas I, III e V estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
A prática de cuidar de doentes, que mais tarde seria reconhecida como Enfermagem, surgiu com o desejo de manter as pessoas saudáveis, proporcionando conforto e proteção, garantindo sua sobrevivência, constituindo, assim, a imagem da enfermeira. No início da história do cuidar, a prática cuidativa era assumida por mulheres que apresentavam desejo e habilidade para o cuidar. O conhecimento que essas mulheres desenvolviam e acumulavam sobre o cuidar era passado oralmente de geração para geração. Analisando este relato, a prática de saúde retratada é:
	
	a.
	Instintiva, caracterizada pela prática do cuidar instintivo de conservação da raça.
	
	b.
	Mágico-sacerdotal, abordando a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos sacerdotes nos templos.
	
	c.
	Alvorecer da ciência, pois relaciona a evolução das práticas de saúde com o surgimento da filosofia e com o progresso da ciência quando estas então se baseavam nasrelações de causa e efeito.
	
	d.
	Monástico-medievais, focalizando a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal.
	
	e.
	Enfermagem moderna, pelo cuidar científico e tecnológico.
0,5 pontos   
PERGUNTA 8
As práticas do cuidar foram sofrendo transformações no decorrer dos anos, se transformando para que hoje tivéssemos uma prática voltada para a humanização e o cuidado individualizado e sistematizado. Umas das práticas que vivenciamos no passado é a prática de saúde do alvorecer da ciência.
A característica principal dessa fase é:
	
	a.
	Aborda a relação mística entre as práticas religiosas e as práticas de saúde primitivas desenvolvidas pelos feiticeiros e sacerdotes e mulheres naturalmente dotadas de aptidão e que possuíam conhecimentos sobre ervas e preparos de remédios.
	
	b.
	Relaciona a evolução das práticas de saúde ao surgimento da filosofia e ao progresso da ciência, quando estas então se baseavam nas relações de causa e efeito. Inicia-se no século V a.C, estendendo-se até os primeiros séculos da Era Cristã.
	
	c.
	Focaliza a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo. Esta época corresponde ao aparecimento da enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval, compreendido entre os séculos V e XIII.
	
	d.
	Evidencia a evolução das práticas de saúde e, em especial, da prática de enfermagem no contexto dos movimentos Renascentistas e da Reforma Protestante. Corresponde ao período que vai do final do século XIII ao início do século XVI A retomada da ciência, o progresso social e intelectual da Renascença e a evolução das universidades não constituíram fator de crescimento para a enfermagem.
	
	e.
	A cura era um jogo entre a natureza e a doença. Quando o doente se recuperava, o fato era tido como milagroso.
 
 
0,5 pontos   
PERGUNTA 9
Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as frases a seguir.
1 - A enfermagem é uma profissão de ajuda ao próximo sem necessidade de embasamento científico.
2 - Florence pregou a submissão da enfermagem perante médicos por acreditar que não havia competência para assistência independente.
3 - As regras de conduta que Florence impôs às primeiras equipes de enfermagem são aplicadas integralmente até hoje.
4 - O estudo da história das práticas de saúde mostra que houve evolução, mas ainda há muito a ser desenvolvido.
5 - O cunho científico empregado na enfermagem se deve inicialmente à Florence.
	
	a.
	V, V, V, F, F
	
	b.
	F, F, V, V, F
	
	c.
	V ,V, F, F, V
	
	d.
	V, F, F,V, V
	
	e.
	F, F, F, V, V
0,5 pontos   
PERGUNTA 10
Leia as afirmações a seguir e relacione as a um momento histórico.
1 - Ainda na Antiguidade, acreditava-se que as doenças poderiam ser causadas por elementos naturais ou sobrenaturais. Nesse período, a compreensão das doenças era através da filosofia religiosa.
2 - Para os gregos, fatores externos ocasionavam as doenças. Então, para alcançar a harmonia perfeita do corpo humano, deveriam ser consideradas as estações do ano, as características do vento e da água.
3 - Do fim do século XVIII ao início do século XX, a medicina social foi capaz de criar as condições de salubridade adequadas à nova sociedade e de abrir espaço para que a prática médica individual viesse gradativamente a ocupar o lugar central nas práticas de saúde
4 - Em suma, o pensamento científico tende à redução, à objetividade e à fragmentação do conhecimento, traduzindo os acontecimentos por meio de formas abstratas, demonstráveis e calculáveis.
	
	a.
	A afirmativa 1 é mago-sacerdotal. A afirmativa 2 é alvorecer cristão. A afirmativa 3 é contemporânea. A afirmativa 4 é mundo moderno.
	
	b.
	A afirmativa 1 é mago-sacerdotal. A afirmativa 2 é instintiva. A afirmativa 3 é contemporânea. A afirmativa 4 é pós-monástica.
	
	c.
	A afirmativa 1 é mago-sacerdotal. A afirmativa 2 é pós-monástica. A afirmativa 3 é mundo moderno. A afirmativa 4 é moderna.
	
	d.
	A afirmativa 1 é mago-sacerdotal. A afirmativa 2 é monástico-medieval. A afirmativa 3 é pós-monástica. A afirmativa 4 é mundo moderno.
	
	e.
	A afirmativa 1 é mago-sacerdotal. A afirmativa 2 é alvorecer cristão. A afirmativa 3 é moderna. A afirmativa 4 é contemporânea.

Continue navegando