Buscar

Analisando dados Excel SQL OLAP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Analisando dados com Excel 2000 e SQL Server OLAP Services 
Por: Roberto Nantes
Todas as organizações necessitam ter acesso a dados que sejam precisos e confiáveis para o processo de tomada de decisão. Gerentes de Data Centers devem planejar o agrupamento das informações que sejam relevantes para a empresa, guardando as mesmas para que os usuários possam extraí-las no futuro, manipulá-las e analisá-las. Usuários da area de negócios da empresa e administradores acessam e exploram o contéudo destas informações através de ferramentas de análise, datamarts e data warehouses. Os desenvolvedores fazem aplicações de workflow (roteando documentos) ou sistemas de gerenciamento de informações como os sistemas de suporte à decisão (DSS). 
Os usuários da empresa necessitam obter os dados de uma maneira fácil e amigável, através de ferramentas que sejam conhecidas. Eles não necessitam acessar os sistemas de informações gerenciais (MIS) do departamento para criar front-ends complexos de um banco de dados corporativo. Utilizando as aplicações do Microsoft Office 2000, os usuários terão acesso total aos dados pelas ferramentas de análise, a um nível global, corporativo ou mesmo departamental. Além disto, eles terão a habilidade de se comunicar, em tempo real, com os outros usuários da empresa, mesmo que estes estejam remotos. 
Algumas funções de um sistema gerencial: 
Aumentar o controle, permitindo que os usuários possam tomar rápidas e eficientes decisões
Permitir que todos possam analisar os dados da empresa 
Permitir que todos possam analisar e tomar decisões baseado nesses dados
Permitir que os usuários possam interagir e gravar informações a qualquer hora e em qualquer lugar 
Análise de Dados 
Para uma solução de análise de dados que facilite aos usuários obter as informações que eles precisam, independentemente de onde elas estejam, as empresas podem utilizar os recursos do SQL Server, SQL Server Online Analytical Processing (OLAP) Services para data warehousing, Excel 2000, Internet Information Services e Office Web Components (OWC). Juntos, temos uma completa solução para trabalharmos com dados distribuídos. 
Algumas dessas tecnologias: 
OLE DB, ActiveX Data Objects (ADO). Com o Office 2000, podemos melhorar o suporte para conectarmos base de dados usando os components de acesso Microsoft. OLE DB e ADO possibilitam uma melhor performance com o SQL Server e OLE DB providers, fazendo com que os desenvolvedores possam criar aplicações poderosas. O Office 2000 consolida também o cenário client/server para tratamento de base de dados muito grandes, apenas trazendo os dados que o usuário necessita, ao invés de trazer todos os dados. 
Suporte para OLAP. O suporte para OLAP no Office 2000 permite que se possa trabalhar de uma forma bem próxima com data marts e data warehouses no SQL Server. Os usuários podem trabalhar com a PivotTable dynamic view no Microsoft Excel para analisar dados com high-performance. Este recurso permite que os usuários possam realizar queries complexas em grandes quantidades de dados e sobre diversas dimensões, obtendo respostas de forma rápida. O OLAP services é baseado naquilo que chamamos de Microsoft OLAP server technology (disponível no SQL Server). Pela primeira vez, os usuários do Microsoft Excel podem analisar gigabytes e terabytes de informações. 
Office Web Components. Quaisquer Microsoft Office Web Components — uma planilha, um chart e um PivotTable podem ser diretamente conectados com o SQL Server ou OLAP data cubes. Estes componentes permitem que se possa trabalhar com as informações de uma maneira interativa, com os dados dentro de um browser, sendo atualizados a todo momento que se faça uma mudança na fonte desses dados. Temos então um ótimo recurso para geração de relatórios, consulta e análise de dados. 
Acessando e utilizando o conhecimento corporativo — neste caso, dados de histórico de vendas no SQL Server — Vamos fazer uma análise de dados utilizando o Excel PivotTables and PivotCharts para visualizar os dados armazenados em um cubo SQL Server OLAP de estrutura multidimensional. Teremos então um ótimo recurso para análise de informaçõoes, que compõem um processo de decisão. 
Vamos criar uma PivotTable no Excel, publicar o seu conteúdo para um Web site, criando uma página HTM. O analista de dados pode receber um link dessa página de forma automática, que poderá ser o ponto inicial do processo de workflow. 
Criando uma visão com a Pivot Table
1 – Abra o Microsoft Excel 2000
2 – Selecione o menu “Data” e depois a opção “PivotTable and PivotChart”. Escolha a opção “External Data Source” e clique em “NEXT”
3 – Clique no botão “Get Data”.
4 – Selecione a Tab “OLAP Cubes” e dê um duplo-clique em “<New Data Source>”
5 – Digite “FoodMart” e escolha o Provider para OLAP Services, depois clique em no botão “Connect…”.
 6 – Digite o nome do seu servidor OLAP e clique “Next”.
7 – Selecione o Database “FoodMart” e finalize.
8 – Escolha o cubo “Warehouse and Sales”
9 – Clique “OK” e depois “Finish”.
10 – Agora voce pode criar a sua PivotTable da maneira que lhe agradar. Tendo feito todos estes passos, voce poderá ainda, por opção, criar os arquivos locais da sua PivotTable para consultas Off-Line, e manipular as mais diversas formas de pesquisas, com as informações que são estratégicas para a sua organização.
Para maiores informações: http://www.microsoft.com/sql
_1035283428/ole-[42, 4D, DE, 62, 0A, 00, 00, 00]
_1035283638/ole-[42, 4D, 8E, 38, 05, 00, 00, 00]
_1035283712/ole-[42, 4D, B6, ED, 04, 00, 00, 00]
_1035284021/ole-[42, 4D, BE, A3, 10, 00, 00, 00]
_1035283540/ole-[42, 4D, 36, 83, 0A, 00, 00, 00]
_1035283300/ole-[42, 4D, E2, 21, 05, 00, 00, 00]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando