Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO teste

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CEL0466_A2_201802488308_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: VIVIANE LIVIA DANTAS SANTOS
	Matrícula: 201802488308
	Disciplina: CEL0466 - ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Constitui crença generalizada que o conhecimento fornecido distingue-se por um grau de certeza alto, desfrutando assim de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação geral quando são validados. Essa atitude de veneração frente deve-se, A sociedade ocidental que produziu uma forma específica de explicar o mundo. Uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos.  Essa definição se relaciona:
	
	
	
	
	à religião
	
	
	ao mito
	
	 
	ao senso comum
	
	 
	à ciência
	
	
	à filosofia
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		 
Comte propôs uma reforma completa da sociedade, começando pela "reforma intelectual plena do homem". Ao modificar a forma de pensar do homem, por consequência, as instituições se transformariam.  O sociólogo, estudando os fenômenos sociais com o mesmo espírito que animava os astrônomos, os físicos, os químicos e os biólogos, deveria fornecer os resultados de suas pesquisas aos homens de Estado, para que esses evitassem ou atenuassem as crises sociais.  Auguste Comte é considerado o pai da Sociologia, também conhecida como Física Social. Sobre Conte é correto dizer que:
I. sua filosofia nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio.
II. trouxe para as ciências sociais o modelo das ciências exatas.  O conhecimento para ele deveria ser feito de leis provadas com base nos fatos.
III. em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, usou a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos.
IV. Para firmar a Sociologia como ciência, utilizou as ciências naturais como modelo, pois essas já tinham credibilidade no meio científico.
 
	
	
	
	
	Somente IV está correta
	
	
	Somente III está correta
	
	 
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente II está correta
	
	
	Somente I está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Fundou a Sociologia, rompeu com a tradição de sua família monarquista e católica, transformando-se em um republicano com ideias liberais, Ele desenvolveu atividades políticas e literárias que lhe permitiram elaborar uma proposta para solucionar os problemas da sociedade de sua época. Viveu no período imediatamente posterior à Revolução Francesa, preocupou-se em organizar a sociedade que, em sua opinião, estava caótica. Essas características de referem a:
	
	
	
	
	Max Weber
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	Pierre Bourdieu
	
	 
	August Comte
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		
		Todo ser humano vive em sociedade. Assim, pode-se dizer que todo homem é um ser social, mas para atuar no mundo em que vive, o homem precisa passar por um aprendizado que lhe permita ter um comportamento adequado à convivência com outros seres iguais a ele. Por isso, o homem eventualmente criado longe do convívio social é incapaz de se humanizar, deixando apenas aflorar suas características instintivas, assemelhando-se aos animais. Este processo de aprendizado que insere o homem em sociedade é chamado de:
	
	
	
	 
	Socialização
	
	
	Fatos Sociais
	
	
	Sistematização
	
	
	Positivismo
	
	
	Educação exclusivamente formal
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Entre essa forma de pensar é CORRETO citar:
I. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
II. A autoridade deveria ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
III. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
 
	
	
	
	
	Somente I e III estão corretas
	
	 
	Todas estão corretas
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	Somente II está correta
	
	
	Somente I está correta
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		O novo interesse pela história e pelo desenvolvimento social foi despertado pela rapidez e profundidade da transformação social e pelo contraste das culturas, que as viagens dos descobrimentos revelaram à atenção do Homem... (Bottomore - Introdução à Sociologia, 1973) 
Dois fatos contribuíram de maneira substancial para o surgimento da Sociologia.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	A Revolução Francesa e a Revolução Chinesa
	
	 
	A primeira e a segunda guerras mundiais
	
	 
	A Revolução Industrial e a Revolução Francesa
	
	
	A Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial
	
	
	A Revolução Chinesa e a Guerra do Vietnã
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Hoje em dia ninguém tem dúvida sobre a validade do método científico para se compreender a realidade. Mas, é nos séculos XVI e XVII que a perspectiva medieval de ciência, ancorada na teologia, vai ceder lugar ao emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Copérnico, Galileu, Bacon, Descartes e Newton são os grandes cientistas dessa época, conhecida como a Idade da Revolução Científica. Descartes tomou a dúvida como ponto fundamental de seu método, e duvidando de tudo, chegou a uma famosa afirmação: "Penso, logo existo".
Assinale a alternativa que corresponde ao método usado por Descartes:
	
