Buscar

trabalho M.E

Prévia do material em texto

CEETEPS – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”
ETEC JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA
ME-I MÁQUINAS ELÉTRICAS I – MOTORES E GERADORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Professor: Flávio Toloni DATA: 06 de junho de 2011
Aluno: João Alfredo Souza Diniz RM: 30750
– Atividade desenvolvida Pesquisa sobre Classificação das máquinas de corrente contínua segundo a maneira como se alimenta a máquina
Excitação independente ou separada
Nesta configuração o circuito de excitação da máquina é alimentada por uma fonte adicional independente ou separada da fonte de corrente contínua que alimenta a armadura. Em geral o enrolamento de campo que produz a excitação é constituído de condutores que não suportam grandes correntes, pois a excitação em geral utiliza correntes baixas para produzir o campo magnético em comparação com as correntes que circulam no enrolamento de armadura.
Excitação série
O circuito do enrolamento de campo que produz a excitação está em série com o circuito de armadura, sendo assim necessário apenas uma fonte para alimentar o circuito de campo e da armadura. Como neste caso a corrente que circula no enrolamento de campo que produz a excitação é a mesma corrente que circula no enrolamento da armadura, é necessário um enrolamento próprio para o circuito de excitação, capaz de suportar correntes relativamente altas da armadura.
Excitação shunt ou em derivação (paralelo)
O circuito do enrolamento de campo que produz a excitação está em paralelo ou em derivação com o circuito de armadura. Nesta configuração, é necessário apenas uma fonte de corrente contínua para alimentar o circuito de armadura e de campo, pois ambos os circuito estão em paralelo. Como o enrolamento de campo está em paralelo ou em derivação com o circuito de armadura, é possível utilizar o mesmo tipo de condutor do caso de excitação independente.
Excitação Composta
Com dois enrolamentos de excitação, um em série e outro em derivação, podendo existir o esquema de ligação longo ou curto e composto aditivo ou subtrativo. Neste esquema de ligação utiliza-se uma combinação da excitação série e shunt, de forma a aproveitar os benefícios de ambas as ligações. Em muitas aplicações o enrolamento série é utilizado para compensar o efeito desmagnetizante da reação de armadura.
DL 30240 - GERADOR DE CORRENTE CONTINUA COM EXCITAÇÃO COMPOSTA
Possibilidade de funcionamento também como motor.
Características técnicas:
Potência: 260 W
Tensão: 220 V
Corrente: 1,18 A
Velocidade: 2800 rpm
Excitação: 190 V / 0,1 A
Acessórios
DL 30205
REOSTATO DE EXCITAÇÃO
CEETEPS – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA”
ETEC JOSÉ MARTIMIANO DA SILVA
ME-I MÁQUINAS ELÉTRICAS I
Professor: Flávio Toloni DATA: 06/06/2011
Aluno: João Alfredo Souza Diniz RM: 30750
MAQUINAS ELETRICAS
Classificação das máquinas de corrente contínua segundo a maneira como se alimenta a máquina
BOA SORTE

Continue navegando