A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apoll 1 Gestão de cursos e formação de preços

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
A contabilidade de custos, nos seus primórdios, teve como principal função a avaliação de estoques em empresas industriais, que é um procedimento muito mais complexo do que nas empresas comerciais, uma vez que envolve muito mais que a simples compra e revenda de mercadorias, são feitos pagamentos a fatores de produção tais como salários, aquisições e utilização matérias-primas. 
Diante desta contextualização indique qual alternativa apresenta, “ os custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem divididos e apropriados em diferentes produtos ou diferentes serviços denominam-se”:
Nota: 0.0
	
	A
	variáveis
	
	B
	diretos
	
	C
	proporcionais
	
	D
	fixos
	
	E
	indiretos
São custos que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados aos diferentes produtos, serviços, portanto, são custos apropriados indiretamente aos produtos. O parâmetro utilizado paras as estimativas é chamado de base ou critério de rateio. Aula 2, Tema 2, pág. 6.
Questão 2/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
Gasto é a terminologia genérica para a utilização de dinheiro ou de qualquer outro ativo que possua valor, para a aquisição de bens e serviços. O gasto se desmembra em outras classificações: investimento, custo e despesas.
 
Identifique qual das alternativas propostas representa um gasto:
Nota: 20.0
	
	A
	O pagamento de dividendos.
	
	B
	A contratação de um financiamento a longo prazo.
	
	C
	O pagamento de compra efetuada a prazo.
	
	D
	O aumento de capital da empresa pelos sócios.
	
	E
	A aquisição de máquinas.
Você acertou!
As alternativas A até D não representam gastos, porque não representam a aquisição de bens e serviços. A alternativa C representa apenas o desembolso, já que o gasto ocorreu na compra e não no pagamento. A alternativa B representa apenas uma fonte de recursos para empresa. A alternativa E é a única correta. Aula 1, Rota 2, página 5.
Questão 3/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
A contabilidade é conhecida como ciência do controle patrimonial, todo o seu desenvolvimento está relacionado com o desenvolvimento da sociedade. 
Até meados do século XV a contabilidade unicamente tinha como preocupação demonstração das transações comerciais. Com o período após revolução industrial e com a mudança nos meios de produção a contabilidade financeira não mas supria o usuário da informação contábil, pois, este precisa de controle que possibilitarão compreender melhor os meios de produção, com isto nesta fase surge a contabilidade gerencial e de custos. A contabilidade de custos tem uma linguagem própria.
 
Marque a alternativa que apresenta a classificação mais genérica para a utilização de dinheiro ou qualquer outro ativo que possua valor:
Nota: 20.0
	
	A
	Despesa
	
	B
	Custo
	
	C
	Receita
	
	D
	Gasto
Você acertou!
Gasto é a classificação mais abrangente em custo para identificar os sacrifícios realizados pelas empesas, podemos ainda compreender que gasto é a terminologia genérica para a utilização de dinheiro ou de qualquer outro ativo que possua valor. Aula 1, Tema 2, página 5.
	
	E
	Perda
Questão 4/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
I - A “Perda” e um gasto não intencional decorrente de fatores externos fortuitos ou até mesmo da atividade produtiva normal da empresa. Não pode ser confundida com despesa ou custo. 
Porque
 II - Por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita.
 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
 
	
	B
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques, etc.” (Martins, 2010). Aula 1, Tema 2, página 6.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As assertivas I e II são falsas.
	
	E
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 5/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
Denomina-se mão de obra direta a que pode ser apropriada ao produto sem a necessidade de estimativas ou rateios. Para isso, é preciso que se identifique o operário que executou a tarefa e que seja medido o tempo despendido, mediante apontamento, relógio de ponto etc.....
Como regra, a mão de obra direta é um custo:
Nota: 20.0
	
	A
	fixo
	
	B
	variável
Você acertou!
A mão- de- obra direta é considerada um custo variável, porque seu uso depende do volume de produção, quanto maior o volume mais mão- de -obra será consumida, o inverso também ocorre.
Aula 2, Tema 1.
	
	C
	semifixo
	
	D
	semivariável 
	
	E
	indireto