	
	
	
	etnografia
	
	
	estudo de caso
	
	 
	dúvida metódica
	
	
	estudo de levantamento
	
	 
	síntese metódica
	
	
	
		
	
		8.
		No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5)
	
	
	
	 
	Iluminismo
	
	
	Renascimento
	
	 
	Racionalismo
	
	
	Liberalismo
	
	
	Humanismo
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 16/04/2018 10:38:19. 
			ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CEL0466_A3_201802488308_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: VIVIANE LIVIA DANTAS SANTOS
	Matrícula: 201802488308
	Disciplina: CEL0466 - ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova. (DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000). O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na:
	
	
	
	 
	vinculação com a filosofia como saber unificado
	
	
	formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social.
	
	
	incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político.
	
	 
	adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.
	
	
	reunião de percepções intuitivas para demonstração.
	
	
	
		
	
		2.
		De acordo com Durkheim, a Sociologia deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:
	
	
	
	 
	Conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.
	
	
	Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.
	
	
	Entender superficialmente os processos sociais que formam a realidade social, observando principalmente os aspectos individuais e não os gerais.
	
	
	A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.
	
	 
	Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		A opções  destacam  explicações e características de  solidariedade orgânica, EXCETO:
	
	
	
	 
	Ela é fruto justamente das diferenças que ficam claras graças à nova divisão do trabalho.
	
	 
	Predomina nas sociedades pré-capitalistas e se manifesta  através de costumes, religião e laços de família .
	
	
	Refere-se a uma  nova divisão social do trabalho e à  segmentação da sociedade em diferentes esferas e ao surgimento de novas instituições, como estado, a escola ou a prisão.
	
	
	Sua sobrevivência depende de muitos bens e serviços que outros podem oferecer e cada indivíduo se vê  ligado aos demais com  regras e princípios, sendo  típica do modelo capitalista.
 
	
	
	Em decorrência da nova divisão, os indivíduos executam tarefas que por serem especializadas, contribuem para o funcionamento do organismo social.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Em sua obra "A Divisão do Trabalho Social", Émile Durkheim afirma que enquanto seres socializados possuímos, simultaneamente, uma consciência individual e uma consciência coletiva, sendo que para o autor:
	
	
	
	 
	existiria sempre uma preponderância do coletivo sobre o individual.
	
	
	todo este processo é regido por leis biológicas, cuja identificação é o objeto de estudo da Sociologia que se apresenta como uma ciência positiva.
	
	
	ambos os campos interagem de modo dialético, sendo impossível delimitar qual deles é preponderante.
	
	
	são os indivíduos que dão significado a sua existência e exercem supremacia sobre a coletividade.
	
	
	a consciência individual sempre prevaleceria sempre sobre o coletivo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como "coisas". Considerando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre fato social.
	
	
	
	
	Refere-se apenas a processos que estão relacionados a questões materiais, não levando em consideração as ações humanas.
	
	 
	É um fenômeno social difundido apenas nas sociedades cuja forma de solidariedade é orgânica.
	
	
	É desprovido de caráter coercitivo, uma vez que existe fora das consciências individuais.
	
	
	Corresponde a um conjunto de normas e valores que são criados diretamente pelos indivíduos para orientar a vida em sociedade.
	
	 
	Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
	
	
	
	 
	Os fatos sociais são somente coercitivos.
	
	
	Todo fato é psicológico.
	
	
	Nenhum fato social é geral.
	
	 
	Os fatos sociais têm como características: a Coercitividade, a Generalidade e a Exterioridade.
	
	
	Nenhum fato social é objeto de estudo.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		Segundo Émile Durkheim, em As Regras do Método Sociológico, os fatos sociais seriam estruturas que possuiriam as seguintes características:
	
	
	
	 
	Estariam presentes no interior de cada indivíduo.
	
	
	Encontram-se exclusivamente vinculados à base econômica e material da sociedade.
	
	
	Seriam fenômenos que ocorrem ocasionalmente na sociedade.
	
	
	Expressariam a preponderância do indivíduo sobre a coletividade.
	
