Buscar

3 SOCIOLOGIA JURÍDICA avaliando o aprendizado 13.10.18

Prévia do material em texto

3—SOCIOLOGIA JURÍDICA – avliando o aprendizado –13.10.18
	Avaliando Aprend.: CCJ0269_SM_201802052461 V.1 
	Aluno(a): KATIA ROSSI
	Matrícula: 201802052461
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	13/10/2018 00:19:50 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201804611944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A função da magistratura é tema explorado pela Sociologia Jurídica. Vários estudos, no Brasil e no exterior, procuram traçar um retrato dos juízes e analisar o papel que desempenham na sociedade atual. Esses estudos destacam: I. os fenômenos da "politização do Judiciário" e da "judicialização da política". II. a origem social e a formação do magistrado. III. a técnica específica de elaboração das sentenças. IV. a hierarquia dos tribunais e o duplo grau de jurisdição. SOMENTE é correto o que se afirma em:
		
	
	II e IV
	
	I e III
	
	II e III
	 
	I e II
	
	III e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804612054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
	
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídico é benéfica porque está prevista em lei.
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão, mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804612062)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Controle prévio. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, desistiu da proposta de criar um controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso. Em reunião com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Casa Civil, Antonio Palocci, e representantes do Senado para tratar do Pacto Republicano, Peluso disse que abria mão da proposta e afirmou que a sugestão foi um pensamento em voz alta. A proposta permitiria que o STF analisasse a constitucionalidade dos projetos aprovados pelo Congresso antes que fossem encaminhados para a sanção presidencial. (01.04.2011) A proposta do presidente do STF sobre o controle prévio da constitucionalidade de projetos aprovados pelo Congresso indica um fenômeno chamado de:
		
	
	pluralismo jurídico
	
	socialização do direito
	
	politização do judiciário
	 
	judicialização da política
	
	Poder Executivo
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804612158)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito:
		
	
	consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
	
	é extemporâneo à sociedade.
	 
	torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.
	
	é uma ciência neutra.
	
	pressupõe continuidade e estabilidade social.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804612345)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Vimos em aula que "a eficácia é o nível de cumprimento da norma tendo em conta as relações sociais a elas referentes. Uma norma é considerada socialmente eficaz quando é observada por seus destinatários, apresentando os efeitos esperados quando de sua aplicação, seja porque impediu a instalação do conflito ou quando sua violação é efetivamente punida pelo Estado. Em ambos os casos a previsão normativa é respeitada: seja de forma espontânea, seja através de uma intervenção coercitiva ou punitiva do Estado." (Livro didático da Estácio de Sociologia Jurídica e judiciária, p.36). Assim, indique a alternativa CORRETA:
		
	
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que resulta da intervenção repressiva do Estado e secundária (da sanção) a que decorre do respeito espontâneo à norma.
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi eficaz: o preceito teve eficácia para 30% dos contribuintes e a sanção teve eficácia para 70%.
	 
	Denomina-se eficácia primária (do preceito) a que decorre do respeito espontâneo à norma e como eficácia secundária (da sanção) a que resulta da intervenção repressiva do Estado.
	
	É fácil perceber que as normas jurídicas sempre conseguem ser plenamente eficazes.
	
	Imagine, por exemplo, se 30% dos contribuintes sonegar o imposto de renda, subtraindo informações em sua declaração anual. No caso de todos serem identificados e punidos pode-se afirmar que a norma que regula a arrecadação do imposto de renda foi ineficaz.

Continue navegando

Outros materiais