EXERCÍCIOS DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO FAEL
101 pág.

EXERCÍCIOS DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO FAEL


DisciplinaDireito Processual Penal I19.360 materiais141.620 seguidores
Pré-visualização18 páginas
Nota
	60,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Estado de direito contrapõe-se ao Estado absoluto, porquanto, baseado na lei (que rege os governantes e os governados), reconhece aos indivíduos a titularidade de direitos públicos subjetivos, ou seja, de posições jurídicas ativas com relação à autoridade estatal. (GRINOVER, A. P. Liberdades públicas e processo penal. 2 ed. São Paulo: RT, 1982, p. 5) Os direitos fundamentais do indivíduo representam limites objetivos à atuação do ente estatal. Esses direitos estabelecem, portanto, um padrão ético a ser seguido pelo Estado. Nessa perspectiva, conclui-se que, em um Estado de direito:
Escolha uma:
a. o agente estatal deve agir, na sua relação com o indivíduo, com base na ética, tendo em vista que os direitos públicos subjetivos exigem do Estado um compromisso moral com o cidadão.
b. os limites encontrados pela autoridade estatal, em uma relação processual com um indivíduo, são estabelecidos em normas de cunho ético contempladoras de garantias fundamentais.
c. a efetividade das garantias fundamentais é proporcional à liberdade concedida pelo Estado de direito ao indivíduo para o exercício de direitos fundamentais.
d. a restrição da atuação do Estado está baseada no fato de o indivíduo ser titular de direitos indisponíveis e, ao mesmo tempo, detentor de prerrogativas processuais.
e. o indivíduo é detentor de uma série de direitos fundamentais protegidos por garantias normativas que asseguram sua plena efetivação no plano prático.
Feedback
A resposta correta é: o indivíduo é detentor de uma série de direitos fundamentais protegidos por garantias normativas que asseguram sua plena efetivação no plano prático..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa correta em relação ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988.
Escolha uma:
a. Consigna mandamentos que se revogam por terem cumprido a tarefa.
b. Os atos transitórios que cumpriram sua função estão sujeitos à incidência do poder de reforma constitucional.
c. Engloba estipulações quanto as providências a serem adotadas no período de transição da ordem constitucional anterior para a atual.
d. As disposições transitórias interligam-se com o princípio da irrepetibilidade dos projetos de lei.
e. As disposições transitórias não participam da técnica jurídica da intertemporalidade.
Feedback
A resposta correta é: Engloba estipulações quanto as providências a serem adotadas no período de transição da ordem constitucional anterior para a atual..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nos termos do que prevê a Constituição Federal sobre os direitos fundamentais sociais expressos no artigo 6º, \u201ccaput\u201d, é CORRETO dizer:
Escolha uma:
a. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
b. São direitos sociais a educação, a saúde, o meio ambiente, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
c. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, o meio ambiente, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
d. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, o meio ambiente, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados.
e. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e o meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. (VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezessete anos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009). Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
b. a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.
c. a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
d. a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
e. a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
Feedback
A resposta correta é: a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. No que se refere à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, a Constituição Federal assegurou a preferência pelo modelo de reparação em detrimento da prevenção ao dano.
b. Os direitos e garantias fundamentais, criados como direitos negativos, impedem o poder público, mas não a esfera privada, de violar o espaço mínimo de liberdades assegurado pela Constituição Federal.
c. Só podem ser considerados direitos fundamentais aqueles expressamente previstos no texto constitucional.
d. Na técnica de redação da constituição brasileira, o constituinte já especificou os instrumentos de garantias para os direitos fundamentais.
e. De acordo com a doutrina majoritária, os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, não constituem simples normas de natureza dirigente, sendo verdadeiros direitos subjetivos que impõem ao Estado um fazer.
Feedback
A resposta correta é: De acordo com a doutrina majoritária, os direitos de segunda geração, ou direitos sociais, não constituem simples normas de natureza dirigente, sendo verdadeiros direitos subjetivos que impõem ao Estado um fazer..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que cita apenas conceitos próprios da Teoria dos Direitos Fundamentais ou do Neoconstitucionalismo:
Escolha uma:
a. pragmatismo utilitarista, evolucionismo neurocognitivo e princípio da proporcionalidade.
b. núcleo essencial, pragmatismo antifundacionista e emotivismo moral kantiano.
c. razão prática, ponderação como técnica decisória e força normativa da constituição.
d. consequencialismo moral kantiano, concordância prática e dignidade.
e. princípio da