	 
	Possuiriam um poder de coerção sobre as consciências individuais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		O século XIX foi marcado por várias mudanças importantes. Uma delas é o fato de alguns pensadores, inclusive Émile Durkheim, terem se dedicado à fundação de uma nova ciência, cujo objetivo era dar conta das coisas da sociedade, abandonando a arte política e a simples especulação.
São principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim, EXECETO:
	
	
	
	
	Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais.
	
	 
	Os valores da sociedade onde vivem as pessoas não influenciam o processo de educação das mesmas.
	
	
	Na sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social.
	
	
	A sociedade é algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adota de valores e princípios morais.
	
	 
	A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura).
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondidaQuestão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 23/04/2018 16:10:01. 
	
		
	ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CEL0466_A4_201802488308_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: VIVIANE LIVIA DANTAS SANTOS
	Matrícula: 201802488308
	Disciplina: CEL0466 - ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
	
	
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	
	conscientização e politização.
	
	
	emancipação de classe.
	
	
	manutenção da alienação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Segundo Durkheim: "todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade" (DURKHEIM, Educação e Sociedade, 1975, p.45). Conforme a teoria desse autor assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	As práticas educativas devem se dar em um contexto homogêneo.
	
	
	A educação não possui natureza social, antagonizando indivíduo e sociedade.
	
	 
	Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.
	
	
	A educação tem por objetivo suscitar o individualismo a fim de conservar a ordem.
	
	 
	Apesar de sua natureza social, o fim da educação é individual.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Para Emile Durkheim, a educação trata-se da
	
	
	
	
	Construção de valores individuais
	
	
	Libertação das ideias humanas
	
	
	Anomia
	
	
	Transmissão de saberes escolares
	
	 
	Transmissão de valores de uma geração para outra
	
	
	
		
	
		4.
		A educação sistemática pode ser definida como a seleção de elementos considerados essenciais ou mais necessários para serem transmitidos de modo especial na escola, por pessoas especializadas. A educação sistemática acontece de forma institucionalizada. Assinale a alternativa que NÃO tenha recursos empregados pela educação sistemática.
	
	
	
	
	Métodos de ensino.
	
	
	Horas de trabalho obrigatório.
	
	 
	Convivência familiar.
	
	
	Local apropriado.
	
	
	Material didático.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de
	
	
	
	
	emancipação de classe.
	
	
	conscientização e politização.
	
	
	manutenção da alienação.
	
	 
	reforço da consciência coletiva.
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Emile Durkheim, pensador francês, é reconhecido como aquele que ajudou a dar os contornos da nova ciência denominada de Sociologia. Durkheim ajudou a definir o que seria o método da Sociologia. Marque a opção abaixo que melhor define o método segundo Durkheim.
	
	
	
	
	O método se definiria por uma forte subjetividade
	
	
	Seria independente totalmente do método das ciências ditas naturais
	
	
	Traduziria uma busca por uma ausência de neutralidade científica
	
	 
	seria oriundo das ciências naturais
	
	 
	Seria marcado por uma ideologia revolucionária
	
	
	
		
	
		7.
		Para Durkheim , o controle social é fundamental para o funcionamento e equilíbrio do sistema social. O ser humano é egoísta e precisa ser moldado para se integrar à sociedade. Ele afirma que o indivíduo egoísta se transforma em altruísta no processo de socialização que se dá através da educação. (Sociologia da educação _ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA segundo Durkeim.
	
	
	
	 
	Devemos educar nossos filhos de acordo com as regras e os costumes que queremos
	
	
	Não existe uma educação única para que todos aprendam a ser membros da sociedade
	
	
	Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade
	
	
	A educação adequada é a educação própria do meio moral que cada um compartilha
	
	
	Os costumes e as regras são transmitidos no processo educacional
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		A sociologia de Émile Durkheim sempre exerceu grande influência no pensamento educacional; assinale abaixo a alternativa que destoa do pensamento desse autor:
	
	
	
	
	A ideia de que a educação tem a finalidade de reforçar a coesão social por meio da coerção.
	
	
	A ideia de que a rigidez no trato com o estudante é uma forma de produzir comportamento adequado.
	
	
	A ideia de que cabe à escola inculcar no aluno aquilo que a sociedade deseja.
	
	 
	A ideia de que não cabe aos estudantes questionar o que a escola e o professor lhes oferecem.
	
	 
	A ideia de que, com diálogo, pode-se conscientizar o estudante da importância de sua função social.
	
	
	
			luno: VIVIANE LIVIA DANTAS SANTOS
	Matrícula: 201802488308
	Disciplina: CEL0466 - ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	Período Acad.: 2018.1 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		A teoria de Karl Marx sustenta que a Alienação no capitalismo está relacionada:
	
	
	
	
	Ao princípio de negação de uma dada realidade.
	
	
	A condição natural do ser humano e de toda e qualquer sociedade.
	
	
	Apenas às relações do Estado , sendo portanto, uma questão fundamentalmente política.
	
	
	Estritamente à esfera econômica não se relacionando com outras esferas da sociedade
	
	 
	Á separação entre o produtor direto (operário) e as dimensões que envolvem o processo de produção e o próprio produto final. Ou seja,a divisão do trabalho.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Foi a denominação dada pelo sociólogo comunista Karl Marx juntamente com Friedrich Engels para designar o confronto entre a burguesia e o proletariado, consideradas classes antagônicas e existentes no modo de produção capitalista:
	
	
	
	
	Mais Valia
	
	 
	Luta de Classes
	
	
	Massa
	
	 
	Alienação
	
	
	Proletariado
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Relacionando o trecho da música a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homemse humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
 
	
	
	
	
	dialética
	
	
	classes sociais
	
	
	trabalho
	
	 
	solidariedade mecânica e orgânica
	
	
	alienação
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		A obra do alemão Karl Marx marcou como um corte de navalha o pensamento ocidental do séc. XIX. Seu objeto de pesquisa fundamental, para não dizer o único foi à sociedade capitalista do seu tempo. (...) Ele observou que havia um processo histórico em curso que, enquanto levava a burguesia à condição de classe dominante, expropriava dos trabalhadores manuais seus instrumentos de produção e seus saberes (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 32). Segundo Marx, ao serem submetidos a este duplo processo de expropriação, que envolvia as ferramentas e o próprio saber relacionado à produção, os trabalhadores seriam levados a um quadro de:
	
	
	
	 
	Conflito social.
	
	
	Dominação.
	
	
	Espoliação.
	
	
	Psicopatia.
	
	 
	Alienação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		5.
		As escolas deveriam formar indivíduos integralmente desenvolvidos, isto é, que ao longo da sua formação dividissem seu tempo entre o trabalho manual, as atividades intelectuais e o lazer. As crianças de até 12 anos deveriam passar ao menos 2 horas por dia trabalhando de modo a combinar o trabalho braçal com prática intelectual. Esta jornada de trabalho associada à educação deveria ser elevada até um período de 6 horas por dia, quando a criança completasse 16 anos. Essas características fazem parte do Projeto Educacional de:
	
	
	
	
	Max Weber
	
	
	Lévi-Strauss
	
	
	August Comte
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Émile Durkheim
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Para Marx era fundamental que todos os indivíduos combinassem educação intelectual, educação profissional e educação física, na sua formação. Com esse tipo de educação Marx esperava que todos os indivíduos se tornassem:
Marque a opção que não está de acordo com a ideia de Marx.
	
	
	
	 
	formados harmoniosamente dividindo seu tempo entre o trabalho manual.
	
	
	valorizados pela superar da divisão entre trabalho mental e trabalho manual.
	
	 
	dsesenvolvidos somente nas capacidades físicas.
	
	
	capazes de desenvolver diferentes tarefas e atividades sociais.
	
	
	integralmente desenvolvidos na capacidade intelectual e física.
	
	
	
		
	
		7.
		Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de
	
	
	
	
	Antonio Gramsci
	
	
	Émile Durkheim
	
	 
	Karl Marx
	
	
	Max Weber
	
	
	Lévi-Strauss
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		3) Segundo karl Marx, em cada período histórico os diferentes modos de produção define as diferentes classes sociais, no feudalismo, Senhores Feudais x Servos; no capitalismo, Burguesia x Proletariado. Assim, de acordo com Marx, a história humana é:
	
	
	
	
	uma condição determinada pela natureza humana.
	
	
	uma história de conciliação de classes;
	
	
	uma sucessão de fatos e acontecimentos lineares;
	
	 
	uma história de luta entre as classes sociais;
	
	
	uma história definida pelas relações de laços de consanguíneos;
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 24/04/2018 11:52:28.

Continue navegando